Fundação Dom Cabral e JValério têm solução focada em médias empresas

29/12/2021
Fundação Dom Cabral e JValério têm solução focada em médias empresas | JValério

Conheça o PAEX, curso para gestores que vai além do planejamento estratégico; programa traz em seu currículo novo enfoque sobre gestão de crise, propósito e impacto social

A máxima de Darwin, “não são os mais fortes que sobrevivem, mas aqueles que se adaptam melhor”, nunca fez tanto sentido no cenário “Vuca” e “Bani”, que se acentuaram com a pandemia. Os conceitos designam um novo contexto mundial e se complementam. O primeiro, criado por volta de 1980, identificava um mundo caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O segundo - até por razões provocadas pela Covid-19 - alterou essa realidade e a tornou mais frágil, ansiosa, não linear e incompreensível.                     

E para que os gestores não se percam em meio a tantas mudanças e urgências, como a transformação digital, o caminho é investir num estilo de vida chamado “lifelong learning”. Aprender durante a vida toda é uma condição sine qua non para driblar as instabilidades e adversidades que fazem parte da alta gestão na atualidade.                       

A boa notícia é que lideranças e executivos podem contar com o apoio da educação continuada para ficarem por dentro de tendências e metodologias ágeis que contribuem com o alcance de bons resultados.              

PAEX

A Fundação Dom Cabral (FDC) e a JValério oferecem o PAEX (Parceiros para a Excelência), voltado para empresas de médio porte e que desejam adotar um modelo robusto de gestão e formar gestores de alta performance. O objetivo é elevar os resultados a curto, médio e longos prazos e alavancar o crescimento sustentável das organizações.

O diagnóstico é o pontapé inicial para uma jornada de transformação. O modelo é híbrido e facilita o aprendizado em rede, ampliando a visão estratégica de todo o time de alto escalão. O curso é personalizado de acordo com a realidade de cada organização.

Com mais de 500 empresas compondo o programa atualmente, a FDC desenvolveu novas ferramentas próprias para o PAEX. Entre elas: um canvas de modelagem de negócios que aborda o propósito e o impacto social da organização; um mapa estratégico que traz na perspectiva de resultados, não apenas objetivos financeiros, mas também econômicos, sociais e ambientais.

“Os ajustes que fizemos no PAEX estão alinhados ao novo ambiente de negócios, mais ágil e dinâmico, mas, fundamentalmente, cria as condições para que as empresas definam sua estratégia e criem valor hoje, de forma alinhada com seus objetivos futuros. O modelo híbrido possibilitou o aumento da presença, em encontros virtuais, com os profissionais da FDC que fazem o acompanhamento das companhias. Dessa forma, estivemos mais perto na tomada de decisão das empresas, podendo auxiliá-las de maneira efetiva neste momento e fornecendo ao mesmo tempo agilidade, dinamismo, estrutura e robustez ao modelo de gestão delas”, diz Clodoaldo Oliveira, Diretor Executivo da JValério.

Metas e resultados

O PAEX estimula a implementação de ferramentas ágeis como os OKRs (Objectives & Key Results) para que às equipes concentrem os esforços na mesma direção e sigam à risca o planejamento estratégico.

A metodologia permite resultados rápidos atrelados à estratégia e operação do negócio. Para este último pilar, foi adotado o Radar de Impacto, um observatório dinâmico dos aspectos que impactam o negócio e que estabelece os gatilhos para a definição e eventuais correções dos rumos do negócio.

Trocando em miúdos, os OKRs auxiliam na organização dos objetivos e na mensuração de resultados. O Objetivo é aquilo (O QUE) deve ser alcançado. Já os Resultados-chave correspondem ao monitoramento sobre COMO chegamos aos objetivos.

“É uma metodologia especialmente útil para empresas que precisam buscar objetivos e metas estratégicas com rapidez. Sua aplicação cresceu muito com a pandemia, visto que, em razão do aumento da velocidade das mudanças – que já não era pequena – as organizações se viram obrigadas a adaptar-se rapidamente a um mundo novo, com níveis de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que não se viam desde a Segunda Guerra Mundial”, diz Marcelo Melgaço, professor da FDC e orientador do PAEX.

Chancela

O PAEX faz parte do portfólio da FDC há 25anos. A instituição é uma das 9 melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking 2020 do jornal britânico Financial Times. Em 2021, a escola de gestão repaginou o seu portfólio e o adequou especificamente às necessidades trazidas pela pandemia.

Parceria

A JValério Gestão e Desenvolvimento é associada à FDC. A empresa atua no desenvolvimento de executivos e de empresas de pequeno, médio e grande portes desde 2005, data da sua inauguração.

A JValério concilia teoria e prática por meio da aplicação de estratégias e ferramentas para conquistar resultados mais robustos para empresas ou para a carreira dos gestores.

Ao longo de sua trajetória, já prestou atendimento para mais de 150 empresas de diversos segmentos, por meio de programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva. Está presente no Paraná, em Rondônia e na Região de Presidente Prudente.

Aumente você também a competitividade do seu negócio, investindo no know-how de quem vem transformando empresas há 15 anos. Venha conhecer todas as soluções da JValério.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER