A importância da ética na sucessão familiar

30/04/2015
A importância da ética na sucessão familiar | JValério
A ética é, sem dúvida alguma, um dos temas mais discutido ultimamente. São tantas empresas particulares denunciadas por corrupção com órgãos e empresas governamentais, em todos os níveis, que o assunto merece uma revisão. Nas empresas familiares, a ética é praticamente a base de tudo, já que ela parte dos próprios fundadores até que se oficialize em todos os níveis da corporação, incluindo na sucessão familiar. Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, empresa associada à Fundação Dom Cabral, explica que a ética, na maioria das vezes, vem pelo exemplo. "O ‘tom’ das boas práticas é dado pelo proprietário da empresa. De nada adianta uma empresa desenvolver o seu código de ética e princípios se a prática dos seus acionistas é diferente e, muitas vezes, até antagônica ao que é preconizado pelo código" E dentre todas as características éticas dos fundadores das empresas familiares que são adotadas pelas empresas em seus códigos de ética, os que mais chamam a atenção são aqueles com valores humanizados. "Os itens de maior preocupação são aqueles relacionados com a valorização das pessoas. Normalmente, as empresas familiares valorizam mais o ‘ser humano’, dão mais atenção aos aspectos familiares" aponta Eduardo Valério. Outro detalhe apontado pelo especialista é a dimensão da confiança e o comprometimento. "Muitas vezes notamos que as empresas familiares optam pela confiança em detrimento da competência. Destaco também o comprometimento, outro princípio bastante valorizado e preconizado pelas empresas familiares" enumera Eduardo Valério. Egos e a ética A ética nas empresas familiares interage diretamente com as relações envolvendo sócios e herdeiros, por isso é muito complicado lidar com egos neste momento sem interferir diretamente nas relações entre familiares. "É bastante difícil, principalmente quando há sobreposição de papéis ou mistura do papel de acionista – que detém o controle – e o papel da gestão. As competências e processos decisórios nestes dois casos são completamente diferentes e devem ser tratados de maneira independente, sob pena de gerar grandes conflitos de interesse" explica Eduardo Valério. Mantendo a ética após anos Não há um segredo para manter o código de ética sempre ativo nas empresas, mesmo após um longo tempo de implementação. "É preciso que o código de ética da empresa seja um elemento vivo da governança. Para isso, é necessário que ele seja concebido de maneira a ser exercitado todos os dias ao longo da existência da empresa. Ele deve refletir a personalidade dos proprietários, seus valores e convicções alinhado aos princípios e objetivos da empresa" conclui Eduardo Valério. Sobre Eduardo J. Valério Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB). Sobre a JValério JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características. JValério – Gestão da Empresa Familiar Rua Ubaldino do Amaral, 856 – Centro Telefone: (41) 3243-7159 Site: https://www.jvalerio.com.br Facebook: https://www.facebook.com/jvalerio.fdc Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação
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