Como garantir uma cadeira no conselho de sua empresa?

10/02/2023
Como garantir uma cadeira no conselho de sua empresa? | JValério

Além de sinal de prestígio, ser escolhido para ser membro do conselho corporativo de uma organização é uma experiência enriquecedora e gratificante. Veja como garantir a sua vaga

Um lugar na mesa do conselho corporativo é uma aspiração para muitos líderes e por boas razões. O serviço do conselho reúne uma série de experiências gratificantes: a oportunidade de ser um “insider” e ver, em primeira mão, como outra empresa funciona em seus níveis mais altos e o privilégio de trabalhar ao lado e absorver a sabedoria dos mais profissionais mais experientes e bem-sucedidos da sua organização.

Além disso, é sinal de prestígio servir em um conselho corporativo, especialmente quando a empresa é de capital aberto e os diretores são eleitos pelos acionistas, em vez de indicados pelo CEO, como no caso de conselhos corporativos privados.

Outra característica dos conselhos de administração em grandes empresas de capital aberto é que o conselho tende a ter mais poder “de fato”. Muitos acionistas concedem procurações aos diretores para votarem suas ações nas assembleias gerais e aceitam todas as recomendações do conselho, em vez de tentar se envolver na gestão.

Como funciona um conselho?

Um conselho é um grupo de pessoas que cuida dos interesses e atividades de uma organização. É comum que elas tenham participação acionária na empresa, além de conhecimento especializado em um determinado campo e experiência suficiente em enfrentar desafios financeiros para se sentirem à vontade para discutir detalhadamente quais riscos a empresa deve assumir.

Embora muitos gerentes seniores sejam qualificados para ingressar em um conselho, a entrada ainda não é uma tarefa fácil. Os conselhos corporativos tendem a ser instituições conservadoras que frequentemente passam por headhunters para recrutamento. A partir daí, o marketing pessoal geralmente requer um sofisticado ato de equilíbrio entre capacidade e caráter. Nem todo mundo consegue uma vaga, apesar de suas publicações, conexões e qualificações.

Os tempos estão mudando, no entanto, os conselhos corporativos estão sob pressão crescente para diversificar suas fileiras – adicionando mais mulheres e minorias, bem como executivos com diferentes origens culturais e funcionais – para melhor representar as pessoas que suas organizações empregam e atendem.

Ao mesmo tempo, o nível de “prontidão do conselho” nunca foi tão alto: os diretores são examinados por sua capacidade de entender negócios mais complexos, demonstrar conhecimento técnico, oferecer governança eficaz e gerar desempenho sustentável de longo prazo.

Como ser escolhido?

Se o seu objetivo é garantir uma cadeira no conselho de sua empresa, alguns passos devem ser seguidos para ser bem-sucedido. Em primeiro lugar, você precisa demonstrar que tem experiência, preparo formal para o cargo, além de um conjunto de habilidades que os demais membros do conselho apresentam. Confira outras estratégias que devem ser colocadas em prática, de acordo com especialistas do mercado:

  1. Desenvolva e aperfeiçoe as habilidades profissionais certas. Skills ligadas ao setor financeiro ou ao universo da comunicação digital podem ser uma porta de entrada.
  1. Busque experiência real participando de conselhos de ONGS e entidades sem fins lucrativos, como voluntário. Além da experiência prática que você vai adquirir, este tipo de atuação é vista com bons olhos pelas empresas.
  1. Construa e alimente sua rede de contatos para ser visto e lembrado. O networking é fundamental para entrar nos conselhos devido à natureza inerentemente social do recrutamento. Se você deseja um assento no conselho, precisa garantir que as pessoas certas o conheçam e digam coisas positivas sobre você.
  1. Invista em suas habilidades de comunicação. Aprimorar a sua capacidade de expressar ideias e despertar entusiasmo é fundamental para ganhar mais exposição e demonstrar a sua capacidade de agregar valor.
  1. Busque mentoria. Entre em contato e se aconselhe com uma variedade de mentores, em especial, aqueles que estarão motivados a patrocinar o seu crescimento. As melhores relações de mentoria são mutuamente benéficas, onde tanto o pupilo quanto o mentor agregam valor um ao outro.
  1. Matricule-se no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros - PDC, oferecido pela JValério e pela Fundação Dom Cabral. Nele, você irá aprender a atua em um conselho com foco nas melhores práticas. A solução fornece formação e certificação para conselheiro. Para saber mais, acesse: Programa de Desenvolvimento de Conselheiros PDC - JValério.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER