Eureka: pesquisas apontam que colaboradores com boas ideias são valorizados pelos gestores e têm mais chance de crescer na carreira
Se você é aquele executivo que sempre percebe que a empresa em que trabalha pode adotar melhorias e apresenta soluções, está no caminho certo. Colaboradores que contribuem com boas ideias são bem vistos pelas chefias e têm mais chance de serem promovidos. Um relatório da Inventta com a AEVO aponta que 88% dos funcionários são estimulados a terem novas ideias e propô-las para as diretorias.
O mesmo estudo demonstra ainda que, nos Estados Unidos, os líderes empresariais afirmam que os colaboradores estão entre as principais fontes de inspiração. Eles reconhecem que, geralmente, quem está na linha de frente, consegue identificar melhor os processos e propor inovações que podem mudar o rumo do negócio.
E se você quiser chamar a atenção das lideranças de sua empresa de forma positiva, o post de hoje traz algumas dicas sobre como agir.
Ideias, todo mundo tem. O que vai diferenciá-lo de um executivo mediano é a qualidade das ideias que propõe. Pesquise a fundo sobre como são os processos em outras organizações. Esse pode ser um caminho para encontrar melhores soluções para o setor em que atua.
De nada adianta ter o perfil de um colaborador inovador se você não cumprir bem o seu papel e entregar o que a chefia está esperando. Para executar sua função com maestria, anote tudo aquilo que acredita que pode ser melhorado. E quando tiver certeza de que os líderes estão satisfeitos com seu desempenho, compartilhe suas ideias.
Muitas vezes, grandes ideias demoram para sair do papel. Não espere ter uma solução pronta para propor algo novo. Se enxergar que um processo pode ser melhorado, elenque quais são os obstáculos para que sua ideia seja implementada. Ela não precisa estar acabada. O seu chefe, inclusive, pode encontrar uma solução a partir do seu esboço ou do problema que identificou.
O que você entende de transformação digital? Essa é uma questão que está afetando o cotidiano das organizações, mas poucas pessoas percebem que a digitalização pode afetar seu próprio trabalho. Por isso, é importante amadurecer sua relação com o digital. São as pessoas que fazem a curadoria e escolhem que tecnologias podem contribuir com a produtividade ou com a satisfação dos clientes, por exemplo. Os executivos engajados nesse tema, certamente, serão valorizados no mercado de trabalho.
Uma pesquisa da McKinsey entrevistou 164 empresas. As lideranças que participaram disseram que os líderes que adotam a transformação digital crescem cinco vezes mais que os demais.
Outra pesquisa, da Samba Digital, demonstra que 62,5% das empresas entrevistadas pretendem investir até 30% do faturamento em processos de digitalização. No entanto, os entrevistados apresentaram os principais obstáculos enfrentados pelas organizações na implementação da transformação digital. São eles: pouca iniciativa para as mudanças; barreiras da cultura da empresa; dificuldades técnicas; falta de investimentos; vulnerabilidade na segurança digital; e conseguir parcerias estratégicas para a transformação.
Como se vê, muitas vezes, a digitalização dos processos esbarra em fatores humanos. Então, fique de olho nesta dica: melhore seus soft skills para se tornar um executivo inovador.
Executivos que investem em formação continuada têm mais chances de se tornarem profissionais inovadores. Além de apresentarem novos conceitos, cases e ferramentas mais ágeis na área de gestão corporativa, os cursos de especialização colocam os participantes em contato com outros executivos de ponta e essa convivência em sala de aula promove o compartilhamento de conhecimento.
E em um tempo em que as mudanças são constantes e abruptas, não são apenas as empresas que devem se reinventar para se manterem competitivas. Os gestores também precisam se desenvolver para encarar um mercado disruptivo. Afinal, são eles que estão à frente da tomada de decisões e a performance das organizações depende da capacidade dos profissionais.
A Pós-Graduação em Gestão de Negócios, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da JValério, explora as principais tendências da gestão no mercado executivo ao mesmo tempo que desenvolve profissionais preparados para enfrentar os desafios atuais e antecipar os cenários futuros do ambiente de negócios.
A metodologia diferenciada da especialização em gestão de negócios também favorece o aprendizado e o aprimoramento dos alunos. Entre elas está o Business Design, uma metodologia elaborada para que o aluno se envolva com situações reais e apresentadas pelo mercado.
Ao contrário do que se constata em um TCC, por exemplo, no formato Business Design, o aluno terá condições de realizar ensaios, aplicar as habilidades transmitidas nas aulas e testar esses conhecimentos de maneira prática.