Gerir uma equipe, com certeza, não é para qualquer um e nem uma tarefa fácil. Conseguir extrair o melhor de cada integrante, em prol do desenvolvimento do negócio e dos projetos, é uma atividade para se exercitar e construir ao longo da carreira. E nesse cargo existem os chefes e os líderes. Pode parecer a mesma coisa, mas existe uma grande diferença entre os dois perfis. E agora, você consegue identificar as características que os diferem?
Com um ar mais autoritário, o chefe costuma ser mais impositivo e dar ordens. Costuma focar o pensamento apenas no lucro e resultados. Mesmo o lider também olha para lucros e resultados mas não apenas para isso. Todas essas características fazem com que ele seja temido, e não respeitado. Seus colaboradores não se abrem muito para relatar problemas e, muito menos, para pedir conselhos. Quase nunca há incentivos ou motivações para o crescimento dos funcionários. Quando há acertos, não faz questão de elogiar, mas quando os erros aparecem, aponta e cobra.
É um elemento da equipe que inspira e motiva seus colaboradores. Está sempre trabalhando em equipe e não deixa a culpa cair em apenas uma pessoa. Essas características fazem com que ele seja muito respeitado entre seus funcionários. O líder traz o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades da equipe, respeitando suas dificuldades pessoais. O resultado disso tudo é um time bem liderado, focado e bons resultados.
Uma boa liderança é o resultado da mudança de alguns hábitos, que visam sempre a melhoria da equipe como um todo e os avanços da empresa. Em nosso blog já abordamos o tema algumas vezes e já foi tema de um Fórum Empresarial em 2018, com o tema “Os Males da Liderança”.
Gostou do tema e quer saber mais? Confira nossos posts:
Fale conosco: contato@jvalerio.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99179-5692.