É possível ter uma empresa confiável aos fornecedores e clientes?
26/02/2015
A Fundação Dom Cabral realiza, anualmente, uma Conferência Internacional na qual líderes dos setores público e privado encontram-se para debater a inclusão social. Um dos painéis da conferência de 2014 discutiu sobre “confiança empresarial”. Os dados coletados durante o evento revelaram que 80% dos participantes enxergam valor em ser uma empresa confiável aos stakeholders, evidenciando que a confiança realmente parece ser uma tendência para o futuro e, as empresas que não se adaptarem poderão ter dificuldades de relacionamento e geração de negócios na cadeia produtiva da qual fazem parte.
Uma cadeia produtiva de confiança é aquela que estabelece relações de longo prazo. Nela, fornecedores e compradores deixam de ter uma relação de competição por lucros individuais e ameaças de substituição por concorrentes, para terem uma relação estável. Priorizam-se as vantagens competitivas em longo prazo em detrimento de pequenos rendimentos em curto prazo, de modo que os ganhos deixam de ser apenas individuais para se objetivar vantagens para toda a cadeia. No final, todos saem ganhando: (i) a cadeia de suprimentos torna-se forte e competitiva, com elos trabalhando juntos para um objetivo final; (ii) os consumidores ganham com produtos mais baratos, advindos da diminuição das margens de lucro das empresas da cadeia; (iii) além da maior qualidade do produto final, advinda da flexibilização dos elos da cadeia.
Para criar essa confiança, é necessário um alto grau de comunicação entre as partes envolvidas na cadeia produtiva, de modo que a transparência vigore, eliminando os oportunismos das relações de compra e venda. A comunicação também é importante para a cooperação entre os elos para que estes adaptem seus produtos para as demandas de seus respectivos compradores, visando às aspirações do consumidor final. Os contratos devem ser de longo prazo, prezando por valores comuns entre as empresas da cadeia, de forma a se evitar conflitos.
Vários exemplos desse tipo de relação já aparecem, como as montadoras de automóveis. Muitas vezes, a relação entre fornecedores e compradores nesses negócios é tão forte que uma empresa monta escritórios dentro da outra, de modo a facilitar a comunicação e transparência. Mas, esse tipo de relação não se restringe a esse tipo de empresa. Qualquer companhia está apta a estabelecer uma cadeia produtiva confiável, estreitando a relação com os fornecedores e consumidores, conciliando seus interesses em comum e prezando sempre pela alta troca de informações. Estas contribuem para a diminuição das divergências de ideias e facilitam a colaboração entre os elos.
Fonte Fundação Dom Cabral - por: Leonardo Coutinho – Núcleo de Sustentabilidade em 25/02/2015.
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