O jornal Financial Times, um dos mais importantes do mundo sobre negócios, elegeu a
Fundação Dom Cabral - FDC como a mais importante escola de negócios do Brasil em 2015 e da América Latina. A
FDC subiu 11 posições no comparativo com o ano passado e está hoje na 12ª posição no ranking mundial elaborado pelo jornal com as melhores instituições de educação executiva .
Há mais de 20 anos o jornal britânico especializado no mundo dos negócios estabeleceu uma metodologia visando aferir as principais escolas de negócio ao redor do mundo. O FT elaborou, desenvolveu e implementou os seus diversos programas voltados para a educação executiva.
O ranking da FT analisa escolas que oferecem cursos especializados em negócios em todo o mundo e é separado em duas categorias:
:: Uma categoria com as 85 melhores instituições que oferecem programas customizados (que analisa cursos preparados de acordo com a necessidade de empresas)
::Uma categoria com as 75 melhores em programas abertos (que analisa cursos destinados ao desenvolvimento de executivos em geral).
É nesta segunda categoria, de programas abertos, que a
Fundação Dom Cabral aparece em 12º lugar mundial e primeiro da América Latina. No topo da lista está a tradicional escola IMD, da Suíça. Já no ranking de programas customizados, a
Fundação Dom Cabral aparece na 33ª posição mundial.
Há ainda um ranking com as duas listas da FT juntas e nesta listagem a
FDC figura como a 16º dentre todas as empresas do mundo e, de quebra, a melhor escola da América Latina pelo décimo ano. No geral, quem lidera é a Iese Business SchoolI, da Espanha.
Eduardo Valério, diretor-presidente da
JValério, associada à
Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, destaca a importância do ranking do respeitado jornal FT. “O objetivo é aferir junto aos “clientes”, ou seja, as empresas,os empresários, os executivos e gestores, como a eficácia destes programas são avaliados nos mais diversos aspectos, desde a qualidade de professores, a infraestrutura e as instalações, relevância do conteúdo e a aplicabilidade para a realidade e momento da empresa” aponta Eduardo Valério.
O diretor-presidente da
JValério enaltece o fato da
Fundação Dom Cabral, ser reconhecida como a melhor escola da América Latina, servindo como referência para todas as outras, além de estar dentre as melhores do mundo. “Para nós, isto significa que a proposta de valor dos nossos programas abertos, programas In Company e treinamentos, bem como a capacitação dos nossos professores, têm total aderência ao momento e necessidades das empresas e dos seus gestores”.
Eduardo Valério disse ainda que ser reconhecida como a melhor escola de Negócios da América Latina por tantas vezes nestes últimos dez anos é motivo de comemoração, mas também para novos desafios.
“Na mesma medida que nos orgulha, nos impõe o desafio de continuar no caminho do aprimoramento estando cada vez mais conectados com as demandas dos nossos parceiros e clientes” finaliza Eduardo Valério.
Confira os doze primeiros colocados no ranking de programas abertos da FT
Foto: Divulgação/ Guilherme Bergamini
Tabela: Época Negócios