Blog

Governança corporativa conduz empresas familiares à longevidade

Postado em 28 de agosto de 2018 por The Way Com - Comunicação e Negócios

A semana de eventos da JValério FDC começou movimentada. A manhã do dia 27 de agosto iniciou com um evento para membros de empresas familiares, a palestra “Os desafios da empresa familiar” conduzida pelo professor da Fundação Dom Cabral e especialista em governança corporativa, Dalton Sardenberg. O café da manhã reuniu cerca de 40 convidados que puderam acompanhar cases sobre o tema.

“A governança corporativa traz a perspectiva para todos os membros da família empresária entenderem quais são os seus papéis e interesses para promoverem a harmonia familiar”. Afirmou Sardenberg.

No segundo evento do dia, o Fórum Empresarial, o último do ciclo de governança, abordou o tema “Governança: por que e quando adotar”, também com a mentoria do professor Dalton Sardenberg, os líderes participantes puderam debater sobre como empresas enfrentam o desafio da longevidade. “O grande desafio deste modelo de organização é conseguir trabalhar sua longevidade. A governança corporativa é única ferramenta possível para conduzir a empresa do estágio atual para o seu estágio futuro, com planejamento estratégico, plano de sucessão, coesão societária e harmonia familiar”, reforça Sardenberg.

A construção da longevidade de uma empresa começa pela incorporação da governança e com ela alguns conceitos imprescindíveis são trabalhados para garantir o equilíbrio de interesses dentro da empresa e seus sócios. Quanto mais dispersa for a organização mais necessidade de governança ela apresenta. “Uma empresa se define pelos interesses de seus sócios, lidar com diferentes interesses e prioridades é primordial para o sucesso dos negócios e harmonia entre os sócios”.

Um elemento básico para lidar com interesses distintos dentro de empresas familiares é a construção de um acordo entre sócios. Um documento esclarecedor que serve para firmar um compromisso entre as partes antes que possíveis problemas ocorram dentro da organização. “É importante ter em mente que um acordo deve ser estabelecido antes que haja a necessidade de usá-lo” alertou o professor.

 

Governança corporativa conduz empresas familiares à longevidade

“Governança: por que e quando adotar”

Acordo entre sócios

Dividido em 4 principais tópicos, o acordo entre sócios é uma maneira preventiva de estabelecer regras de boa convivência entre os sócios, regras do trabalho da família, os direitos e os deveres, estrutura de governança – como ela deve funcionar efetivamente em termos da distribuição de poder e papéis dentro da organização.

 

Ciclo Competitividade

O terceiro ciclo do Fórum Empresarial terá temáticas relacionadas à competitividade. O próximo encontro será no dia 25 de setembro com o tema “Planejamento de Marketing”.

Os encontros são mensais e sempre com participação de um renomado professor da Fundação Dom Cabral, a fim de promover a reflexão e a troca de experiências com temas relevantes em um ambiente seleto, voltado exclusivamente para os principais líderes (diretores, presidentes e sócios).


Quer saber mais sobre governança, e implantá-la na sua empresa?

Conheça o PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

Mais informações pelo e-mail: contato@jvalerio.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato