Blog

Home office e o papel das empresas na prevenção à Covid-19

Postado em 23 de março de 2020 por JValério
Crise Global e Home Office JValério

Estamos vivenciando um dos maiores desafios da humanidade. A JValério, associada à Fundação Dom Cabral, permanece atenta aos reflexos da pandemia e está somando esforços para ajudar na prevenção. Além de adiar a realização do 2º Fórum Empresarial, adotamos o esquema de home office para toda a equipe de colaboradores.

O estado de pandemia pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19) gerou uma crise com impactos profundos na saúde e na economia. Até o dia 22 de março, já eram quase 13 mil mortes causadas pela doença em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Agir com responsabilidade e consciência é fundamental para enfrentar o momento. Por isso, convidamos nossos clientes e parceiros a fazerem parte desse movimento adotando o trabalho remoto como medida de prevenção, além de seguirem a máxima recomendação: se puderem, fiquem em casa.

Por que home office?

O local de trabalho não está mais diretamente vinculado a um endereço específico. Graças às novas tecnologias, hoje é possível acessar e-mails, documentos e interagir com equipes de qualquer lugar do mundo. A execução de atividades a partir de casa ou espaços públicos com internet não é mais novidade, especialmente no universo empresarial, em que quase tudo é feito pelo computador. No cenário de pandemia em que vivemos atualmente, falar em home office é de extrema importância. A atitude tem impacto positivo não só na equipe de trabalho, mas em toda a comunidade do entorno, já que com menos pessoas em circulação nas ruas, menor a chance do coronavírus se espalhar. 

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, sem a adoção de medidas de prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Até o dia 20 de março, havia mais de 210 mil pessoas infectadas no mundo. No Brasil, já havia 904 casos até o dia 20, 36 deles no Paraná. Tendo em vista que o coronavírus é transmitido através de gotículas de saliva e pelo contato com superfícies contaminadas, a recomendação é que as pessoas optem pelo isolamento social e que empresas liberem seus colaboradores para trabalharem de casa. 

Um estudo americano publicado na revista médica The New England Journal of Medicine descobriu que o vírus sobrevive por algumas horas no ar ou até dias em certas superfícies, como  plástico ou aço inoxidável. Com a descoberta, ficou evidente a necessidade de seguir à risca as orientações para ficar em casa e evitar a proliferação do vírus. 

Como fazer home office

Para profissionais que nunca tiveram experiência com trabalho remoto é natural que os primeiros dias sejam mais desafiadores, afinal, o modelo exige autodisciplina e atenção. Seguindo dicas práticas e mantendo foco no objetivo é possível executar as tarefas diárias e manter a produção normalmente. 

Mesmo dentro de casa, é fundamental manter a rotina do trabalho presencial. Acordar e iniciar o expediente nos horários habituais ajuda o cérebro a entender que aquele momento não é de folga e esteja focado. Ter um espaço adequado para trabalhar – organizado, com boa iluminação e que possibilite se manter em postura confortável, evita distrações externas. Outra dica é fazer um planejamento das tarefas do dia com horários estabelecidos para executá-las e para não acumular trabalho.

Apoio tecnológico

Reuniões e conferências podem ser feitas totalmente online com uso de plataformas como Skype, Zoom e até mesmo o Whatsapp. Para ajudar a produtividade de profissionais que estão trabalhando remotamente, o Google liberou recursos premium do Hangouts Meet para todos os usuários da plataforma. Com ela é possível fazer reuniões online mais longas. A liberação é válida até 1º de julho de 2020.

O Fórum Econômico Mundial divulgou um vídeo em que oferece essas e outras orientações para o trabalho remoto

Impactos do coronavírus na economia

Segundo o professor Fundação Dom Cabral, Carlos Braga, vamos ter uma desaceleração significativa, que pode ser caracterizada como uma recessão global. “É importante reconhecer que vai depender muito da capacidade de resposta de governos, tanto na área da saúde pública, como também em termos financeiros”, afirmou Braga em entrevista ao podcast Diálogos FDC. “Para complicar ainda mais a situação, o impacto do coronavírus associado a uma queda de demanda, particularmente na área como viagens, turismo, transporte e serviços em geral também está sendo complementada por uma guerra entre Arábia Saudita e Rússia, é um verdadeiro cisne negro o que aconteceu com o preço do petróleo (…) isso vai colocar uma pressão financeira no setor de energia ao redor do mundo”. 

O podcast completo pode ser acessado no link https://soundcloud.com/user-870791581/dialogos-fdc-27-reflexoes-e-impactos-sobre-o-coronavirus

As leis e o novo coronavírus

No Paraná, um novo decreto do governo ordenou a suspensão do funcionamento de shoppings centers, galerias, estabelecimentos semelhantes, academias e centros de ginásticas. Também foi sancionada uma Lei com medidas para a contenção do novo coronavírus que prevê que a ausência do ambiente do trabalho, caso exista a suspeita de contaminação, a falta será considerada como justificada. Para isso, é importante a comunicação entre o colaborador e a empresa, para abonar a falta. Também é necessário promover ações educativas internas integradas com a área de Gestão de Pessoas.

Outros cuidados necessários

Permanecer em isolamento domiciliar caso tenha regresso de viagem internacional;

No caso de ser necessário algum tipo de atividade presencial, ampliar o número de dispositivos de higienização de álcool gel e intensificar a rotina de limpeza nas áreas de utilização comum;

Pedir a gestores e equipes que avisem a empresa caso notem sintomas de coronavírus: dores no corpo, febre, tosse seca e falta de ar (em casos graves), são os principais deles;

Lembrar sempre: cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço ao tossir ou espirrar e higienizar as mãos corretamente.

Mesmo em quarentena, executivos e profissionais de alta gestão podem continuar se mantendo atualizados e dedicar tempo ao aprimoramento e à reflexão sobre os impactos do cenário atual. Clique aqui e conheça os programas que a JValério FDC oferece.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato