Inovação para o Empreendedorismo, tema do encontro de Março do Programa Fórum Empresarial da JValério FDC de 2019

01/04/2019
Inovação para o Empreendedorismo, tema do encontro de Março do Programa Fórum Empresarial da JValério FDC de 2019 | JValério

Durante o encontro, Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral, instigou os empresários e gestores presentes sobre a aplicação da inovação real em seus respectivos negócios. Grupos de empresários foram distribuídos para a realização de atividades práticas, que visavam mostrar o nível e tipo de inovação de cada empresa, bem como ampliar os horizontes para incentivar os profissionais a aplicar novos conceitos dentro das empresas.

Segundo Hugo, a inovação é algo opcional e que, apesar de transformadora, nem sempre se aplica ao modelo de negócio da sua empresa. Além disso, o professor da FDC mostrou exemplos de empresas que, mesmo com segmentos e produtos principais bem definidos (como a Google), criam soluções inovadoras para se destacar no mercado.

Projetos como o da IBM Watson, tecnologia de computação cognitiva da IBM, mostraram como esse tipo de inovação revoluciona diversos serviços e, também, modelos de negócios.

Segundo dados apresentados durante a palestra, 72% das empresas brasileiras inovam apenas para a excelência operacional. Muitos deixam de lado o foco nos clientes ou resolução de problemas. "Quem inova, deve ter 10% do seu tempo livre para isso", diz Hugo.

A diversidade também é o principal ponto para a inovação, devendo ser escutadas ideias e pessoas diferentes, saindo do tradicional. "Inovação não é algo rápido, muito menos barato, porém, é necessário. Todo mundo deve gerar ideias, a grande questão é conseguir filtrá-las", conclui Hugo Tadeu.

O encontro contou com representantes das empresas Anker Solutions, Condor, Contabilize, Grupo BRT, Grupo Services, Helisul, Humans at Work, Instituto Gisele Coach, Laborclin, Lowçucar, Nossa Saúde, Pizzattolog, PontoCom Agência de Internet e WP Lab.

O Fórum Empresarial

É um Programa da Fundação Dom Cabral, realizado em Curitiba, por sua associada JValério. O Programa conta com encontros mensais de executivos de empresas clientes do Programa, conduzidos por um especialista de mercado que apresenta o tema e proporciona discussões sobre ele, linkando teoria, prática e favorecendo a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. Um dos objetivos é instigar os executivos a pensarem sobre novas práticas para aplicar em seus negócios.

Participe você também do Programa Fórum Empresarial. Saiba mais sobre como participar, neste link.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER