Encontro que reuniu clientes e parceiros da JValério recebeu a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Andréa Barcellos Gauté
Em uma sociedade de mudanças exponenciais, empresas e profissionais precisam estar atentos às novas demandas do mercado. Em 2016, o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) publicou o relatório “O Futuro do Trabalho”, em que discute as estratégias necessárias para atuar em um mercado cercado por inovações e lista as competências necessárias a serem alcançadas até 2020. Faltando poucos meses para o término deste prazo, o Fórum Empresarial JValério de outubro foi pautado por debates e exercícios sobre as características fundamentais de um profissional preparado para as transformações sociais.
A convidada do mês foi a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Andréa Barcellos Gauté. Segundo a especialista, as competências listadas pelo WEF são essenciais para que profissionais ganhem destaque e entreguem os resultados esperados pelos empregadores. Para as empresas, é importante para atender as demandas dos clientes e manter um diferencial competitivo.
Conheça as dez competências listadas pelo WEF para 2020:
1- Resolução de problemas: Capacidade de resolver problemas novos e mal definidos em ambientes complexos do mundo real.
2- Pensamento crítico: Usar lógica e raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões ou abordagens de problemas.
3- Criatividade: A capacidade de apresentar ideias incomuns ou inteligentes sobre um determinado tópico ou situação, ou de desenvolver maneiras criativas de resolver um problema.
4- Gestão de pessoas: Motivar, desenvolver e direcionar as pessoas enquanto trabalham.
5- Coordenação: Ajustar ações em relação às ações dos outros.
6- Inteligência Emocional: Estar ciente das reações dos outros e entender por que eles reagem como eles reagem.
7- Julgamento e Tomada de decisões: Considerar os riscos e benefícios relativos de possíveis ações para escolher a mais apropriada.
8- Orientação para servir: Procurar ativamente maneiras de ajudar as pessoas.
9- Negociação: Reunir outras pessoas e tentar reconciliar diferenças.
10- Flexibilidade cognitiva: A capacidade de gerar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar coisas de maneiras diferentes.
O WEF trouxe essa discussão porque muitas organizações ainda não perceberam que precisam melhorar e se desenvolver. Existe um gap muito grande entre o que o mercado está demandando e o que as faculdades oferecem aos futuros profissionais. É preciso que todo o sistema acompanhe as mudanças sociais”, explica Andréa.
Participação ativa
O Fórum Empresarial de outubro aconteceu no dia 29 e contou com a participação de empresas clientes e parceiras. “Foi muito bom porque todos participaram ativamente, se engajaram no tema, interagiram e mostraram interesse em colocar em prática. A gente trabalhou o conceito o que significa cada competência, como poderiam ser recodificadas em atitudes, como conseguiriam aplicar e qual o benefício para profissional e empresa”, comenta Andréa.
“Foi um dos melhores encontros que tivemos. A Andréa conduziu um debate de altíssimo nível sobre o que se espera de um líder para 2020. Este líder precisa ter um grau de aderência tecnológica muito grande, mas, acima de tudo, precisa focar na pessoa”, avaliou Antonio Paiva, diretor administrativo e financeiro na PIZZATTOLOG. “Participo do Fórum há alguns anos e sempre me surpreendo com o conhecimento que nos é apresentado. O último encontro foi excelente”, disse Marion Marion Klimmek, da Condor Escovas.
Para participar ou saber mais sobre o programa, solicite informações pelo e-mail contato@jvalerio.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99179-5692.