Aperfeiçoe sua atuação dentro de um conselho com foco nas melhores práticas. Network de alto nível e corpo docente com qualidade.
O programa prepara conselheiros de administração para a função e promove a compreensão sobre as responsabilidades do cargo. Proporciona também a reflexão profunda e desenvolvimento de uma base sólida de fundamentos, sem perder a articulação com a aplicação prática. A metodologia utilizada será a do Board Case: simulação prática e instigante das etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração.
São quatro grandes grupos que o programa visa atender:
- Membros de empresas familiares e de controle familiar, que já estruturaram ou estão organizando conselhos de administração dos seus negócios;
- Acionistas, executivos ou profissionais com grande experiência que desejam se posicionar como Conselheiros e aproveitar a demanda estratégica que o mercado oferecerá mundialmente;
- Conselheiros que querem e precisam ampliar repertório para melhorar as tomadas de decisão;
- Representantes de fundos e bancos de investimentos.
As intensas transformações do ambiente de negócios refletem diretamente na atuação dos Conselhos de Administração, que mais do que nunca, precisam se adaptar a um novo contexto. Diversidade, inovação, gerenciamento de riscos e ESG (ambiental, social e governança) pautam a nova agenda do órgão que é o guardião da longevidade dos negócios.
O Programa da JValério/FDC promove uma reflexão profunda sobre a função e as responsabilidades do Conselho de Administração e permite que o participante compreenda a relevância, a complexidade e o alcance dos Conselheiros na dinâmica atual das organizações.
DATAS: Módulo 1: 11/11 a 14/11/2024 e Módulo 2: 02/12 a 07/12/2024
DURAÇÃO: 106h
FORMATO: Presencial em Curitiba – Aulas na Sede JValério
TURMA INÉDITA: aulas presenciais em Curitiba, nas instalações da JValério.
BOARD CASE: metodologia ativa que coloca o participante e sua turma dentro do CAD.
Foco na articulação dos campos da governança e da gestão.
Reflexão profunda e desenvolvimento de uma base sólida de fundamentos sem perder a articulação com a aplicação prática.
Visão ampliada e crítica das necessidades dos stakeholders do negócio.
Professor nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares, Gestão Estratégica e Administração de Conflitos da Fundação Dom Cabral. Na FDC, foi Diretor Administrativo, das Parcerias Empresariais e da Educação Executiva, tendo sido responsável pelos Programas PGA (junto ao INSEAD) e STC (junto a Kellogg). Coordenou o Núcleo de Governança Corporativa e conduziu pesquisas nos campos de empresas familiares e empresas estatais. Atualmente atua como Orientador Técnico do PDA - Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária. Atua também no EMBA da FDC e no Programa de Governança, Risco e Compliance. Em programas customizados já atuou em empresas como a Petrobras, BB Mapfre, Sebrae, Banco do Nordeste, Assodeere, Loreal, Bradesco, Transpetro, Sicoob, Sicredi, entre outras. Foi executivo no Grupo Gerdau e no Grupo Korf. É PhD em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham e tem Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catariana.
Elismar Álvares é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e detentora de diversos títulos de especialização. Elismar Álvares é professora, palestrante e pesquisadora da Fundação Dom Cabral, especialista em temas relacionados a Empresas Familiares e a Governança Corporativa. Nos últimos 25 anos, atuou como mediadora de conflitos e consultora destas empresas, em trabalhos relacionados a Sucessão Empresarial (Patrimonial e na Gestão), construção e elaboração de Acordos Societários e Protocolos Familiares, estruturação e aperfeiçoamento da Governança Corporativa, tendo atuado como consultora de Conselhos de Administração de várias empresas de médio e de grande porte; além de ter participado como membro de Conselhos de Administração de diversas empresas. Na FDC, é criadora de duas importantes soluções educacionais: o PDA (Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária; e o do PDC (Programa de Desenvolvimento do Conselheiros), além de autora de livros e artigos sobre o tema.
