Como adotar o conceito de sustentabilidade empresarial no seu negócio?

05/06/2023
Como adotar o conceito de sustentabilidade empresarial no seu negócio? | JValério

Tema deve ser discutido, inclusive, nos Conselhos de Administração para que esse valor seja incorporado na cultura organizacional

À primeira vista, quando falamos sobre sustentabilidade empresarial, parece que estamos nos referindo à preocupação da organização com ações em prol do meio ambiente. No entanto, esse conceito vai além e diz respeito às iniciativas econômicas e sociais que atingem tanto os colaboradores quanto a sociedade.

A sustentabilidade está em alta na gestão corporativa no Brasil. Uma prova de que as companhias têm buscado, cada vez mais, esse valor, é o crescimento do número de associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Nos últimos dois anos, o salto foi de 63%, subindo de 61 empresas, em 2020, para a simbólica marca de 100 associadas até agosto de 2022.

E se você quer saber como seguir o exemplo dessas corporações e construir uma empresa sustentável, não deixe de ler esse artigo até o final.

Mas afinal: o que é sustentabilidade empresarial e como ela funciona?

A sustentabilidade empresarial pode ser definida como um conjunto de práticas adotadas por uma organização relacionadas ao crescimento sustentável, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social. Como o próprio conceito revela, as práticas atendem a objetivos distintos: fortalecimento da imagem da marca no mercado, atração e retenção de clientes e fomento de interesse de investidores.

Além de melhorar o posicionamento, a sustentabilidade empresarial contribui com a construção de um mundo melhor ao mesmo tempo em que colhe benefícios para a própria organização.

E as ações de sustentabilidade empresarial, inclusive, estão alinhadas com a agenda ESG (environmental, social, governance), que é uma tendência na gestão corporativa contemporânea.

As empresas consideradas sustentáveis implementam práticas que correspondem a cada um dos pilares da sigla. Veja a seguir:

  • Environmental (meio ambiente): o crescimento é planejado com respeito ao meio ambiente. Se utilizarem algum recurso natural como matéria prima, por exemplo, devem adotar um projeto de compensação como reflorestamento ou reciclagem de resíduos.
  • Social (sociais): diz respeito às práticas internas (referentes aos colaboradores) e externas (que atendam à comunidade). Portanto, pode ser traduzida no desenvolvimento de políticas de recursos humanos voltadas à diversidade e inclusão e de projetos sociais que beneficiem a sociedade, por exemplo.
  • Governance (governança corporativa): envolve políticas de compliance, sobretudo relacionadas à ética e transparência na gestão.

No próximo tópico vamos apresentar as vantagens de como adotar a sustentabilidade empresarial no seu modelo de negócio.

Na prática, por que a sustentabilidade é importante?

O meio ambiente, as pessoas e o equilíbrio financeiro (lucratividade) formam o tripé da sustentabilidade. E o conjunto de ações que leva em conta cada um desses aspectos traz inúmeros benefícios para a organização. Os mais importantes são:

  1.  Redução do impacto ambiental: as políticas sustentáveis eliminam e minimizam o impacto negativo da produção no meio ambiente.
  2.  Contribui com a gestão de custos: as práticas sustentáveis estimulam novas alternativas que geram economia. Entre elas estão: reaproveitamento de materiais, redução de consumo de energia elétrica e aproveitamento de recursos.
  3.  Influência na reputação: a empresa constrói uma imagem positiva junto à sociedade.
  4.  Redução de desperdício: o consumo consciente de recursos como a energia e o desperdício de materiais descartáveis, por exemplo, são sinônimo de economia.
  5.  Promover qualidade de vida para os trabalhadores: as ações contribuem para a qualidade de vida de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a companhia. No que diz respeito ao público interno, as práticas incentivam o aumento da produtividade do trabalhador e redução do estresse.

Agora que você já conhece as vantagens da sustentabilidade empresarial, vamos falar sobre como aplicar esse conceito.

