Sustentabilidade; mudanças no mercado de trabalho e transformações impulsionadas pela pandemia são desafios para os negócios, de acordo com pesquisa realizada pela PwC
A pesquisa Global NextGen 2022 da PwC revela que as famílias empresárias estão mais unidas do que nunca em torno de um objetivo comum: impulsionar o crescimento sustentável dos negócios em meio a tantas ameaças globais. Essa é a prioridade máxima na gestão das empresas familiares conforme apontaram 65% dos entrevistados pelo estudo da PwC.
Mas para prosperar é necessário mais que estabilidade. A organização precisa crescer 10% a cada dois ou três anos por meio de crescimento orgânico, diversificação ou investimento de impacto para atender os anseios de todas as gerações que compartilham a gestão do negócio. E, para cumprir esse objetivo as lideranças precisam ser capacitadas para implementar ações que correspondem à ESG (ambientais, sociais e de governança).
Para Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, a pesquisa aponta com clareza as habilidades que devem ser desenvolvidas pelas próximas gerações de líderes para garantir melhorias na performance da gestão das empresas familiares. “Como entregar crescimento diante de desafios como a mudança climática, o novo cenário pós-pandemia e os avanços tecnológicos? Essas são as situações que precisam ser contornadas pelas famílias empresárias para garantir o crescimento exponencial do negócio”, avalia Oliveira.
A própria pesquisa da PwC joga luz sobre a complexidade do crescimento das empresas familiares, que possuem características intrínsecas: os arranjos financeiros e emocionais que envolvem sua teia. De acordo com o estudo, o negócio precisa crescer 10% para manter a riqueza familiar em um nível constante à medida que as gerações se expandem. A meta é ousada diante do cenário atual.
Segundo a última pesquisa da PwC, um dos fatores que ameaçam o crescimento das famílias empresárias é a adoção de novos recursos que vão além da expertise digital para alcançar as exigências do mercado no que tange a ESG. Além disso, elas precisarão acompanhar a evolução da força do trabalho para atrair e reter talentos na era da “grande resignação” (termo criado para designar as demissões em massa) e ainda identificar novos mercados no cenário pós-pandêmico.
Para enfrentar esse cenário, o modelo de gestão das famílias empresárias precisa ser revisado para ganhar robustez. Mas a notícia boa é que a pandemia aproximou as gerações para buscar soluções para a sustentabilidade - que é o tema de maior divergência entre elas.
Os mais novos estão mais preparados para lidar com as novas tendências, que desafiam pensamentos padrão e pré-estabelecidos. Aumentar o foco em responsabilidade social e sustentabilidade é uma preocupação de 16% dos gestores da geração atual, contra 32% dos millennials e 38% da geração Z.
A pandemia reforçou a necessidade das lideranças de todos os níveis sobre a importância de investirem em novas aprendizagens. A formação e a carreira construída até aqui não são suficientes para prepará-los para encarar os desafios do futuro.
A pesquisa identificou que 28% dos entrevistados perceberam a necessidade de upskilling e educação adicional. E na lista dos temas que acreditam ser importantes estão: finanças (53%), desenvolvimento de liderança (48%) e inovação de modelo de negócio (41%). O aperfeiçoamento em sustentabilidade foi citado como prioridade por apenas 24% dos participantes do estudo.
As escolas de negócio já entenderam essa necessidade e exploram uma abordagem multidisciplinar para os negócios e liderança. O desenvolvimento pessoal, um novo olhar para o planeta e para o propósito do negócio são enfatizados, em vez apenas de passar conhecimentos sobre como maximizar os lucros.
A Fundação Dom Cabral (FDC) e a JValério Gestão e Desenvolvimento atuam na vanguarda e antecipam as tendências para os gestores no PAEX - Parceiros para a Excelência há 25 anos.
A solução promove um intercâmbio de experiências entre todas as empresas participantes: são cerca de 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal trocando aprendizado e expertise. A solução ajuda a construir um modelo de gestão sólido e robusto com o suporte de ferramentas gerenciais e de estratégia.
O programa promove uma série de ações que possibilitam que as lideranças identifiquem riscos e ajam de forma preventiva perante os desafios que surgem no universo da gestão corporativa. O PAEX faz um raio-x das condições da empresa e suas potencialidades, atuando em todas as áreas do negócio ao apurar como está a situação em cada um deles (do marketing, para as finanças e a logística, por exemplo). A finalidade é garantir o alcance de resultados perenes nos curto e longo prazos.