Pense além do imediatismo: “ditadura do quarter” mantêm empresas no lugar comum

23/06/2021
Pense além do imediatismo: “ditadura do quarter” mantêm empresas no lugar comum | JValério

Com a transformação digital, gestores adotam metodologias ágeis que tornam os negócios promissores. A eficiência da inovação é tema de webinar no próximo dia 1 de julho, no canal do YouTube da FDC

No mundo corporativo utiliza-se a expressão "ditadura do quarter” para traduzir o empenho dos executivos em apresentar números positivos a curto prazo. Isso, no passado, poderia nortear a gestão. Mas atualmente, com a quebra de tantos paradigmas e mudanças estimuladas pelo avanço tecnológico, essa é uma postura ultrapassada.

A transformação digital já era uma tendência e se tornou uma realidade com a chegada da Covid-19. Apenas para citar alguns exemplos, a telemedicina, o trabalho remoto e o ensino à distância, por exemplo, já estavam em curso e se consolidaram durante a pandemia. E quando falamos na migração do analógico para o digital, vamos além da aquisição de maquinários com tecnologia de ponta, que facilitam essa jornada. As ferramentas estão cada vez mais acessíveis e baratas e o grande desafio é preparar líderes e colaboradores para as utilizarem a seu favor.

E para que a transformação digital surta um efeito positivo em diversas áreas da corporação, é necessário não só investir nas ferramentas certas, mas, sobretudo, saber interpretar os índices gerados pelas plataformas. Só assim a digitalização trará frutos. É nesse sentido que, num cenário altamente tecnológico, a valorização e o investimento no capital humano se tornam fundamentais: afinal, são as pessoas que fazem toda essa curadoria da jornada digital, como conta Gil Giardelli, professor da Fundação Dom Cabral (FDC).

“Antigamente, a eficiência financeira e a eficiência operacional eram os dois pilares dos executivos e acionistas. Além delas, na atualidade, a eficiência da inovação é mais uma diretriz no trabalho da gestão corporativa. É o cérebro, os talentos que pensam no futuro, de maneira estratégica, que elevam a empresa para outro patamar, que irão diferenciá-las dos concorrentes. E na gestão da mudança, o imediatismo proposto pela ditadura do quarter, leva as organizações apenas até o lugar comum, sem diferenciação num mercado onde a concorrência só cresce. Precisamos investir na cultura da inovação, que também deve ser avaliada pelos gestores mensalmente. Focar em números não é mais suficiente. Os projetos de inovação precisam ser a longo prazo”, aponta Giardelli.

Novo perfil das lideranças

Giardelli destaca que os gestores também precisam mudar seu comportamento e exercer a liderança em 360 graus, o que significa ter bom relacionamento com seu público interno, stakeholders e com o mercado. “E como lidar com tantas mudanças”?, questiona o roboticista.

Investir na formação continuada, na opinião dele, é o caminho das pedras. “A administração do século passado não condiz com a administração do século XX. E para adquirir conhecimento os gestores precisam reservar um tempo na agenda para aprender. Estudar deve ser prioridade”, destaca.

Clodoaldo de Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, ressalta que esse é o propósito das escolas de negócios. “Estamos aqui para nortear os gestores, sejam eles executivos ou membros que fazem parte da gestão familiar. A educação continuada é a peça-chave, num momento em que não basta apenas estar atualizado no seu ramo de atuação. É necessário ganhar conhecimento, reciclar seu repertório, conhecer novas estratégias e estar em plena sintonia com as demandas do mercado. Não é uma tarefa fácil e é por isso que os gestores precisam sair da zona de conforto por meio da formação continuada”, acrescenta Oliveira.

Webinar Digital: tendências e o real impacto para os negócios

O planeta está mais ágil. Nunca vivemos num cenário tão volátil, incerto, complexo e ambíguo. As empresas tradicionais assistem à chegada de concorrentes inesperados, como startups em todos os setores, sem falar da tecnologia da informação e da inteligência artificial, que alteram o andamento do mercado.

Pensando nisso, a Fundação Dom Cabral, em parceria com a JValério Gestão e Desenvolvimento, realiza um webinar gratuito que vai debater como os gestores podem criar vantagem organizacional a partir da transformação digital. O evento terá a participação dos professores Hugo Ferreira Braga Tadeu, Gil Giardelli e Paulo Vicente, especialistas em inovação, digital e cenários.

Eles também vão discutir aspectos práticos sobre inovação e a desmistificação da transformação digital para além da tecnologia, sendo na realidade um combinado entre dados, executivos preparados, estruturas de back-office, entendimento das demandas do mercado, as métricas de resultados e as estruturas organizacionais amplamente flexíveis.

Serviço:

Webinar Digital: tendências e o real impacto para os negócios

Data: 01 de julho

Hora: Das 19 às 20h

Onde: Canal do Youtube da FDC

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