Sintonizadas com as rápidas transformações do mercado, especializações oferecidas pela JValério em parceria com a Fundação Dom Cabral podem fazer a diferença na vida profissional
Profissionais que investem em formação continuada reúnem mais chances de obter melhores oportunidades no mercado de trabalho. E em um tempo de instabilidade econômica não são apenas as empresas que devem se reinventar para se manterem competitivas. Os gestores também precisam se desenvolver para encarar as mudanças: afinal, são eles que estão à frente da tomada de decisões e a performance das organizações depende da capacidade das lideranças.
Por isso, não basta ter uma coleção de diplomas na mão: os documentos podem impressionar os recrutadores à primeira vista. Mas apenas aqueles cérebros que trouxerem resultados concretos para a empresa irão alcançar as tão sonhadas promoções. Por isso, quem busca o crescimento profissional deve optar por um curso de pós-graduação alinhado a seus objetivos. E o conselho é de alguém que sentiu na pele o dilema de escolher a especialização – entre tantas ofertas das instituições de ensino - mais adequada, e que, a curto prazo, poderia dar uma guinada na sua vida profissional.
Andryw Oliveira perdeu o emprego na sua área de atuação e a recolocação no mercado exigiu uma transição de carreira – a fórceps - para a área de vendas. Sem qualquer passagem por um departamento comercial, ele encarou o desafio, começou lá de baixo, numa vaga de analista, e foi buscar na sala de aula os requisitos para desempenhar bem seu novo papel. “Esse é um período marcado por muitas incertezas e quando aceitei uma proposta na área comercial sabia que teria que me preparar para corresponder às expectativas do meu empregador. Firmei um compromisso com a empresa e comigo mesmo de que daria conta do recado. O passo seguinte foi buscar um curso de pós-graduação”, conta.
Andryw foi bem criterioso na escolha porque aquela decisão teria um impacto na sua vida profissional dali adiante. Ficou em dúvida entre duas especializações e, depois de conhecer os pontos fortes de cada uma delas, matriculou-se na pós-graduação oferecida pela JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
“Caí de paraquedas no mundo dos negócios e não tinha tempo a perder. Optei por um curso mais caro, em comparação com os concorrentes, e tive meu orçamento comprometido. Mas entendi a formação com um investimento, que, inclusive, me daria subsídios para repor o próprio caixa, a curto prazo. E, para minha surpresa, consegui alcançar todas minhas metas: no mesmo semestre fui promovido, alcancei a realização pessoal e profissional e ainda a recompensa financeira. O curso da FDC foi um divisor de águas na minha vida. Em apenas dois anos, meu salário inicial quadriplicou”, afirma Andryw, que hoje é gerente comercial da Central Server.
O aprendizado, na opinião de Andryw Oliveira, foi muito além das disciplinas. “A convivência com pessoas em níveis hierárquicos mais altos trouxe um novo olhar e a troca de experiências é muito rica. Nós somos a média das pessoas com quem mais convivemos. Essa média ficou mais alta quando entrei no curso. Tive que correr atrás e fui beneficiado com isso”, diz o gerente comercial da Central Server.
Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério, enfatiza que um dos diferenciais do curso oferecido pela JValério é que o aluno é protagonista e está no centro do processo de aprendizagem. “É uma transformação profunda que acontece desde o primeiro dia de aula e se desenvolve com intensidade ao longo dos 18 a 24 meses de programação. São conteúdos vivos e atualizados de forma contínua, garantindo aderência aos temas mais importantes do momento, tais como inovação, liderança adaptativa, autoconhecimento, negócios e organizações sustentáveis, cross marketing e midset global, além de estratégia, finanças e marketing”, aponta.
A metodologia diferenciada também favorece o aprendizado e o aprimoramento dos alunos. Entre elas está o Business Design, uma metodologia elaborada para que o aluno se envolva com situações reais apresentadas pelo mercado.
Ao contrário do que se constata em um TCC, por exemplo, no formato Business Design, o aluno terá condições de realizar ensaios, aplicar as habilidades transmitidas nas aulas e testar esses conhecimentos de maneira prática.
Todo o programa está disponível em diversas cidades brasileiras, formatado com uma série de diferenciais para garantir pleno acesso ao conhecimento. Os alunos vão aprender a trabalhar capacidades de liderança, terão orientações de como atuar com base em valores éticos e sustentáveis, buscando refletir a respeito de situações complexas envolvendo a empresa e a comunidade.
A formação de turmas estimula a criação de networkings. Essa rede de contatos ajuda os alunos a se integrarem, tudo com a finalidade de gerar um ambiente para trocar informações, aprender novas capacidades técnicas e reforçar as relações entre os profissionais.
O acompanhamento individual também é valorizado. Cada aluno recebe aconselhamento para colocar em prática na gestão da própria carreira. Esse atendimento exclusivo, ofertado pelos especialistas da FDC, é realizado para que se possa compreender os diferentes desafios nos quais o participante se depara durante o curso.
Diante da nova realidade de intensa adaptação das empresas, após o surgimento da pandemia da Covid-19, o desenvolvimento pessoal através das especializações representa um ativo estratégico. É só verificar como está a realidade: profissionais que conquistam o reconhecimento são aqueles dotados de uma visão singular dos negócios, que consigam enxergar meios para promover inovação e crescimento sustentável.
De acordo com pesquisas realizadas no setor de matrículas em pós-graduação, o campo para quem quer investir nessa área ainda é vasto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detectou que somente 2,69% dos profissionais brasileiros conseguiram obter uma pós-graduação. No entanto, o novo cenário, desafiador, está estimulando os profissionais a se atualizarem e buscarem mais conhecimento. Pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) registrou que num período de quatro anos, até março do ano passado, a quantidade de matriculados no país em cursos de especialização lato sensu e MBA saltou 74%, um crescimento de 683 mil alunos (em 2016) para quase 1,2 milhão (até o ano passado).
E investir no aperfeiçoamento em uma instituição reconhecida pode representar um salto na carreira. Nona melhor escola de negócios do mundo desde o ano passado, de acordo com o jornal britânico Financial Times, a Fundação Dom Cabral (FDC), associada da JValério Gestão e Desenvolvimento, possui um leque de cursos de pós-graduação lato sensu para aprimorar profissionais a empreender, exercer posições chave de comando, além de lidar com situações que exijam uma visão conectada com as transformações frequentes no mundo.
A instituição que também aparece na lista que congrega as 50 melhores escolas de negócio no mundo há 15 anos consecutivos, a FDC conta com uma expertise que fundamenta um conteúdo de alto nível de especialização quando o assunto é sua pós-graduação em gestão de negócios.
Para saber mais, a FDC atende no telefone 0800 9419200, das 8:30 às 17:30 de segunda a sexta, e no site https://fdcagora.fdc.org.br/solucao/pos_graduacao/.