Governança corporativa: a chave para enfrentar e superar crises

03/05/2023
Governança corporativa: a chave para enfrentar e superar crises | JValério

Como práticas transparentes e responsáveis podem ajudar as organizações a vencerem desafios e se manterem resilientes

Governança corporativa é um conjunto de práticas e políticas que visam garantir o gerenciamento eficiente, transparente e responsável de uma organização. Essas ações têm o objetivo de potencializar o valor da companhia para seus acionistas, proteger os interesses dos investidores e assegurar que a empresa cumpra com suas obrigações sociais.

De acordo com o relatório do Serasa Experian de Falências e Recuperações de 2020, a taxa de falências das empresas no Brasil foi de 1,3%, enquanto a taxa de empresas com boa governança que faliram foi de apenas 0,5%. Isso mostra que a governança corporativa pode ser um fator crucial para a sobrevivência das empresas em momentos de crise e incerteza, já que elas estão mais preparadas para lidar com os desafios e tomar decisões estratégicas em situações adversas.

Além disso, organizações com boa governança costumam ser mais valorizadas pelos investidores e pelo mercado em geral, o que pode ajudar a garantir o financiamento necessário para superar as dificuldades.

A lição trazida pelo Covid-19

A Covid-19 trouxe desafios inesperados para empresas em todo o mundo. A paralisação de mercados, a crise sanitária e todos os outros impactos que a pandemia ocasionou deixaram como lição a importância de estar preparado para incertezas.

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, com 200 executivos de todo o mundo, constatou que as empresas com melhores práticas de governança corporativa foram capazes de responder mais rapidamente e efetivamente à crise da Covid-19. Essas empresas foram mais ágeis na tomada de decisões, mais capazes de gerenciar riscos e mais propensas a proteger seus stakeholders, incluindo funcionários e clientes.

Os números não mentem

A importância da governança corporativa também pode ser medida por outros estudos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), empresas com sistemas eficazes de controle e prestação de contas, têm uma probabilidade menor de enfrentar escândalos financeiros ou de corrupção, o que pode ser especialmente importante em momentos em que a confiança dos investidores e consumidores pode ser abalada.

Outro estudo da McKinsey aponta que organizações que promovem a sustentabilidade e a equidade em suas operações estão mais preparadas para lidar com crises pois têm comitês especializados em avaliação de riscos e planos de contingência, o que as ajuda a se antecipar aos problemas e a agir rapidamente para minimizar seus impactos.

O papel dos conselheiros nesta jornada

O desenvolvimento de conselheiros é um aspecto crucial para a governança corporativa efetiva. São eles quem supervisionam as estratégias e decisões da empresa e garantem a prestação de contas e transparência aos acionistas e stakeholders.

Pensando nisso, a JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral, oferece o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros - PDC.  A solução promove a compreensão sobre as responsabilidades do cargo numa metodologia prática e instigante, na qual o executivo vivencia todas as etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração.

O PDC é uma formação que estimula a reflexão e a aplicação prática em um ambiente ideal para os participantes construírem e ampliarem ainda mais as suas redes de contatos de alto nível.

Voltado para membros de empresas, acionistas, executivos, profissionais que almejam a posição, representantes de fundos, bancos de investimentos e também para conselheiros que procuram atualização, o PDC tem turmas previstas para os meses de agosto e setembro de 2023.

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