2017: o ano do desafio para as empresas familiares
05/01/2017
Se 2016 foi um ano complicado para muitas empresas pelas turbulências políticas e diversas crises ao longo dos meses, 2017 ainda pode trazer um cenário ainda mais inquieto. Este ano que se inicia será mais desafiador e ajudará a forjar a resiliência das empresas que estiverem preparadas para cenários ainda incertos - pelo menos até a metade do ano.
Esta é a análise de Eduardo Valério, Diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, após conversar com diversos presidentes de empresas familiares:“Pelo que estamos observando junto ao empresariado o ano de 2017 terá um primeiro semestre bastante desafiador, talvez ainda maior que 2016, ficando o segundo semestre com uma pequena melhora. Claro que esta visão é generalista pois, há setores que continuarão com a trajetória de crescimento.”
Para o especialista, o ano passado deixou diversas lições para as empresas familiares e cabe à cada uma delas assimilar essas informações: “Todas as empresas, familiares ou não, aprenderam muito, afinal se há algum legado em tempos de crise este legado é o do aprendizado. Podemos destacar a volta ao básico, ou seja, foco na redução sistemática de custos e despesas, maximização da mão de obra, automação, conservadorismo com o caixa e ciclo operacional, Melhoria expressiva na análise de novos investimentos, por exemplo.”
Outro fator importante, que ficou como legado de 2016 para as empresas familiares, é a importância de se ter uma gestão forte e mais atuante. Eduardo explica que cada vez mais os processo e modelos de Governança Corporativa estão presentes na agenda da empresa familiar, seja através do “despertar interno”ou através de consultorias, de cursos e programas voltados a este tema: “O tema Governança Corporativa definitivamente está na relação das prioridades para os próximos anos.” confirma Eduardo Valério.
Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério especializada em empresas familiares, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).Foto: Lourivalde Vieira
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.