Como tornar uma empresa sustentável

Há muitas maneiras de implementar a sustentabilidade no negócio. Geralmente, tais práticas podem ser adotadas por todas as organizações - independentemente do porte - porque as ações são realizadas, sobretudo, na esfera administrativa. Confira algumas sugestões.

Faça um mapeamento da empresa

Primeiramente, para adotar a sustentabilidade empresarial é necessário identificar quais são as áreas que estão aptas a receber essas mudanças e quais seriam suas soluções. Dessa forma, o primeiro passo é criar uma matriz com todos os setores da empresa.

Na área de recursos humanos, por exemplo, várias ações podem ser realizadas com foco no bem-estar do colaborador: identificar problemas de mobilidade dos funcionários e elaborar um plano estratégico para otimizar o transporte; permitir o acesso remoto aos funcionários, de modo que eles possam trabalhar via home office; e adotar uma política de horários flexíveis, permitindo que colaboradores passem menos tempo no trânsito e aumentem a sua produtividade.

Além de simples, tais medidas, além de proporcionarem qualidade de vida para os colaboradores, contribuem significativamente também para a redução de custos na empresa - que é mais uma das premissas da sustentabilidade empresarial.

Desenvolva um plano de prevenção de perdas

Essa ação consiste em identificar quais são os desperdícios da empresa em suas rotinas e elaborar soluções para resolver esses problemas. Essas “perdas”, não estão relacionadas apenas a elementos tangíveis, como a migração para um coworking e adoção do trabalho remoto para diminuir despesas com a infraestrutura. Elas dizem respeito a mudanças nos processos.

Por exemplo: o retrabalho de colaboradores em razão de inconsistências cometidas no processo operacional pode ser considerado como uma perda de horas trabalhadas. Para isso, pode-se desenvolver um plano de prevenção para minimizar erros e diminuir esse gap.

Estímulo do consumo consciente

Incentivar o consumo consciente dentro da empresa é uma das principais e mais simples formas de alcançar a sustentabilidade empresarial. Tal medida pode incluir, por exemplo, melhor aproveitamento de materiais descartáveis — como copos de plástico — e consumo de energia elétrica, entre outros.

Apoio a causas sustentáveis

Levantar a bandeira da sustentabilidade é uma forma de inserir esse conceito na cultura organizacional e dar um exemplo positivo para os colaboradores, inclusive. A organização pode incentivar a criação de soluções inovadoras para a diminuição de desperdícios e adotar um projeto social na comunidade onde está inserida. Esses são dois exemplos de práticas que podem fomentar uma cultura sustentável, o que trará benefícios a médio e longo prazo.

Sustentabilidade é pauta no Conselho Administrativo

Os conselheiros cumprem um papel importante no desenvolvimento e crescimento de uma empresa. São executivos com grande experiência no mercado e expertise em áreas específicas que olham para o futuro da organização e apontam caminhos para que um negócio cresça com sustentabilidade e seja longevo.

Por isso, é importante trazer para o corpo de conselheiros alguém de dentro ou de fora da organização que seja um especialista em sustentabilidade. Esse executivo poderá ajudar a empresa a iniciar uma jornada de transformação com o intuito de incorporar as práticas sustentáveis no modelo de negócios. Consequentemente, haverá uma mudança na cultura organizacional e a valorização do mote “sustentabilidade empresarial” a médio e longo prazo.

Aliás, você sabia que a JValério Gestão e Desenvolvimento, possui um curso de formação de conselheiros? A solução é em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), eleita pelo Financial Times como uma das melhores escolas de negócios do mundo.

No Programa de Desenvolvimento de Conselheiros - PDC, os participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar sua atuação dentro de um conselho com foco nas melhores práticas. O networking de alto nível contribui com o compartilhamento de ideias e você poderá ver o que outras companhias estão fazendo para se tornarem sustentáveis e incorporar práticas semelhantes no seu negócio.

O curso de formação de conselheiro promove ainda a compreensão sobre as responsabilidades do cargo. A metodologia utilizada no programa é a do Board Case: simulação prática e instigante das etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração. Ao final do processo, o participante ganha uma certificação de conselheiro.

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