O modo como o consumidor enxerga uma marca vai depender de como foi sua jornada de compra - do primeiro contato até o pós-venda
Você sabe qual a importância do marketing digital e da jornada de compra para a sua empresa? A jornada é uma ferramenta estratégica utilizada na área de marketing para atrair, converter e fidelizar os clientes. Com o isolamento social, muitos negócios viram suas atividades presenciais pararem parcialmente ou totalmente. A interação com o cliente passou a ser exclusivamente por meio online e, mais do que nunca, a boa relação com o consumidor ganhou ainda mais destaque para manter a sustentabilidade do negócio. O assunto foi tema do Fórum Empresarial da JValério FDC, que contou com a participação de Renato Vertemati, CEO da Senso Performance Omnichannel. Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, Vertemati é especialista em e-commerce, integração de canais, inovação, performance e tecnologia para o varejo.
Em poucas palavras, a jornada de compra é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Entender as fases dessa jornada de compra permite que a empresas gerem mais valor ao serviço e participem ativamente da trajetória de seus clientes.
A jornada de compra pode ser separada em sete etapas:
Essa é a sequência tradicional de compra, mas é importante notar que nem sempre as etapas acontecem de forma linear. Ricardo explica que, muitas vezes, as fases de planejamento, busca e cotação de valores acontecem simultaneamente. Por outro lado, algumas etapas também podem ser puladas, como a fase de planejamento ou de cotação - em casos de compra por impulso, por exemplo.
Em meio à tanto conteúdo online, bombardear a audiência apenas com promoções já deixou de ser a estratégia mais efetiva. Para se destacar entre os concorrentes, é preciso que a empresa tenha uma estratégia de conteúdo bem definida em seus canais de comunicação, capaz de ajudar seus potenciais clientes a encontrarem a sua empresa na multidão e tê-la como referência. Na prática, a área de marketing cria uma narrativa com o objetivo de entender quais são as dores, as dúvidas e necessidades do público durante cada fase do processo de compra. A partir daí, toda a abordagem dos canais de comunicação da empresa, como o site, as redes sociais, emails e anúncios, leva em consideração o caminho percorrido pelo cliente desde a busca até o pós-venda do produto. Assim, é possível traçar uma estratégia personalizada de atendimento e garantir uma experiência mais positiva ao consumidor.
Confira as dicas para melhorar a experiência do consumidor durante a jornada de compra:
Antes de tudo, é necessário fazer uma reflexão sobre a cadeia de valor do seu produto e entender qual é o caminho que o consumidor percorre até a compra. Para compreender esse processo, a melhor forma é transformá-lo em uma tabela ou diagrama, que tenha fácil visualização para todos. Entenda por quais meios o cliente chega até você, quais são os principais pontos de contato entre a marca e o consumidor, quais pontos estão deixando a desejar e onde deve melhorar. Pense desde a etapa de busca até a etapa de entrega e experiência. Lembre-se: todas as etapas são importantes e, mesmo após a venda do produto, a jornada continua para a empresa. “Ao vender seu serviço ou produto, muitos negócios se esquecem do pós-venda, de ir atrás para saber como foi a experiência do consumidor. Isso é essencial para que ele volte mais tarde", conta Renato Vertemati.
Após entender como funciona o processo de venda do produto e suas etapas, é necessário definir um foco. Quando se fala em melhorar a jornada de compra, é preciso ter um objetivo em mente, já que não há energia para melhorar todas as etapas ao mesmo tempo. Esse é o momento de analisar em qual fase sua estratégia está enfraquecendo e planejar as ações necessárias para mudá-la.
Se a empresa quer melhorar a experiência do consumidor, é preciso escutar suas demandas. Para isso, desenvolva pesquisas com o seu público-alvo, questionando sua percepção sobre a marca. Você pode fazer uma pesquisa qualitativa com método de entrevista, que é mais aprofundado e, por isso, conta com um número pequeno de pessoas entrevistadas pessoalmente, por videoconferência, telefone ou email. Se o seu interesse é gerar estatísticas de satisfação, a pesquisa quantitativa é mais apropriada, já que aborda mais pessoas por meio de questionários online. Em casos de marcas mais presentes no meio digital, Renato Vertemati indica a ferramenta Web Survey, um questionário online aplicado durante a experiência do cliente no site, e o método de observação digital, em que é possível analisar em quais áreas do site o cliente mais acessa ou que se dispersa. Algumas ferramentas indicadas são o Hotjar e CrazyEgg.
Ao entender sua cadeia de venda, ter um foco e saber quais são as demandas dos clientes - tudo isso sem deixar nenhuma etapa de fora - é possível proporcionar uma jornada de compra mais positiva e enriquecedora para o cliente e para a empresa.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a programação do Fórum Empresarial Live em https://jvalerio.com.br/eventos/. Para conhecer melhor o Fórum Empresarial e participar de um encontro como convidado clique aqui. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99288-0587 ou contato@jvalerio.com.br