Saiba como criar uma declaração de propósito claro e que contribua para a estratégia de sua empresa
Um propósito forte e alinhado contribui muito para o sucesso de uma empresa. Os valores e a estratégia da organização ganham mais importância, os colaboradores se sentem mais engajados e os clientes se fidelizam, resultando em grandes resultados.
Um bom propósito, entretanto, não se limita a uma declaração bonita no site e nas redes sociais da empresa. Com a preocupação cada vez maior da sociedade com temas referentes à sustentabilidade e ao futuro do planeta, o propósito precisa ser potente, envolver toda a organização e, o mais importante, se transformar em ação.
Para criar este propósito tão poderoso, um grupo de pesquisadores estudou 50 organizações em 11 países e desenvolveu uma nova ferramenta de gestão, baseada em três passos, para ajudar os líderes nesta missão. Criado por Álvaro Lleó de Nalda, professor de gestão de pessoas em organizações na Universidad de Navarra (Espanha); Alex Montaner, consultor sênior da consultoria DPMC (Espanha); Amy C. Edmondson, professora titular de liderança e gestão na Harvard Business School; e Phil Sotok, CEO da DPMC para a América do Norte, o Purpose Strength Framework promete transformar intenção em ação.
Segundo os pesquisadores, o principal diferencial de um propósito potente é a sua capacidade de unir as pessoas graças à crença comum na identidade, no sentido e na missão da organização. O propósito cria sentido ao vincular o trabalho que a pessoa faz a suas emoções e valores. E ajuda a mostrar como a organização contribui para cada stakeholder.
Com isso, o propósito norteia as ações cotidianas dos colaboradores. Eles explicam que, para haver uma “crença comum na identidade, no sentido e na missão”, o propósito precisa ser autêntico, coerente e íntegro. Quando estes três critérios são satisfeitos, o propósito é forte. E dobra a chance de as pessoas irem além do esperado em sua função para satisfazer clientes, colegas e a organização em geral.
Além da criação do propósito, a sua boa gestão também é fundamental e requer compromisso total da liderança. O seu alinhamento com a estratégia da organização também é imprescindível para que o valor a ser produzido esteja claro e compartilhado pela empresa e seus stakeholders.
Para colocar o Purpose Strength Framework em prática, é precisa seguir os três passos a seguir:
Ao olhar para o futuro, a liderança deve considerar se os sistemas e processos de gestão estão ajudando a empresa a atingir seu propósito. Com um scorecard, os líderes podem visualizar a contribuição de cada equipe para o propósito e como é gerido e promovido.
Quando as empresas acionam os três passos citados para implementar o propósito, a comunicação é importante para permitir que se renove continuamente o vínculo de cada aspecto da organização com esse propósito, com a ajuda da medição periódica da intensidade do propósito na cultura. Uma empresa saberá que o seu propósito é realmente poderoso quando todos enxergarem que seu trabalho diário contribui para o propósito. E quando as estratégias alinhadas com o propósito derem resultados concretos para o negócio.
Se os líderes da sua empresa estão com dificuldades de engajar a equipe para que todos trabalhem em conjunto com um propósito comum, uma sugestão é participar do Parceiros para Excelência - PAEX, oferecido pela JValério com a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC). A capacitação dos gestores é um dos pilares do programa, que promove ainda a implementação de um modelo de gestão integrada e intercâmbio de experiências e aprendizados e da construção conjunta do conhecimento.
O PAEX foi criado para médias empresas que desejam melhorar seus resultados e aumentar a competitividade, por meio da adoção de um planejamento estratégico com metodologias ágeis e flexíveis. O programa possui um processo contínuo, dinâmico e orientado a resultados.