Comunicação, a essência da liderança em tempos de crise

23/04/2020
Comunicação, a essência da liderança em tempos de crise | JValério

Um líder deve saber usar a comunicação para manter um bom relacionamento com seus colaboradores e superar esse momento de crise

Dando continuidade às ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia no setor empresarial, a JValério FDC promoveu a primeira edição virtual do Programa Fórum Empresarial. Neste novo formato, clientes e parceiros tiveram a oportunidade de refletir e trocar experiências sobre como a comunicação tem sido uma ferramenta estratégica para a atuação de lideranças, sobretudo em tempos de crise. O tema foi conduzido por Eustáquio Penido de Andrade, professor associado da Fundação Dom Cabral, especialista nas áreas de liderança, gestão de pessoas, negociação, administração de conflitos e comunicação.

Liderança eficaz se faz com comunicação

Em momentos de incerteza e turbulência as pessoas sentem-se inseguras, amedrontadas, sem rumo e, nessas horas, o verdadeiro líder deve se fazer presente e conquistar a confiança dos liderados para, juntos, criarem um ambiente de superação das adversidades. É aí que entra o poder da comunicação. Segundo Andrade, a comunicação é muito mais que mensagem escrita, é um conjunto de atitudes e posturas para mobilizar as pessoas, o que demanda ter empatia.

“Nesse momento o mundo inteiro está caminhando para uma fase mais solidária e cooperativa, inclusive as empresas. Se conscientizar, identificar e criar uma rede de parceria na qual as partes se ajudam mutuamente para superar a crise é algo que se faz presente”, ressalta o professor.  Para isso, os líderes devem estar solidários com o momento que seus colaboradores estão passando e buscar meios de ajudar e contribuir para que eles possam superar os desafios desta transição de mudanças na rotina de trabalho.

“O mais importante é adotar uma postura de reciprocidade,  oferecendo aos outros nossa parcela de ajuda na superação dos desafios”, destaca o professor. Ele ainda afirma que é preciso conquistar e estabelecer confiança com colaboradores e parceiros, para gerar assim uma comunicação eficaz. Isso é possível a partir de algumas boas práticas:

  • Promover o diálogo contínuo e efetivo por meio de reuniões e feedbacks;

  • Conhecer seus liderados e falar sua língua;

  • Manter objetividade, transparência e clareza nas mensagens;

  • Estar aberto para dúvidas, críticas e sugestões;

  • Ter bom relacionamento com todos;

  • Dentro do que for possível na estratégia empresarial, informar os funcionários em primeira mão, não deixar que eles saibam sobre ações importantes da empresa por redes sociais ou imprensa;

  • Aproveitar as ferramentas digitais que facilitam o contato com os funcionários.

Cative sua equipe

O professor Andrade destaca que uma boa liderança em situações de distanciamento social precisa cativar sua equipe. Não basta apenas acompanhar o trabalho dos profissionais, é necessário incentivá-los, entrar em sintonia e sinergia com todos para que a produtividade flua. Entender os sentimentos que você provoca nos colaboradores durante suas conversas é uma capacidade que precisa ser desenvolvida. Além desta situação, um líder eficaz só gera trabalho positivo quando desenvolve ações positivas que beneficiam todos. Conhecer quem está a sua volta ajuda a produção de todos.

Programa Fórum Empresarial

Na versão online, o Programa Fórum Empresarial tem dois encontros mensais de duas horas cada e discute temas especialmente pensados para atender a necessidade de conteúdo que o momento atual requer. A próxima edição acontece no dia 28 de abril, das 9h às 11h, com a participação do professor Heitor Coutinho. Vamos falar sobre estratégia ágil em tempos de incerteza.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone (41) 99288-0587 ou contato@jvalerio.com.br

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