Gestão de negócios: Como manter funcionários motivados mesmo sem promoções

22/06/2015
Gestão de negócios: Como manter funcionários motivados mesmo sem promoções | JValério
Obviamente, a satisfação de fazer um bom trabalho às vezes pode ser suficiente para incentivar os funcionários a trabalhar duro. Porém, muitas vezes é a atração daquele próximo bom cargo — uma promoção, aumento de salário e o escritório maior que vêm com ele — que os leva a se sobressair dos demais. Como qualquer funcionário ou administrador sabe, a oportunidade de avanço é uma ótima maneira de motivar os funcionários. Entretanto, as empresas simplesmente não dão promoções a todos os empregados que trabalham bem, ou mesmo para os que ultrapassam as expectativas: elas estão restritas pela sua estrutura organizacional, pela composição de seus funcionários atuais e pelas políticas da empresa, que limita o número ou o momento das promoções. "O organograma da empresa impactará os planos de carreira dos trabalhadores por meio das políticas de recursos humanos que permitem que as empresas implementem", diz Jin Li, professor assistente de estratégia da Kellogg School. E, embora a chance de promoção seja um benefício para os funcionários e um incentivo para mantê-los leais ao seu empregador, diz ele, a falta de oportunidades levará os trabalhadores talentosos a procurar outro emprego. Como as empresas podem garantir que seus trabalhadores estejam motivados, mesmo quando não há promoções de sobra para distribuir? Li, em conjunto com Michael Powell, outro professor assistente de estratégia da Kellogg School, e Rongzhu Ke, na Universidade Chinesa de Hong Kong, criou um modelo matemático para investigar como as empresas podem usar melhor as políticas de promoção, dadas as suas limitações organizacionais. O modelo se baseou em pesquisas anteriores que enfatizavam que os trabalhadores podem ser motivados pelo medo de perder empregos com altos salários. No entanto, os pesquisadores observaram que as políticas de recursos humanos das empresas são mais ricas do que suas políticas salariais. Assim, perguntaram: como as empresas podem contornar suas restrições de promoção por meio da manipulação de salários ou outras regalias, como, por exemplo, opções de ações, para manter os trabalhadores motivados se as oportunidades de promoções forem escassas? Oportunidades pelas quais vale a pena trabalhar O modelo confirmou que a promoção é realmente a maneira mais eficaz de motivar os trabalhadores. Fonte: Express Lei mais sobre gestão de negócios aqui na JValério
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