É Mestre em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Especialista em Finanças Internacionais, pela George Washington University, Washington DC. É Professor Associado da Fundação Dom Cabral – FDC na área de Finanças, desde 2002. Membro do Conselho de Administração do Grupo Santa Cruz e da Empresa Microcity. No IBMEC foi Coordenador dos MBA´s de Finanças e de Gestão de Negócios e Professor na área de Finanças Corporativas. Atuou como Gerente Financeiro e de Planejamento da TIM. Foi Diretor Financeiro na Telemig Celular e Gerente Financeiro da Telemar Minas. Sua área de interesse em pesquisa é Finanças Corporativas. É Co-autor dos livros: “Finanças Corporativas - Teoria e Prática Empresarial no Brasil”, Editora Campus e “Mercado Financeiro - Uma Abordagem prática dos principais produtos e serviços”, Editora Campus.
É professor, pesquisador, intraempreendedor e conselheiro consultivo. Na Fundação Dom Cabral (FDC), atua como líder do Centro de Referência em Inovação Nacional, Plataforma Forecasting e Programa Aberto em Transformação Digital, em parceria com a IBM e Deloitte. Além destas funções, o professor Hugo Tadeu participa do comitê técnico do mestrado profissional em administração, MBA Executivo, Pesquisa e Desenvolvimento e FDC Angels. Participou da equipe responsável pelo desenvolvimento e implementação do Treelab, laboratório de inteligência artificial da FDC, em parceria com a IBM e MRV. Participou de uma série de projetos com grandes empresas e médias empresasa, como CBMM, Arcelor Mittal, IBM, Petrobras, Ypê, Embraer, ABDI, Siemens, COP-BH, COP-RJ, Braskem, Dow, SAAB, Pottencial Seguradora, Subsea-7, Mercedes Benz, AGCO, entre outras. Conselheiro consultivo da Deloitte, Zelo, LGN e Assobrav. Membro do comitê de inovação do IBP e ABVCAP. Expert pelo World Economic Forum e ISO. Embaixador da Escola Americana de Belo Horizonte. Mentor em programas de aceleração em startups do Raja Valley, Inova Simples e Startup Brasil. Finalmente, atua como professor visitante da Curtin University, Australia. Antes de atuar na FDC, foi professor na PUC Minas, Fundação Getúlio Vargas, Fundação João Pinheiro e UNA. Foi também professor visitante na University of British Columbia, ESCP e Insper. Como destaque, recebeu premiações importantes, como um dos melhores livros na Bienal do Livro e medalha pela honra profissional pelo Conselho Federal de Administração. Autor de livros, artigos acadêmicos internacionais, nacionais e textos de opinião em jornais de circulação nacional. Pós-Doc pela University of British Columbia, Canada.
Advogado na área societária, especialmente em projetos estruturadores de governança corporativa para empresas médias e familiares. Advisor jurídico em projetos de M&A e de investimento anjo, venture capital e private equity. Mediador de conflitos societários, podendo atuar como advogado nos processos de mediação. Negociador na venda de participações societárias, joint venture, fusões e aquisições.
É professor e palestrante convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. É Conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração e à Educação. Prof. Bolonha é criador e coordenador de programas de Desenvolvimento Organizacional e eventos em Desenvolvimento Humano, aplicados a empresas e instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. É graduado em Psicologia pela USP-SP e possui formação complementar em Psicologia do Desenvolvimento, pela Bowling Green State University e Psicologia da Educação, pela University of Kalamazoo. Autor de diversos artigos e livros na área de Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Educação e à Administração de Negócios e Instituições, entre eles: Estação Desembarque – referências existenciais para o jovem contemporâneo (Ed. Deleitura); O Dragão e a Borboleta, com outros autores (Ed. Axis Mundi); Diálogos Criativos, com Domenico de Masi e Frei Betto (Ed. Deleitura); Brasil Destinos, com Guilherme Magalhães (Ed. Terragraph); Autonomia e Autoridade (vídeo, Atta Mídia e Educação); Gestão Escolar (coleção de quatro vídeos, Atta Mídia e Educação).
