Gestão de negócios: Feedback pode ser ferramenta para crescimento
27/05/2015
O feedback nem sempre é bem quisto quando realizado no campo profissional. No entanto, o processo se torna uma ótima ferramenta na hora de rever estratégias e conceitos da empresa, além de avaliar o potencial dos colaboradores. Feedback é, literalmente, um retorno. Tanto dos empregados para a empresa quanto da empresa para os empregados.
Quando bem aceito, o feedback se torna uma ferramenta para o autoconhecimento e contribui para a evolução do profissional. Sibely Lobo, administradora com especialização em Recursos Humanos, conta que um dos pontos mais importantes do processo é deixar o colaborador por dentro dos procedimentos. “Explicar a finalidade do processo, o que é a avaliação, para que está sendo realizada e de que forma ela pode colaborar com o desenvolvimento profissional de cada um”, relata.
Antes de tudo, ela observa que é importante definir qual o objetivo da iniciativa. Outros pontos que podem colaborar é fazer o feedback individualmente e ouvir. Às vezes, o que o colaborador percebe de sua atuação é muito diferente do que o gestor vê no ambiente de trabalho e aí entra o debate de ideias para ver onde está essa divergência.
Segundo Sibely, a pratica mais comum nesse caso é a avaliação de desempenho, que serve para trazer melhoria de processos e corrigir distorções. “Não adianta pedir participação da equipe se não houver retorno, a ação perde a validade. A iniciativa precisa integrar a equipe. O feedback é muito importante porquê a partir dele que acontecem os realinhamentos”, analisa.
O feedback é uma forma de corrigir uma parte do processo que não está bem. É dar um retorno sobre o trabalho desenvolvido pelo colaborador que pode ser corretivo. Serve também para apontar pontos positivos e negativos de cada pessoa, e principalmente o que pode ser melhorado.
É importante lembrar que cada pessoa tem a sua maneira de desempenhar suas atividades e a observação é no sentido comportamental em ambiente de trabalho. Não dá para colocar regras na atuação dos colaboradores.
Fonte: Emobile
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