Resiliência, agilidade e propósito são diferenciais das famílias empresárias

01/06/2022
Resiliência, agilidade e propósito são diferenciais das famílias empresárias | JValério

Veja no post de hoje quais características peculiares contribuíram para as empresas familiares ultrapassarem as barreiras impostas pela crise da Covid-19; cenário de Guerra também coloca gestores em alerta 

Numa suposição que as 500 maiores empresas familiares do mundo fossem uma nação, elas estariam posicionadas como a terceira maior economia do planeta. Se os resultados fossem somados, a receita dessas organizações chegaria a US $7,28 trilhões por ano. O levantamento é da “Family Business Index 2021”, realizado pela consultoria global EY em parceria com a Universidade de St. Gallen, na Suíça. 

As empresas familiares possuem uma peculiaridade em relação às demais: os laços sanguíneos e emocionais tornam a gestão desse tipo de negócio ainda mais complexa. No entanto, elas resistiram bem à pandemia e comprovaram que sabem enfrentar crises com resiliência. E, agora, têm um novo desafio: se preparar para as adversidades num cenário de Guerra. O conflito europeu envolve sanções econômicas e alerta gestores para a importância de buscarem fornecedores alternativos para não depender de produtos importadores e que desabasteçam a cadeia produtiva. 

Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, acredita que a agilidade na tomada de decisões é mais uma característica das famílias empresárias. “Especialmente durante a Covid-19 elas demonstraram rapidez para reagir diante de tantas mudanças abruptas e aproveitaram as dificuldades para solidificar seu sistema de gestão. O esforço para acompanhar as transformações tecnológicas e nas operações foi compensador e trouxe à tona a preocupação com outros fatores, que ganharam os holofotes na rotina dessas organizações, como o processo sucessório, a definição e a comunicação de um propósito claro e o legado. Podemos dizer que as famílias empresárias estão mais fortes no cenário pós-pandemia”, aponta. 

A Delloite apresentou uma série batizada de “A empresa familiar resiliente”, que aponta as características intrínsecas às famílias empresárias e que podem posicioná-las para o crescimento. Confira quais são: 

Propósito e Confiança

Definição de propósito em empresas familiares

Empresas que querem construir uma boa reputação precisam se engajar com seu público alvo e com a comunidade onde estão inseridas. Além do lucro, negócios bem-sucedidos são aqueles que conseguem se conectar com o cliente. E é aí que está a definição do propósito: é ele que deve nortear o planejamento. 

A crise da Covid-19 enfatizou essa preocupação porque colocou as pessoas no centro: mudou a forma das empresas se relacionarem com seu público interno, externo e com o mercado. Colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e as demais partes interessadas devem ser impactados pela imagem de uma marca.

Governança

Processo de governança em empresas familiares

Como falamos no início desse post, as empresas familiares precisam balancear dois pesos: a evolução do negócio e os anseios do grupo familiar. Esse é um dos maiores desafios das famílias empresárias. Para que não haja um conflito de interesses capaz de ameaçar a organização, é necessário investir em um sistema de gestão robusto. 

A pandemia deixou um legado importante neste quesito e mostrou a importância das boas práticas de gestão e enfatizou que é preciso ser ágil e se adaptar às mudanças para prosperar. O aprimoramento deve ser constante na gestão empresarial.

Escolher uma causa para chamar de sua

Definição de objetivo estratégico para empresas familiares

A empatia é uma das grandes lições da pandemia para o mundo inteiro. As marcas que aproveitaram a crise para promover ações sociais ganharam relevância. Agora, passada a ajuda emergencial, é hora de definir quais serão as causas apoiadas e que investimentos filantrópicos podem ser realizados. A pandemia foi apenas o ponto de partida para a inclusão de projetos sociais no planejamento das empresas. 

Modalidade de trabalho

Regime de trabalho em empresas familiares

O termo “local de trabalho” ganhou um novo significado na pandemia. Os escritórios se esvaziaram e a modalidade home office teve que ser implementada às pressas. A Covid-19 acelerou esse movimento e abriu as portas para o regime híbrido, que se tornou uma realidade para grande parte das empresas. 

Planejamento ambidestro

Plano de crescimento para empresas familiares

Para que sejam relevantes, as empresas familiares precisam pensar além do planejamento estratégico, que prevê ações a curto prazo. Além de pensarem em estratégias para se recuperar da crise, não podem perder de vista as projeções para a próxima década e o posicionamento que desejam alcançar até lá. 

Deliberações sobre IPO

Como fazer IPO em empresas familiares

Abrir o capital pode ser uma alavanca de crescimento. As vendas de ações ao público ganharam a atenção de muitas empresas, mas exigem uma análise cautelosa. Por isso, “oferta pública inicial”, conhecida como IPO (abreviação da sigla em inglês “initial public offering”) deve ser avaliada o quanto antes.

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