Cada vez mais o mundo dos negócios conhece de perto o chamado “toque feminino”. As mulheres nunca estiveram tão bem representadas no mundo dos negócios quanto hoje em dia e a prova está nos números divulgados recentemente no Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, criado pelo Sebrae em parceria com o Dieese.
Vejamos:
- A quantidade de empregadoras no país cresceu 19% nos entre 2002 e 2012 – enquanto que empregadores, nestes mesmos dez anos, cresceram apenas 3%;
- O número de mulheres empreendedoras, neste mesmo período, cresceu 18% contra 8% entre os homens;
- As mulheres são hoje 31% do total de donos de empresas.
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, acredita que este crescimento segue a tendência do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho principalmente nas posições de comando – e cita três fatores preponderantes:
1 – Melhoria expressiva no nível de escolaridade das mulheres;
2 – Conjunto de competências melhor adequado ao novo modelo empresarial e;
3 – Maior determinação na busca de objetivos ousados.
Domínio em todos os setores
As mulheres empregadas nas micro e pequenas empresas também apresentam números bem superiores, já que quase dobraram entre 2002 e 2012. A quantidade de mulheres contratadas nos pequenos negócios cresceu 93%, enquanto que o de homens subiu bem abaixo, alcançando 57%.
Eduardo Valério afirma que isso este crescimento é resultado da identificação do potencial feminino por parte das empresas.
“As mulheres trazem consigo características e competências que estão aderentes aos novos modelos empresariais. Além disso, há uma forte característica que é a busca pelo crescimento e geração de resultados, que cada vez mais as diferencia” completa Eduardo Valério.
Palavra de uma empreendedora de sucesso
Ana Paula Silveira Franciosi, presidente da Capital Humano, empresa especializada em gestão de RH, acredita que um dos fatores que impactam para o crescimento do empreendedorismo feminino esteja diretamente ligado à maternidade.
“As famílias dependem da renda do casal e, com o advento desta necessidade, as mulheres buscam possibilidades de contribuir com a família e ao mesmo tempo exercerem sua função materna”.
Ana Paula lembra, porém, que as mulheres, ao longo dos tempos, perceberam o quanto podem ser produtivas no mercado de trabalho e o quanto o resultado do seu trabalho eleva a satisfação consigo mesma.
“O mundo moderno fez com que nós, mulheres, enxergássemos que temos capacidade e podemos ter sucesso profissional, assim como os homens” resume Ana Paula.
Uma dica valiosa da empreendedora da Capital Humano para o sucesso das mulheres é lembrar que o sucesso na carreira se dá a partir de um bom planejamento e foco por etapas a serem conquistadas.
Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características. ( geral@kakoi.com.br)
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