Mais do que compilar dados contábeis, a gestão financeira precisa saber definir orçamentos e utilizar metodologias para impulsionar o crescimento empresarial eficiente
O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para a estratégia e análise de uma empresa. Metas bem definidas e adequadas à realidade econômica são pilares fundamentais para o sucesso dos negócios. E neste panorama, a gestão do dinheiro é o que garante que a matemática esteja alinhada aos objetivos e planos de uma organização.
Em tempos de incerteza econômica, o planejamento financeiro se torna ainda mais crucial na tomada de decisões, desde as mais simples até as mais complexas. Por isso, é importante saber o que envolve um planejamento financeiro, como ele pode impulsionar o crescimento dos negócios e como a metodologia pode ser uma aliada nesse processo.
O planejamento financeiro é uma ferramenta que define as diretrizes e metas econômicas de curto e longo prazo da empresa. É como um mapa que mostra onde a instituição está, onde deseja chegar e como alcançar esses objetivos. Ele utiliza projeções e dados reais para contextualizar o restante do plano de negócios.
No entanto, este plano não se resume a apenas copiar e colar dados contábeis. Para uma estratégia eficaz, é preciso analisar os objetivos do negócio e determinar os investimentos necessários em cada área para alcançá-los.
De acordo com uma pesquisa da Palo Alto Software, empreendedores que concluíram seu plano de negócio e planejamento financeiro aumentam em 60% as chances de atingir as metas, em 30% a possibilidade de conseguir investidores e em 30% a probabilidade de obter um empréstimo.
O planejamento financeiro é essencial para construir um negócio bem-sucedido. Ele determina como será conduzido o presente e o futuro da organização, permitindo uma avaliação profunda do ambiente de negócios, dos recursos necessários, da equipe e do orçamento.
Além disso, este mapa destaca os riscos potenciais que a empresa pode enfrentar. Embora não seja possível garantir que tudo ocorrerá conforme planejado, esse exercício prepara gestores e funcionários para desafios futuros.
Outro bom motivo para fazer um planejamento financeiro é a organização do fluxo do dinheiro: com ele é possível distribuir o orçamento para cada setor, atribuindo valores que refletem sua importância. Isso auxilia na definição de restrições orçamentárias e facilita o controle de gastos e investimentos.
Antes de iniciar o planejamento financeiro empresarial, é fundamental estabelecer os objetivos e metas da empresa, como pagamento de dívidas, aumento de capital, lançamento de novos produtos ou expansão do negócio.
Outro passo importante é estabelecer o orçamento anual, com custos fixos e variáveis e o valor necessário para alcançar as metas estabelecidas. Para analisar os dados, existem metodologias como 5W2H, SWOT e PDCA, que podem ajudar a definir ações, promover melhorias e estar preparado para imprevistos.
Por fim, é fundamental um gerenciamento contínuo, monitorando regularmente o progresso e fazendo ajustes conforme necessário. Isso inclui acompanhar as mudanças no mercado, no cenário político e em outras variáveis externas que possam impactar as finanças da empresa.
Planejar, calcular e analisar dados são funções vitais para uma empresa. Por isso, é importante manter gestores, líderes e funcionários atualizados. Pensando nisso, a JValério Gestão e Desenvolvimento e Fundação Dom Cabral (FDC) oferecem no mês de junho o curso: Gestão Econômico-Financeira.
Nos encontros, em Curitiba, os participantes terão acesso aos fundamentos de finanças para otimizar a administração empresarial e desenvolver uma visão integrada da gestão de demonstrativos contábeis, indicadores financeiros, custo e orçamento. Todos esses conteúdos ajudarão os executivos a enxergarem mais amplamente as práticas organizacionais e melhorar tanto na tomada de decisões quanto em relação à sua própria performance.