Em Minas Gerais, evento da Fundação Dom Cabral discutiu o desafio do crescimento para as médias empresas

04/11/2019
Em Minas Gerais, evento da Fundação Dom Cabral discutiu o desafio do crescimento para as médias empresas | JValério

Momento de conhecer dados e tendências, debater alternativas e inspirar-se para voltar ao jogo do mercado

Para debater desafios e caminhos para o crescimento das médias empresas no cenário brasileiro, a Fundação Dom Cabral (FDC) realizou entre 29 de setembro e 1º de outubro o 4º Fórum Anual de Governança e Gestão, que teve como tema central a retomada do crescimento por meio do protagonismo das lideranças das médias empresas. O Fórum, realizado no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG) contou com palestrantes como: Amyr Klink, Carlos Alberto Sardenberg, Ana Paula Assis (Presidente da IBM América Latina), Jason Green (autor do livro Optimizing Growth), entre outros.

Com o intuito de contribuir para o alcance dos objetivos de crescimento das médias empresas, mesmo em um contexto complexo e imprevisível como o atual, foram discutidas estratégias alternativas e práticas de negócios inovadoras para o cenário atual. O protagonismo dos líderes empresariais foi provocado por meio de debates em temas centrais contidos no evento tais como: Estratégia, Inovação, Recursos Financeiros, Governança e Liderança.

A proposta analítica do evento teve como base a pesquisa realizada pela FDC em parceria com a Grant Thornton Brasil da Série Pesquisa de Tendências “Aspectos Influenciadores do Crescimento das Empresas Brasileiras”, com uma amostra de mais de 300 executivos em todo o Brasil, aponta os gargalos limitantes para o crescimento das empresas. Entre eles estão questões como Geração de Empregos; Inclusão e Diversidade; e Eficiência e Novas Tecnologias.

Em Geração de Empregos os resultados sugerem que médias e grandes empresas apostam suas expectativas na criação de empregos formais, enquanto micro e pequenas empresas priorizam modalidades alternativas. No assunto Inclusão e Diversidade, o estudo aponta que a contratação de pessoas de diversos gêneros e a promoção de projetos sociais são as iniciativas ainda consideradas de menor relevância para a promoção de um ambiente diverso. Empresas com mais de 70 anos de operação sinalizam relevância superior para essas iniciativas.

O gargalo Eficiência e Novas Tecnologias mostra que, para o setor de Comércio e Serviços, o destaque é Analytics e Inteligência Artificial. A avaliação da pesquisa sinaliza que a relevância das novas tecnologias entre empresas jovens e experientes não variou significantemente. “No comércio, a ciência de dados é extremamente valorizada, porém o mercado ainda não conta com profissionais com as qualificações necessárias para realizar a interpretação destes dados. Em resumo, é uma questão de capacitação de pessoas”, afirma Fabian Salum, Professor da FDC.

Outros dois conjuntos de dados foram basilares na proposição da agenda discutida: o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta 2018 como o terceiro ano consecutivo em que mais empresas foram fechadas do que abertas no Brasil, e o estudo da McKinsey, que aponta o fechamento das portas de 67% das empresas brasileiras após cinco anos de abertura. Entre os diversos motivos, estão falta de conhecimento, burocracia e falta de crédito.

Presença de clientes e parceiros da JValério

Do Paraná, estiveram presentes no evento as empresas FA Maringá, Famossul, Gazin, Moinho Globo, Prestes e Vectra, acompanhadas pela equipe da JValério: Clodoaldo Oliveira, Diretor Executivo, Franciane Candatten, Gerente de Marketing e Relacionamento, Vitor Golinski, Coordenador Comercial e Petrojan Neves, Consultor de Negócios da região noroeste do estado.

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Somente em 2018 passaram pela Fundação Dom Cabral cerca de 30 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos.

No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

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