É papel da liderança desenvolver características como ambição coletiva, comprometimento, confiança e cooperação entre os colaboradores
Você sabe o que empresas, mesmo que em diferentes setores, têm em comum entre si? Todas elas estão em busca de bons resultados e sucesso no mercado escolhido. Quanto maior a competitividade do setor, maior deve ser a busca por resultados superiores aos concorrentes, seja mudando a estratégia de vendas face to face, de marketing ou apostando em mudanças na característica do produto oferecido. Nesse momento de planejamento, são inúmeras as áreas do negócio que devem receber atenção especial e é aí que o papel das lideranças da empresa ganha ainda mais destaque. O assunto foi tema do último Fórum Empresarial da JValério FDC e contou com a participação do administrador Pedro Elias Ferreira Pinto. Professor associado da Fundação Dom Cabral desde 2013, Pedro ocupou posições executivas e estratégicas em RH e Gestão em empresas dos segmentos siderúrgico, têxtil, financeiro, serviços e consultoria empresarial. Atuou e atua em diversos projetos de Capacitação & Desenvolvimento, em empresas como Cia. Vale do Rio Doce, Telemar, Credireal, Diamond Mall, Ricardo Eletro, Arcogen Energy, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio).
Imagine que você está dirigindo um carro. Para conduzir o veículo, você precisa focar no caminho à frente, mas sem deixar de olhar os retrovisores. Só assim é possível seguir o trajeto de forma segura e evitar um acidente. É papel do motorista escolher qual é o melhor caminho a seguir, quais conversões serão necessárias e quais trechos devem ser evitados para um trajeto mais tranquilo. O mesmo pode ser dito sobre o mundo empresarial, em que é dever das lideranças buscarem os melhores caminhos para a empresa atingir resultados mais prósperos. Para Pedro, mais do que dirigir, os líderes devem promover a direção, guiando os colaboradores por meio dos seguintes pontos:
Antes de tudo, é preciso deixar claro qual é o propósito da empresa e guiar todas as atividades para esse fim. Para isso, pense: “O que mobiliza a empresa? Minhas ações estão alinhadas com esse propósito?”
Para alcançar novos horizontes, cabe aos dirigentes propor diferentes e novas metas para a aquipe. Mas lembre-se: metas que sejam alcançáveis, mas que carreguem um “quê” de desafio para os colaboradores. Essa é uma peça-chave para o surgimento de ideias mais inovadoras.
Para propor desafios, é preciso ter em mente qual é o DNA e, principalmente, quais são os valores da empresa. O que torna a empresa diferente das demais? Quais políticas são importantes dentro da organização? As demandas dos dirigentes devem respeitar todos os valores do negócio.
É essencial deixar claro para a equipe quais são as perspectivas para o futuro da empresa e quais horizontes vocês estão buscando. Quando o colaborador se sente integrado, sua produtividade e motivação para alcançar melhores resultados pela empresa aumenta.
Pode parecer óbvio, mas para alcançar melhores resultados, é preciso ter padrões de desempenho acima da média ou que fujam da zona de conforto. Líderes que estimulam ideias que saem “da caixa” têm mais chances de atingir resultados ágeis e inovadores.
Pedro explica que é papel do gestor desenvolver características como ambição coletiva, senso de direção, comprometimento, confiança e cooperação entre os colaboradores. “Quando você integra um funcionário em situações importantes para a empresa, como em tomadas de decisão, por exemplo, você com certeza ganhará um colaborador mais motivado, engajado nas tarefas e com mais vontade de alcançar os objetivos da empresa”, conta.
Pedro relaciona a passagem de um furacão com o mundo empresarial diante de uma crise. "Quantas empresas ficam no olho do furacão, na calmaria, e não enxergaram o movimento em volta? Quantos gestores e executivos não deram movimento as suas iniciativas porque estavam em uma situação confortável e acabaram perdendo muitas oportunidades?", questiona.
Para passar por esse período de crise, Pedro explica que, mais do que olhar para dentro, é preciso notar todos os fatores externos ao negócio, ou seja, tendências do mercado, economia e novos processos do setor em que a empresa atua. Diante desse furacão de novas ideias e procedimentos, mais do que pensar no futuro, é preciso cultivar o presente. Pedro explica que é fundamental:
Para apoiar o fortalecimento das empresas familiares, a JValério FDC oferece o PDA Executive - Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária -, programa exclusivo para proprietários e membros de famílias empresárias, do Paraná, de Rondônia e da Região de Presidente Prudente, que atuam ou não na gestão da empresa. A próxima turma terá início em novembro, com aulas online ao vivo. Para saber mais, acesse www.jvalerio.com.br/landing-page/desenvolvimento-da-familia-empresaria/
Acompanhe a programação do Fórum Empresarial Live em https://jvalerio.com.br/eventos/. Para conhecer melhor o Fórum Empresarial e participar de um encontro como convidado clique aqui. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99288-0587 ou contato@jvalerio.com.br