O impacto de descontos e promoções no desempenho financeiro das empresas

17/05/2023
O impacto de descontos e promoções no desempenho financeiro das empresas | JValério

Descontos e promoções enchem os olhos do cliente. Essa afirmativa é absoluta e incontestável. Lançar mãos dessas estratégias é extremamente eficaz para atingir vários objetivos, de acordo com a necessidade de cada empresa. Mas você sabia que existem critérios importantes que devem ser considerados antes de criar uma campanha?

Antes de falarmos deles, vamos descobrir os 4 principais objetivos das promoções.

  • Geração de receitas

Esse é o top um do ranking, afinal, parece óbvio que as empresas querem aumentar o faturamento. Porém, existe uma armadilha nesse tipo de estratégia, que pode provocar dor de cabeça ao empresário. O desconto oferecido não pode ser maior que o crescimento de vendas!

  • Atrair novos clientes

Novos consumidores podem se interessar pela marca através de produtos com desconto. Se isso for aplicado na sua loja, as margens não podem comprometer o negócio ou devem comprometer o mínimo possível. É possível fazer acordos com fornecedores específicos em relação a determinados produtos e usá-los na campanha promocional, por exemplo.

  • Desencalhar estoque

Há produtos que têm giro abaixo do esperado e o desconto pode ajudar a desencalhar o estoque da loja. Esse tipo de promoção é muito utilizada e bastante efetiva, principalmente, para produtos perecíveis e de vestuário.

  • Fidelização de clientes

Consumidores ficam atraídos por campanhas que oferecem descontos diretos de produtos e de benefícios acoplados. Oferecer um serviço como cortesia, como uma consulta jurídica do contrato que está sendo fechado, um ajuste de uma roupa que está sendo comprada, um livro de receitas para os vinhos comprados, gera valor para a marca e agrada o cliente!

As promoções são importantes para a saúde do negócio e devem ser lançadas sempre que possível e necessário. Existem diversas modalidades, como descontos, brindes, leve 3 pague 2, indique um amigo, descontos progressivos, descontos na próxima compra, período de teste gratuito, entre outras.

 Seja qual for a fórmula utilizada no seu negócio, é imprescindível calcular o preço de venda antes de lançar a campanha. Isso passa pela elaboração de um planejamento minucioso e detalhado, com informações e dados relacionados a custos dos produtos, de realização de campanha, metas, análise de concorrentes, controle de estoque, mão de obra, logística, software, equipamentos e marketing. Fazendo isso, a empresa entra em um modo eficiente de gestão e mantém-se competitiva no mercado.

Calcular o custo de um produto ou serviço é uma crucial para o negócio e não é tão simples quanto se imagina. A precificação correta garante o lucro, mas integra uma estratégia muito mais ampla do que simplesmente isso. O preço do produto ou serviço está ligado também ao público-alvo, aos produtos que seus concorrentes diretos oferecem e à potencialidade de fidelização dos clientes. Nem sempre o preço mais barato será o mais atrativo, pois isso depende do posicionamento do seu negócio dentro do setor. Da mesma forma, a boa lucratividade não está associada a preços altos.

Mas como aprender a calcular o preço de um produto?

Antes de estipular um preço de venda, é preciso entender o que o seu cliente pode pagar, quando ele está pagando na concorrência e o que ele valoriza dentro de uma marca, ou seja, o que o fará retornar após a primeira compra.

O próximo passo é entender qual o seu tipo de negócio, quais os gastos envolvidos, insumos necessários, processos de produção, logística, investimento em plataformas, recursos humanos, entre outros diversos aspectos. É importante, ainda, saber diferenciar custo, produto e despesa.

A precificação por diversos tipos de cálculos, entre eles, custos fixos, que são os valores fixados e invariáveis de acordo com o volume de aquisição; e custos variáveis, que envolvem matéria-prima, insumos de produção, serviços terceirizados, embalagens, desperdícios, impostos, taxas de cartão e comissão de vendedores.

Saber calcular o preço de um produto é etapa essencial da gestão financeira dos negócios pequenos, médios ou grandes. De acordo com Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério, esse conhecimento assegura a sobrevivência e longevidade do negócio. “Sobretudo em momentos de turbulências, os gestores são desafiados a implementarem estratégias que façam diferença na eficiência empresarial e, para isso, precisam aprimorar seus conhecimentos”, afirma.

Capacitação

O Programa de Gestão Econômico-Financeira da JValério é um curso completo que oferece acesso aos principais fundamentos de finanças que vão otimizar a gestão do seu negócio. “No Programa de Gestão Econômico-Financeira, os participantes irão se aperfeiçoar e melhorar a capacidade de avaliação das performances econômica e financeira, a fim de contribuir para a melhoria do desempenho das atividades organizacionais”, explica Oliveira.

Durante as aulas, o participante vai conseguir desenvolver uma visão integrada da gestão de demonstrativos contábeis, indicadores financeiros, custo e orçamento. Todos esses conteúdos ajudarão os gestores a enxergar mais amplamente as práticas organizacionais e melhorar tanto na tomada de decisões quanto em relação à sua própria performance.

O curso será realizado em junho, em Curitiba, e é uma promoção da JValério Gestão e Desenvolvimento e da FDC (Fundação Dom Cabral).

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