A importância de um propósito forte e alinhado

06/12/2022
A importância de um propósito forte e alinhado | JValério

Saiba como criar uma declaração de propósito claro e que contribua para a estratégia de sua empresa

Um propósito forte e alinhado contribui muito para o sucesso de uma empresa. Os valores e a estratégia da organização ganham mais importância, os colaboradores se sentem mais engajados e os clientes se fidelizam, resultando em grandes resultados.

Um bom propósito, entretanto, não se limita a uma declaração bonita no site e nas redes sociais da empresa. Com a preocupação cada vez maior da sociedade com temas referentes à sustentabilidade e ao futuro do planeta, o propósito precisa ser potente, envolver toda a organização e, o mais importante, se transformar em ação.

Para criar este propósito tão poderoso, um grupo de pesquisadores estudou 50 organizações em 11 países e desenvolveu uma nova ferramenta de gestão, baseada em três passos, para ajudar os líderes nesta missão. Criado por Álvaro Lleó de Nalda, professor de gestão de pessoas em organizações na Universidad de Navarra (Espanha); Alex Montaner, consultor sênior da consultoria DPMC (Espanha); Amy C. Edmondson, professora titular de liderança e gestão na Harvard Business School; e Phil Sotok, CEO da DPMC para a América do Norte, o Purpose Strength Framework promete transformar intenção em ação.

Segundo os pesquisadores, o principal diferencial de um propósito potente é a sua capacidade de unir as pessoas graças à crença comum na identidade, no sentido e na missão da organização. O propósito cria sentido ao vincular o trabalho que a pessoa faz a suas emoções e valores. E ajuda a mostrar como a organização contribui para cada stakeholder.

Com isso, o propósito norteia as ações cotidianas dos colaboradores. Eles explicam que, para haver uma “crença comum na identidade, no sentido e na missão”, o propósito precisa ser autêntico, coerente e íntegro. Quando estes três critérios são satisfeitos, o propósito é forte. E dobra a chance de as pessoas irem além do esperado em sua função para satisfazer clientes, colegas e a organização em geral.

Liderança

Além da criação do propósito, a sua boa gestão também é fundamental e requer compromisso total da liderança. O seu alinhamento com a estratégia da organização também é imprescindível para que o valor a ser produzido esteja claro e compartilhado pela empresa e seus stakeholders.

Como as lideranças influenciam no propósito do negócio

Para colocar o Purpose Strength Framework em prática, é precisa seguir os três passos a seguir:

  1. Conhecimento do propósito. Para que o propósito da empresa esteja sempre na mente de todos, é preciso primeiro entender qual é esse propósito e sua ligação com a estratégia, e ser capaz de explicá-lo com suas próprias palavras. A meta é que todos sintam a presença do propósito em tudo o que fazem e veem a seu redor.

    Um bom exemplo é o que fez a fabricante de equipamentos médicos Vygon, que reformou suas instalações na Espanha para refletir seu propósito de valorizar a vida. A ideia era que todos que entrassem na Vygon entendessem seu propósito. O projeto da sede, conhecido como o “edifício otimista”, colocou a equipe em primeiro plano ao criar um local de trabalho no qual todos se sentissem à vontade e pudessem vivenciar o propósito no cotidiano.
Cases empresariais de propósito do negócio
  1. Internalização do propósito. Todo colaborador deve ser capaz de vincular o propósito da organização com seu trabalho e com seus valores. Isso se dá por meio de um processo de internalização criado expressamente para levar o colaborador a estabelecer essa conexão.

    Para que este processo ocorresse, a empresa de higiene e limpeza dinamarquesa ISS, que tem como propósito “conectar pessoas e espaços para contribuir para um mundo melhor”, criou o programa “Find Your Apple” para ajudar seus cerca de 500 mil trabalhadores a conectar seu propósito pessoal ao da empresa.

    Um participante do programa, responsável pelo deslocamento de pacientes em um hospital, chegou ao seguinte propósito individual: “Dou aos pacientes um empurrão a mais no caminho da recuperação”. Ele especificou, ainda, que “além de transportar o paciente com segurança, trato todos com respeito e dignidade (...), criando um ambiente acolhedor e recebendo os pacientes de modo caloroso e hospitaleiro”. Além de estar ligado concreta e expressamente ao propósito da ISS, o propósito pessoal deste maqueiro norteia suas decisões e incentiva as suas ações.
Os desafios de difundir o propósito na empresa
  1. Contribuição do propósito. O processo para mapear a contribuição do propósito à empresa, e como este se reflete nas operações, olha tanto para trás quanto para frente. Avalia como a empresa cumpriu seu propósito no passado, e define quais iniciativas é preciso tomar para continuar a cumpri-lo.

    Para isso, a fabricante de plásticos Elix Polymers criou um sistema que exibe o progresso de cada departamento rumo à missão comum da empresa. O uso de um scorecard específico para isso ajuda gestores a vincular suas principais métricas ao propósito, promovendo uma maior identificação dos colaboradores com a empresa e aumentando sua contribuição.

Trabalho em equipe

Ao olhar para o futuro, a liderança deve considerar se os sistemas e processos de gestão estão ajudando a empresa a atingir seu propósito. Com um scorecard, os líderes podem visualizar a contribuição de cada equipe para o propósito e como é gerido e promovido.

Como definir o propósito de uma empresa

Quando as empresas acionam os três passos citados para implementar o propósito, a comunicação é importante para permitir que se renove continuamente o vínculo de cada aspecto da organização com esse propósito, com a ajuda da medição periódica da intensidade do propósito na cultura. Uma empresa saberá que o seu propósito é realmente poderoso quando todos enxergarem que seu trabalho diário contribui para o propósito. E quando as estratégias alinhadas com o propósito derem resultados concretos para o negócio.

Se os líderes da sua empresa estão com dificuldades de engajar a equipe para que todos trabalhem em conjunto com um propósito comum, uma sugestão é participar do Parceiros para Excelência - PAEX, oferecido pela JValério com a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC). A capacitação dos gestores é um dos pilares do programa, que promove ainda a implementação de um modelo de gestão integrada e intercâmbio de experiências e aprendizados e da construção conjunta do conhecimento.

O PAEX foi criado para médias empresas que desejam melhorar seus resultados e aumentar a competitividade, por meio da adoção de um planejamento estratégico com metodologias ágeis e flexíveis. O programa possui um processo contínuo, dinâmico e orientado a resultados.

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