Vincent Dubois atua nas áreas de gestão estratégica e mercadológica. Nos últimos 12 anos, coordenou a formulação e execução de planejamentos estratégicos e programas de crescimento em mais de 100 empresas, dos mais diversos setores de atividade. É Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Master of Business Administration pela Heriot-Watt University – Edimburgo/ Reino Unido e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Bruxelas/ Bélgica. Vincent é professor associado da Fundação Dom Cabral ministrando aulas de estratégias empresariais em programas customizados, PDDs e no MBA. É Orientador Técnico do PAEX, desde 2007, tendo acompanhado empresas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e no Paraguai. Atende como Sponsor e Professor Especialista na PCS e atua como Sponsor no PGA, desde 2017. É fluente em Inglês, Espanhol e Francês, ministrando palestras ou aulas indiscriminadamente nestes três idiomas. Participou ainda de diversos projetos de internacionalização e de cooperação internacional, assim como de processos de preparação para M&A. Participa de Conselhos de Administração como conselheiro independente.
Paulo Alves possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública, ambos pela FGV. É formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Atualmente é professor tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC). Paulo Alves foi Sub-Secretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) de 2007 a 2009. Sua experiência professional abrange os setores governamental, defesa, aeroespacial, educação e energia. Foi também Capitão do Exército Brasileiro de 1990 a 2002. Como professor, Paulo Alves trabalhou para as seguintes instituições de ensino no Brasil: ESPM, FDC, FGV, IBMEC, IME e PUC. Já fez palestras e apresentações na Brown University, CKGSB, HULT, INSEAD, ISB, John Hopkins University, Kellogg, Saint Gallen, Schulich, Skolkovo, UT Dallas, e Vlerick em programas em parceria com a FDC. Fez parte do Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL), da Harvard Business School em 2012. Atuou como consultor para a BAT (British American Tobacco), IADB/BID, Petrobrás, Shell, e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi membro da Strategic Planning Society (SPS-UK), e é membro fundador do Strategic Management Forum. É autor do livro eletrônico ‘Emerging Markets Report, publicado pela AVEC Editora, e dos livros ’Jogos de Empresas’ (Pearson/Makron Books), ‘Jogos e simulações de Empresas’ (Alta Books), e ‘Gestão Pública Contemporânea’ (Alta Books). Recebeu o prêmio Publicis Best Marketing Strategy no L’Óreal Marketing Awards 2004, como professor orientador. Foi classificado em 29o. lugar no prêmio Best Business Professor promovido pela The Economist Intelligence Unit em 2012-13.
Trajetória profissional construída como executivo no Mercado Financeiro, ao longo de mais de 30 anos. Vivência prática como executivo em instituições financeiras e gestoras de investimento; participante de conselhos das principais entidades de regulação e autorregulação do mercado financeiro e dedicação ao ensino e à pesquisa acadêmica dentro e fora do Brasil. No mercado de capitais autou como Superintendente e Diretor de Gestão de Corretoras e Assets. Em 2008 fundou e foi o Diretor de Gestão de Investimentos da Fiere Investimentos, uma Asset, que tinha foco em Gestão de Fundos de Ações e Gestão de Carteira de Clientes. Ingressou no mercado bancário em 1990 com Analista Econômico-Financeiro no BEMGE, chegando à Diretoria do Credireal em 1992 e finalizando na área de investimentos internacionais, na matriz do Banco Bilbao Viscaya em Madrid, em 1998. Desde 2005 atua como consultor de Wealth Planner, ajudando a famílias empresárias a organizarem e planejarem seu patrimônio. Em 2002, foi o primeiro estrangeiro a obter um título de Doutor pelo Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade de Zaragoza, na Espanha. É mestre em Contabilidade internacional pela Universidade de Zaragoza, especialista em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro e possui MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec. É autor do livro “Mercado de Capitais”, Editora GEN|Atlas, 2001. Hoje em sua 9ª ed. é considerado a mais consagrada obra de mercado de capitais.
