Criar planos mirabolantes, investir antes de testar e não calcular o número de funcionários necessários são alguns erros comuns cometidos por empreendedores de primeira viagem. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, é importante elaborar um plano de negócios.
"É uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto", diz Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo). O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos da empresa e os passos necessários para que sejam alcançados, diminuindo riscos e incertezas.
"É por meio dele que o empresário irá identificar e corrigir seus erros no papel, em vez de cometê-los no mercado. O alto grau de ansiedade para abrir o primeiro negócio contribui para que o empresário cometa alguns erros, por isso, é necessário comprometimento, pesquisa e trabalho duro", afirma o consultor.
Confira 10 erros e como corrigi-los ao elaborar um plano de negócios:
1. Criar um projeto mirabolante
O sucesso de uma ideia depende de sua execução. Por isso, quanto mais simples e objetivo for o projeto e o plano de negócios, mais fácil será manter o foco e partir para a ação.
2. Ser atraído apenas pelo dinheiro
Para começar um negócio próprio, nada melhor do que seguir seus sonhos e trabalhar em uma área que lhe dê prazer, afinal, você vai gastar a maior parte do seu tempo com esse projeto. A paixão é uma motivação mais forte do que o dinheiro para enfrentar os obstáculos que vão surgir.
3. Desconsiderar a concorrência
Victor Moriyama/Folhapress
O plano de negócios deve responder quem são os concorrentes, que mercadorias ou serviços oferecem, quanto vendem, quais são seus pontos fortes e fracos e se seus clientes são fieis. Mesmo que não exista uma empresa com produto, serviço ou modelo de negócio similar, é importante saber em que os potenciais clientes gastam seu dinheiro e como atraí-los para sua empresa.
4. Investir antes de testar
Teste a ideia em pequena escala, mesmo que o produto ou serviço ainda não esteja totalmente pronto. É a melhor forma de saber se o negócio vai dar certo e o que precisa ser ajustado para crescer.
5. Não definir os detalhes do negócio
O empreendedor precisa conhecer as fases e os processos de produção, fornecedores e detalhar como seu produto ou serviço será ofertado: embalagem; opções de tamanho, cor, sabor; canais de venda e assim por diante. Se isso não for feito, custos não previstos podem até inviabilizar a empresa.
6. Não dar a devida atenção à necessidade de pessoal
Identifique o número de pessoas necessárias para o trabalho e que qualificação devem ter. Isso vale não só para a atividade-fim da empresa, mas também para rotinas de escritório.
7. Desconsiderar os impostos
Elisa Rodrigues/Futura Press/AE
Saiba quantos impostos vai pagar. Para muitos empreendedores, esta é a maior dificuldade ao administrar um negócio. Conheça os tributos relacionados à sua atividade e ao tipo de empresa que vai constituir.
8. Não fazer a análise de viabilidade
É necessário fazer uma estimativa do capital usado para começar a empresa e para tocá-la até que comece a dar lucro, considerando todos os investimentos em equipamentos, instalações, funcionários etc. Uma projeção de vendas ajuda a saber quando os resultados esperados serão alcançados e evita que o empreendedor fique no vermelho por muito tempo.
9. Fixar-se numa só ideia
Tenha sempre um plano B. Considere todas as possibilidades de uso do seu produto ou serviço e esteja aberto a mudanças. O mercado consumidor pode não se comportar da maneira prevista e adaptações podem ser necessárias para a continuidade da empresa.
10. Não estar aberto a críticas
Mostre o seu plano de negócios a várias pessoas, é importante ouvir outras opiniões enquanto ainda pode mudar. As críticas podem mostrar outros caminhos e até ajudar a salvar um novo negócio.
Leia mais sobre gestão de negócios todos os dias aqui na JValério
Fonte: Economia Uol
Imagem: Pexels