Futuro do trabalho pós-pandemia: inovação na era digital

19/05/2020
Futuro do trabalho pós-pandemia: inovação na era digital | JValério

O mundo do trabalho jamais será o mesmo. A pandemia de Covid-19 provocou uma rápida migração do ambiente de trabalho clássico para o chamado home office e o ambiente digital. Milhares de empresas no mundo tiveram de adaptar processos internos, interação com clientes e modelo de gestão de suas equipes para garantir a continuação das atividades. Para o roboticista, escritor e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Gil Giardelli, mesmo após a pandemia muitas dessas mudanças deverão se manter, marcando uma nova era nas relações profissionais. O futuro do trabalho pós-pandemia foi tema de uma palestra conduzida pelo especialista em uma das edições do Comitê Virtual de Presidentes e Dirigentes realizado pela JValério FDC.

Trabalho remoto já é realidade

Um estudo inédito realizado pela FDC, em parceria com a consultoria Grant Thornton, ouviu 705 profissionais de 18 estados brasileiros, entre 23 de março e 5 de abril de 2020, e apontou que 54% deles desejam pedir aos gestores para continuar trabalhando remotamente após a crise, demonstrando que haverá uma mudança no modo de trabalho e suas estruturas. Como explica Giardelli, isso deverá ser mais comum, uma vez que existem serviços que não demandam a presença em um escritório para serem desenvolvidos, basta ter computador ou smarthphone com acesso a internet. Entre os entrevistados, um quinto ocupa cargos de gestão, 5% são CEOs e 16% gerentes. Mais de 57% pertencem ao setor de serviços, 17% à indústria, 5,6% ao varejo e 8% ao agronegócio.

Setor de tecnologia

A mudança repentina no modelo de trabalho trouxe uma demanda maior às equipes de TI e exigiu a aplicação de novas tecnologias, que incluem a inteligência artificial, além da capacidade das empresas usarem as chamadas nuvens para armazenamento de dados e trabalharem com conteúdo online. Apesar de acelerado pela pandemia, segundo Giardelli, esse é um processo que em algum momento iria acontecer, já que a sociedade contemporânea caminha para um modelo 5.0, no qual todas as tecnologias serão usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir os impactos ambientais.

“Não basta ser um dinossauro digital, as empresas precisam passar para a excelência digital”, afirma o especialista. De acordo com ele, os negócios precisam entender este universo tecnológico e saber como trabalhar nele, não ter apenas um site e fazer o trabalho remoto. Um dos cases citados por Giardelli é a Netflix, uma empresa que surgiu entregando DVDs nas casas das pessoas, mas que soube se adaptar ao desenvolvimento da internet e se transformou em um serviço de streaming que já ultrapassa a marca dos 19 bilhões de dólares. 

Sociedade 5.0

Como já mostramos, ao contrário da Indústria 4.0, que é centrada na produção das fábricas, a Sociedade 5.0 coloca o ser humano como foco, trazendo inovações e transformações tecnológicas para o seu bem-estar, além de priorizar políticas que amenizem os impactos ambientais.  Para Giardelli, é preciso eficiência operacional e inovação para capacitar os trabalhadores para que consigam trabalhar neste novo cenário.

A base de uma consciência capaz de atuar no meio digital está na agilidade, alta capacidade de adaptação, flexibilidade e descentralização das atividades, o que exige talento, inteligência e habilidade de inovação. De acordo com o professor, passar para este modelo de trabalho reduzirá os custos das empresas pela metade, além de gerar a longo prazo uma eficiência três vezes maior. 

Comitê Virtual de Presidentes e Dirigentes

A crise gerada pela pandemia é uma realidade com a qual as empresas precisam lidar. Pensando nisso, a JValério FDC criou a edição virtual do Comitê de Presidentes e Dirigentes, com a participação de dirigentes de empresas, professores da Fundação Dom Cabral e especialistas convidados. Realizadas quinzenalmente às quintas-feiras (19h) por videoconferência, as reuniões são um espaço para a troca de informações, compartilhamento de boas práticas e orientações técnicas sobre temas relevantes nesse período de pandemia. 

Para participar e conhecer o Comitê Virtual PAEX, basta fazer sua inscrição pelo link https://bit.ly/cmtvrtalFDC ou entrar em contato pelo telefone (41) 99288-0587 ou pelo email contato@jvalerio.com.br. Clique aqui e conheça outras soluções desenvolvidas pela JValério FDC. 

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER