Um dos mais respeitados economistas do mundo, considerado por especialistas o guru da finança corporativa, o indiano
Aswath Damodaran escreveu um artigo para o site Seeking Alpha, no qual Damodaran diz que “o exemplo da Petrobras nos últimos anos é um roteiro perfeito sobre como destruir valor”.
Para Damodaran, “se alguém lhe der um negócio valioso e você tiver o perverso objetivo de destruí-lo completamente, e de forma rápida, você deve replicar o que a Petrobras fez”. De forma objetiva, Damodaran elencou os cinco passos para destruir uma empresa e que fizeram a Petrobras perder US$ 160 bilhões em valor de mercado (ante o pico em dólares registrado em 2010), mesmo antes da queda do petróleo.
São eles:
1 - Invista primeiro, pense no retorno depois.
2 - Tenha foco no crescimento, sem se importar com as margens de lucro.
3 - Pague dividendos elevados como se você fosse uma empresa de serviços públicos, o que sua empresa não é
4 - Tome dinheiro emprestado para cobrir o déficit anual de caixa
5 - Destrua valor (missão cumprida)
Se você repete em sua empresa alguns itens acima, muito cuidado. Você pode estar trilhando um futuro delicado para a sua empresa. Mas como reverter um cenário nebuloso?
Nós da JValério, associada a Fundação Dom Cabral (a melhor escola de negócios da América Latina), temos know how para auxiliar empresas de todos os setores na melhoria da gestão e consequentemente da performance do negócio. Ninguém melhor do que nossos clientes para demonstrar os resultados obtidos com o apoio da JValério:
Alexandre Romagnole – CEO da Romagnole
“O Programa Parceiros para a Excelência (PAEX) da JValério, associada a Fundação Dom Cabral, tem contribuído muito nestes últimos anos para elevarmos o nível da discussão sobre os desafios de nossa organização. As ferramentas atualizadas, treinamentos constantes e inúmeros questionamentos nos fazem repensar processos e buscar a excelência. Estamos muito satisfeitos com os resultados”.
Denise Remor – Presidente da Magnetron
“Nossa parceria com a JValério (associada a Fundação Dom Cabral) iniciou há quatro anos. Neste período apuramos nossas práticas de governança e elas nos ajudaram nas grandes mudanças que passamos nos últimos anos como cisão e venda de uma unidade de negócio e o crescimento ousado da Magnetron. Hoje faturamos somente com a Magnetron o que faturávamos com ela e a Branco Motores juntas em 2009. O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) e as monitorias apresentadas oxigenam nossos gestores trazendo novidades e principalmente perguntas de como podemos melhorar nossos processos, se a forma que utilizamos é a melhor e se podemos agregar alguma mudança para ganharmos em eficiência e eficácia. Além das práticas de governança, um grande valor que a JValério nos trouxe foi a busca pelo conhecimento. Indiscutivelmente o olhar de um professor qualificado e fora da estrutura traz um novo ponto de vista sem as nossas ‘miopias’. Ponto fundamental para a continuidade da parceria. Acredito ser este o grande diferencial da JValério (associada a Fundação Dom Cabral): o encontro sistemático, trabalhando com metas e processos, agregando um olhar diferente e qualificado junto aos gestores e direção da empresa”.
Amaury Couto – Diretor presidente da Lightsweet/Lowçúcar
“Trabalhar com a JValério, associada a Fundação Dom Cabral nos deu uma visão completamente nova de negócio. A experiência e competência de seus profissionais nos oferece segurança e permite o crescimento da nossa própria equipe. Podemos dizer que amadurecemos como empresa e estamos preparados para assumir novos desafios”.
Mário Gazin – Presidente do conselho do Grupo Gazin
“A JValério, associada a Fundação Dom Cabral nos ajudaram a trilhar um caminho com mais segurança. Se olharmos bem, o caminho já estava aberto, mas estava cheio de buracos, sem sinalização e cheio de curvas. A JValério foi como uma moto niveladora, que arrumou e pavimentou para que a caminhada fosse mais fácil, ou seja, nos ajudou a entender diversos aspectos da nossa atuação no mercado. Com o seu suporte melhoramos a nossa gestão, nosso fluxo de caixa, prorrogamos nosso endividamento, obtivemos mais controle nas vendas, na logística e em toda a cadeia do processo comercial. O treinamento constante e a consultoria nos possibilitou uma melhor preparação da nossa equipe, com isso melhores resultados e consequentemente perspectivas de ainda mais melhoria. Como líder posso hoje cobrar mais e minha equipe pode me dar esse retorno, pois está alinhada e ajustada, com a valiosa ajuda da JValério, associada a Fundação Dom Cabral”.
O que você está esperando para melhorar a performance e a gestão da sua empresa? Vagas limitadas até 25 de março, não perca mais tempo, entre em contato conosco através do e-mail
negocios@jvalerio.com.br, ou pelo telefone (41) 3242-9147 .