Pesquisa realizada no setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2014, qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense, da Serra Verde Express, como o mais representativo produto turístico regional do Estado.
Com base nos roteiros oferecidos nas principais agências de turismo do Estado, todas cadastradas na Secretaria de Esporte e Turismo (SETU), foi realizada análise de mercado dos produtos que integram mais de um município. A pesquisa, desenvolvida para o programa de mestrado em Geografia da UFPR, avaliou 22 agências, 69 roteiros e englobou, ainda, entrevistas com autoridades dos municípios ligados às atividades dos trens da Serra Verde Express, no Paraná, assim como representantes de empresas privadas e gestores públicos na administração Estadual.
O resultado comprova a importância do trem para Curitiba e cidades do litoral Paranaense beneficiadas com o sucesso das operações. “Temos hoje um produto que une atrativos de diversos municípios e que gera renda, empregos diretos e indiretos e muito orgulho para a população” afirma Adonai Aires Arruda Filho, diretor da Serra Verde Express.
A pesquisa foi realizada para fundamentação de dissertação de Luciana Maria Pinheiro Tonon e teve orientação do Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara, professor do mestrado em geografia e coordenador do mestrado em turismo da UFPR. A qualidade do trabalho foi reconhecida por renomados pesquisadores da Instituição Paranaense e também da Universidade de Alicante, na Espanha.
Reconhecimento Acadêmico
Em setembro do último ano, a Serra Verde Express recebeu o Prêmio UPIS de Turismo, o mais importante reconhecimento do setor no Distrito Federal. Criado em 1990 por uma das mais tradicionais faculdades de ensino superior do DF, o evento homenageia empresas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Sobre a Serra Verde Express:
A Serra Verde Express detém a concessão federal da ferrovia Paranaguá – Curitiba desde 1997. Em pouco mais de dezessete anos de trabalho, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou a maior operadora de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo o mundo e administra o único trem de luxo nacional. Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens operados pela empresa, número quatros vezes maior do que a média registrada no período anterior à Serra Verde Express. A qualidade dos serviços prestados levou a operadora a expandir negócios para outros estados. Em 2009, a convite do Governo do Mato Grosso do Sul a Serra Verde Express assumiu a administração do Trem do Pantanal. Em 2010, passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo. Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece city tour, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos. Para garantir a satisfação dos visitantes a empresa investe periodicamente em
melhorias de gestão,
treinamentos de colaboradores e na preservação do meio ambiente.
A Serra Verde Express pertence à Holding Higi Serv e tem como diretor geral Adonai Aires de Arruda Filho. O executivo é presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. Mais informações:
www.serraverdeexpress.com.br.
Fonte:
MAPA