A Magnetron é a grande vencedora, na categoria Indústria, do prêmio Top de Marketing 2014

26/11/2014
A Magnetron é a grande vencedora, na categoria Indústria, do prêmio Top de Marketing 2014 | JValério
Conheça a história do case campeão na categoria Indústria A Magnetron é a grande vencedora, na categoria Indústria, do prêmio Top de Marketing 2014, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR). O case “Guiados pelo Desafio” foi reconhecido como o mais completo entre os concorrentes. “O resultado é de todos que diariamente continuam construindo nossa marca e respeitando seus valores que são nossos alicerces. Quando se trabalha com um objetivo comum, no qual todos sentem-se como parte de uma orquestra, não desafinando e tendo consciência da sua importância, chegamos a um resultado maravilhoso. Conseguimos imprimir literalmente nossa marca nesta campanha, sendo uma marca inspiradora, que conversa com seu cliente. O prêmio traduz a dedicação, o trabalho, a criatividade e também a sensibilidade de entender essa nação duas rodas”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron. Criada em 1960, em Joinville (SC), a Magnetron, com sede em São José dos Pinhais (PR), é hoje uma das maiores empresas do segmento em Sistemas de Ignição e Energia para motos e outras aplicações. Está no DNA da Magnetron a inquietação e a busca pelo desafio como veículos de superação e crescimento. Por isso, desde de 2013, a empresa vem empreendendo uma série de esforços a fim de realizar uma verdadeira revolução em termos de Marketing e Comunicação, dando continuidade às transformações ocorridas desde a mudança da marca. E o desafio, desta vez, seria tão grande quanto emocionante. “Nós somos guiados pelo desafio diariamente, assumimos responsabilidades, metas, atitudes comprometidas com isso em cada uma de nossas tarefas. Por isso o trabalho do Marketing é consistente, porque não é apenas uma imagem ‘construída’. O que fazemos com a nossa comunicação é apenas a ponta de um iceberg de base muito larga, um discurso muitíssimo alinhado com o nosso “jeitão” de ser, e é por isso que acredito que esteja sendo tão amplamente percebido. Não é discurso: é valor. Não é parecer: é ser”, afirma Michelle Martins Pinto, gestora de Marketing da Magnetron. O grande desafio do departamento de Marketing da empresa era: Como uma marca que atua em um mercado com poucas diferenciações de produto pode se tornar desejada, respeitada e preferida? Então, como objetivo principal, estabeleceu-se tornar a marca mais conhecida (notoriedade), desejada (identificação e intenção de compra) e preferida (compra e fidelização) pelos diferentes públicos com os quais interage. A ideia foi então encontrar um caminho eficaz para falar com os diferentes targets da marca e atingir todos os objetivos traçados, combinando: publicidade, relacionamento, promoção e ações internas. Tudo foi feito com o apoio da agência Taste, em parceria com o departamento de Marketing da Magnetron. O principal produto trabalhado na comunicação da Magnetron em 2013 foi a linha de Velas de Ignição, reconhecida por sua alta qualidade e bastante competitiva no mercado. Os resultados das pesquisas ajudaram a elaborar uma campanha que refletia a postura da Magnetron em uma linguagem adequada ao seu público-alvo. Um tom que falava de maneira clara e direta com essas pessoas e que gerou imediata identificação. A tatuagem foi escolhida como principal símbolo visual da campanha. Muito familiar aos motoprofissionais, a forma de arte corporal e de expressão de valores foi uma verdadeira ponte para ligar a Magnetron ao seu target principal, expressando sensações e sentimentos como coragem, garra, atitude, força, ousadia, virilidade e modernidade. O conceito trabalhado traduzia a forte relação que existe entre o motociclista e sua moto (praticamente um conjunto inseparável) na frase: “Toda paixão começa com uma faísca”. No total, foram investidos em meios impressos R$ 474.303,66. Um montante histórico na comunicação da marca. Além disso, a campanha foi replicada fortemente no meio on-line, através de mídia digital e interação nos canais digitais da Magnetron. Em programas de TV o investimento total em inserções foi de R$ 503.125,00. A maior prova de que a campanha de Velas cumpriu com o papel de comunicar a sua mensagem dentro de uma linguagem com a qual o público se identificou foi a resposta obtida junto ao casal gaúcho Bochão e Andréia. Em julho de 2014, o casal entrou em contato com a Magnetron, por meio do Facebook, compartilhando com a equipe da empresa uma foto da sua mais nova tatuagem. Para surpresa de todos, eles haviam feito um desenho exatamente igual à tattoo que ilustrava o anúncio da marca, veiculado em revista. Na tatuagem também se lia a mesma chamada da peça: “Toda paixão começa com uma faísca”. A Magnetron não parou por aí e criou ainda ações de relacionamento em educação, com canais de comunicação para orientar e instruir motomecânicos no uso dos produtos da marca, trabalhou com o público interno oferecendo programas de incentivo aos colaboradores da empresa e atuou rigorosamente em ações sociais e de educação ambiental. Resultados concretos A campanha de comunicação “Guiados pelo Desafio” impactou positivamente tanto nas receitas operacionais bruta e líquida da empresa, quanto no seu volume de vendas. A Receita Operacional Bruta da Magnetron passou de R$ 68.304 milhões em 2012 para R$ 76.768 milhões em 2013 (crescimento de 12,4%), um ótimo resultado em um ano no qual o segmento de motocicletas registrou estagnação (segundo ABRACICLO) e crise nas vendas (queda de – 7,5% segundo FENABRAVE). Para a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), que representa os lojistas, 2013 foi o pior dos últimos 7 anos para a venda de motos. Já em 2014, considerando-se os resultados fechados de janeiro a setembro mais o projetado para o último trimestre, a Magnetron prevê uma Receita Operacional Bruta de R$ 94.020 milhões, o que indica um impressionante aumento de 22,5% sobre a ROB de 2013, em um ano no qual, novamente, o mercado de motocicletas prevê estagnação. A Receita Operacional Líquida também deu um salto, passando de R$ 50.595 milhões em 2012 para R$ 59.317 milhões em 2013 – aumento de 17,2%. Em 2014, o ROL da Magnetron deverá atingir os R$ 71.553 milhões, um crescimento de 20,6% em relação ao ano de 2013. “Para falar do Marketing e das suas estratégias adotadas, e para mencionar apenas o marketing digital, se fizermos um benchmark rápido, falando de branding e de engajamento podemos citar o maior veículo especializado de comunicação do segmento (Revista Duas Rodas) e a referência de share-of-mind em motorcycles (Harley Davidson do Brasil) em número de likes no Facebook: Revista Duas Rodas: 66.900 like Harley Davidson do Brasil: 263.000 likes Magnetron: 281.000 likes E sobre os resultados da empresa, tenho certeza que números como 502% de crescimento na Receita Operacional Líquida nos últimos sete anos, um portfólio de 1600 produtos em linha e o lançamento, em média, de 190 novos produtos a cada ano, já dizem muito sobre quem somos e para onde caminhamos, diariamente, Guiados pelos Desafios”, analisa Michelle Martins Pinto. A festa de entrega do prêmio Top de Marketing deste ano será no dia 24 de novembro (segunda-feira), no Clube Curitibano. Além da entrega dos trofeus aos ganhadores por categoria, será revelado o vencedor do "Grand Prix", trofeu concedido à empresa que recebeu a avaliação mais alta da comissão julgadora, formada por especialistas das áreas de comunicação, marketing e vendas. (http://www.magnetron.com.br/noticias/magnetron--e-top-de-marketing/)
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