Trinta anos de experiência como membro de conselho, CEO, CFO, banqueiro de investimentos, professor de ESG (Ambiental, Social e Governança) e Finanças, com experiência em Desenvolvimento Bancário, Private Equity e Impact Investing. Mantém relações duradouras com empresas corporativas, instituições financeiras e organismos multilaterais em toda a América Latina. Envolvido diretamente na estruturação de transações de dívida e capital que totalizam mais de USD 20 bilhões no Brasil e no exterior.
Professora Convidada da Fundação Dom Cabral. Área de atuação: Governança Corporativa; Ética; Diversidade. Doutorado em Direito Comercial, pela USP - Universidade de São Paulo, 2016. Mestrado em Direito, pela FGV, 2011. Graduação em Direito, pela PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. Possui experiência no aprimoramento de modelos de governança, compliance e diversidade de diversas empresas.É sócia-fundadora da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva. Foi consultora de Internal Audit, Regulatory & Compliance Services da KPMG Risk Advisory Services no Brasil e Coordenadora do Audit Committee Institute da KPMG no Brasil. Foi Coordenadora de Projetos do IBGC e participou ativamente de Comissões que elaboraram documentos referência de governança corporativa no Brasil.
Participar do programa foi uma experiência extraordinária, pois proporcionou uma visão bem realista e fiel do propósito e do funcionamento de um Conselho de Administração. Além disso, me preparou para as circunstâncias que advêm de uma importante posição como essa. Após o curso, me sinto preparada para a atividade. Parabéns à Fundação Dom Cabral por trazer para a sala de aula problemas atuais e reais, trabalhando em conjunto às soluções, e também pela excelência na escolha dos
profissionais. Fiquei maravilhada com o programa.
Mariella Florentino Garcia Pavesi, presidente do Conselho de Família, Grupo Algar
Meu primeiro contato com a FDC foi neste programa e gostaria de parabenizar a instituição pela dedicação e comprometimento para que os executivos que buscam seu desenvolvimento tenham uma experiência completa, dinâmica e rica em conteúdo. O PDC foi fundamental para minha nova fase profissional, levantando temas de extrema importância, sempre alinhando o lado acadêmico com a realidade das empresas brasileiras e ressaltando o papel do conselheiro, suas responsabilidades/obrigações e seu relacionamento com sócios/acionistas, demais conselheiros e a própria empresa.
Michele Shen Lee, conselheira da Alibem Alimentos S.A.
Atuando fora do Brasil há muitos anos e membro de Conselhos de várias empresas com histórias e culturas diferentes, era absolutamente necessário participar do PDC, mas o importante foi ter vivenciado tanto conhecimento sobre o tema, ter tido a oportunidade de ouvir profissionais do mais alto gabarito, ter compartilhado tantas experiências e, sem dúvida, entender quão importante são para o futuro empresarial programas como este.
Ricardo Frederico Buarque Barbosa, VP Regional Africa, Intercement Brasil S.A.
A participação no programa foi fundamental para a melhor compreensão do papel a ser desempenhado, das responsabilidades e dos riscos envolvidos na função de conselheiro. A abordagem apresentada pelos professores é realista e condizente com a situação da maior parte das companhias brasileiras. Entender o papel que uma boa estrutura de governança tem no presente e no futuro das companhias é uma competência que todo profissional deveria se esforçar para adquirir, e o programa tem muito a contribuir neste sentido.
Osmar Lima, gerente do Departamento de Investimento (DEIN), BNDES – Área de Capital Empreendedor (ACE)
Desenvolvido para promover uma profunda compreensão sobre as responsabilidades do Conselho de Administração (CAD), o PCD é uma formação que estimula a reflexão e a aplicação prática em um ambiente ideal para os participantes construírem e ampliarem ainda mais as suas redes de contatos de alto nível.