Blog

Por que investir na capacitação dos colaboradores?

Postado em 10 de fevereiro de 2020 por JValério
capacitação- colaboradores

Fornecer treinamentos e cursos aumenta a produtividade e a motivação da equipe 

O bom desempenho de uma empresa depende de colaboradores capacitados, que acompanhem as novidades do mercado, estejam motivados para alcançar a excelência e, consequentemente, prontos para atingir resultados importantes para o fortalecimento do negócio. Uma forma eficiente de garantir na empresa um nível elevado de capital humano (conjunto de conhecimentos e habilidades que geram valor para o indivíduo) é promover e incentivar a capacitação da equipe. Por meio de treinamentos é possível aproveitar as potencialidades dos profissionais e promover o desenvolvimento deles, o que, consequentemente, agrega valor para a organização. A JValério FDC listou cinco motivos para começar a investir na capacitação dos colaboradores da sua empresa:

  • Aumento da produtividade

Esse fator ocasiona um ambiente de trabalho mais leve e tem reflexos positivos na produtividade da equipe. Oferecer conhecimento, além de salário e benefícios básicos, impacta positivamente o rendimento dos funcionários em suas tarefas. Além disso, eles estarão mais preparados e focados. 

  • Motivação dos funcionários 

A capacitação é capaz de gerar os sentimentos de motivação, lealdade e engajamento. Quando os funcionários se sentem valorizados com o investimento que a empresa faz neles, trabalham mais felizes e empenhados. Além disso, aumenta sua relação de gratidão com a empresa. 

  • Diminuição da rotatividade 

A grande rotatividade de funcionários é um dos principais pontos que enfraquecem a cultura organizacional. Gera gastos, tempo para contratar funcionários, para treiná-los, entre outros. Proporcionar cursos para os colaboradores pode ser uma saída para evitar a rotatividade de funcionários. Capacitar os funcionários para desempenharem novas atividades ou até assumir novos cargos faz com que eles sintam-se importantes para a empresa e queiram crescer junto com ela.

  • Aumento de ideias inovadoras

Com a realização das capacitações, a probabilidade dos colaboradores contribuírem mais com a melhoria de processos, gerando ideias inovadoras, aumenta. Isso acontece porque a equipe começa a descobrir novos conhecimentos na sua área profissional. Um exemplo são empresas como Disney e Google, que promovem maratonas tecnológicas, os hackathons, entre os funcionários. Nesses eventos, os participantes constroem ideias de produtos ou serviços para a organização. Lá, os funcionários conseguem pensar em novos projetos, estratégias mais eficientes e possibilidades que podem transformar positivamente os rumos da empresa.

  • Destaca os valores da empresa 

Gestores estão sempre em busca do “dream team”, afinal, uma equipe formada por profissionais que tenham as habilidades técnicas e emocionais certas para o modelo de negócios alcança melhores resultados. Tudo isso se reflete diretamente no atendimento ao cliente e na eficiência do trabalho realizado, dando mais visibilidade e competitividade para a empresa. 

Para atender as demandas específicas de cada empresa, a JValério FDC desenvolveu soluções customizadas, como workshops, treinamentos, coaching profissional e mentorias. A empresa agenda uma reunião para apresentar suas necessidades e expectativas e a equipe JValério FDC elabora uma proposta de ação com foco no desenvolvimento de potencialidades. Todo o trabalho é articulado com um time de especialistas em áreas como finanças, estratégia, desenvolvimento gerencial e liderança. Saiba mais pelo link

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato