JValério reúne empresários para discutir como crescer em tempos de crise

06/08/2015
JValério reúne empresários para discutir como crescer em tempos de crise | JValério

Como Crescer em Tempos de Crise?

Foi o tema desenvolvido pela JValério, empresa associada à Fundação Dom Cabral, no espaço Encontro da Amazônia durante o Comitê de Presidentes e Dirigentes da Rede PAEX Paraná e Rondônia. O professor convidado Luis Felipe Miranda, da Fundação Dom Cabral, foi o mediador do encontro que reuniu presidentes de várias empresas familiares. Quem abriu o evento foi Eduardo Valério, diretor-fundador da JValério. Antes do vento, Eduardo declarou que a crise é mais de insegurança do que econômica. "A maioria dos empresários está sem uma expectativa clara do que vai a acontecer. Eles acabam fazendo ajustes e reduzindo gastos. O que realmente está acontecendo é que houve um aumento significativo dos custos e esse aumento não veio na mesma proporção na outra ponta, onde estão as receitas" declarou Eduardo Valério.

Em seguida veio a apresentação do case da Electra Energy através de seu Presidente Robson Luiz Rossetin,  que explicou o atual cenário do setor energético brasileiro e como a sua empresa está atuando. Na sequência, o palestrante Luis Felipe Miranda falou com os presidentes convidados sobre crise e oportunidades. Confira algumas imagens do Evento [gallery ids="1964,1965,1966"] Antes do evento, Luis Felipe declarou há sim uma crise importante no país. "Primeiro temos uma inflação muito alta e taxa de juros elevadíssima que restringe o consumo. Temos um problema de crescimento muito grande, um problema fiscal enorme na dívida pública e uma meta fiscal que não está se cumprindo. Então, obviamente é uma crise  grande e cada crise tem uma oportunidade" explica o palestrante. A expectativa, por parte do professor convidado, é de entender melhor a crise e fazer uma leitura mais clara da situação para encontrar oportunidades para os negócios. "Ao analisar as pesquisas que nós fizemos com as empresas que estão participando aqui hoje, 32% das empresas estão com resultados acima das expectativas. É uma coisa positiva.  Obviamente muitas empresas estão fazendo coisas diferentes, estão com mais disciplina com as despesas e  com os custos. A empresas estão buscando oportunidades de negócios" disse Luis Felipe.

O palestrante explicou ainda que  uma empresa familiar não escapa da crise por ser familiar. "A diferença está entre ter uma gestão mais adequada, mais disciplinada e com processos bem definidos, além de foco mais claro neste momento como os controles de despesas, de gastos e de custos que permita abrir oportunidades" conclui Luiz Felipe Miranda.

Empresariado já está se preparando 

Orlando Zem, da transportadora Santa Felicidade, está há um ano e meio com a JValerio e já sente o impacto das ações no cotidiano. "Disciplina e foco no trabalho. A empresa aprendeu a trabalhar com meta e resultados.  Era algo que não tinha no passado e aprendemos a lidar com isso tudo. Era uma questão de maturidade, de arrumar a empresa com profissionais para poder caminhar" declarou Orlando Zem.

Osmar Della Valentina, presidente da móveis Gazin, achou o evento muito proveitosos. "A partir do que o professor falou, a Gazin já vem de encontro ao tema.  Nós já estamos fortalecendo o caixa há três anos, além de cuidar das despesas fixas. É algo que a gente já vem fazendo". Osmar  afirma também que outros pontos batidos no evento já fazem parte das ações corriqueiras da Gazin, como investir na equipe há mais de dez anos. "Em temos de investimentos, a gente vem segurando também. Apenas abrimos lojas que é o nosso negócio mesmo, além de modernizar a nossa indústria para ter um custo de produção menor. Mas o momento é de cuidado, não vejo como de pessimismo" conclui Osmar.

Sobre o professor convidado da Fundação Dom Cabral - FDC

Luis Felipe Medina é pós-graduado em Finanças Internacionais pela Universidad Central de Venezuela e possui mais de 30 anos de experiência profissional em empresa multinacional. Já foi Presidente Regional da América Latina e Gerente Geral da Avon Brasil, da Avon Venezuela e da Avon República Dominicana.  
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER