O impacto da longevidade nas carreiras do futuro

05/04/2022
O impacto da longevidade nas carreiras do futuro | JValério

Estudo da FDC lista profissões que que serão requisitadas nas próximas décadas e que podem ser porta de entrada para abertura de novos negócios com foco na economia prateada

Quais são as 10 profissões do futuro quando pensamos que o crescimento da expectativa de vida e o envelhecimento irão fomentar novas carreiras? Apesar de que as previsões do impacto da longevidade descrevam cenários de 2030 ou 2050, a realidade desta década já revela novas demandas da população em virtude das mudanças demográficas na pirâmide etária no Brasil.

Para se ter uma ideia, a carreira que mais cresceu na última década foi a de cuidador de idosos. Em dez anos, o País passou de 5.263 cuidadores (2007) para 34.051, em 2017 – segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Trata-se de um crescimento expressivo, de 547%, mas que ainda não acompanha a velocidade do mercado no que diz respeito à necessidade de encontrar profissionais qualificados para cuidar da população madura.

O TrendBook Sociedade é um mapeamento que compõe o terceiro eixo do projeto FDC Longevidade – iniciativa da Fundação Dom Cabral (FDC), com apoio técnico da Hype50+ e patrocínio da Unimed BH, e que traz uma lista das 10 profissões ligadas à longevidade populacional.

Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, associada à FDC no Paraná, interior de São Paulo e Rondônia, sugere que as nuances da chamada “economia prateada” é um assunto que deve estar na agenda das organizações, desde já. “Quando falamos em planejamento ambidestro, que deve olhar simultaneamente para o planejamento estratégico de curto prazo e para o que a companhia quer se tornar nos próximos 10 anos, temos que compreender quais são os anseios e as necessidades da sociedade no futuro. E, neste sentido, o Trend Book Sociedade cumpre o papel de abrir os olhos as lideranças para prática de inovação, empreendedorismo e pesquisa de tendências para as próximas décadas”, opina Oliveira.

Para ele, o levantamento deixou bem claro que o envelhecimento da população apresenta oportunidades reais, que devem ser disseminadas entre os gestores de grandes marcas, indústrias e governos. “Para a antecipar-se a revolução causada por um público emergente e com poder aquisitivo, temos que revisitar conceitos, quebrar padrões e discutir tabus”, avalia Oliveira.

Ressignificado

A longevidade está ressignificando como enxergamos a nossa sociedade no futuro. A nova realidade está logo ali, quase no alcance de nossas mãos: daí a necessidade de conhecer a fundo essa geração da qual faremos parte. “O nosso objetivo, como parceira da FDC, é colocar a longevidade em perspectiva. Conhecer esse público, dentro das nossas possibilidades em 2022, é projetar o mundo nos negócios para o amanhã”, reflete o diretor executivo.

Confira agora quais são as profissões que nascerão num futuro próximo para atender o público 60+, que forma a economia prateada:

CUIDADOR DE IDOSOS –  Auxilia nas tarefas domésticas para garantir o bem-estar da pessoa idosa. Higiene pessoal, suporte no cuidado médico e acompanhamento em consultas são atribuições do trabalho.

GERIATRA – Médico especialista no tratamento de idosos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da longevidade. Atua ao lado de enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos.

GERONTÓLOGO – A Gerontologia estuda o processo de envelhecimento pela perspectiva social, psicológica e biológica.

TERAPEUTA OCUPACIONAL – Costuma trabalhar em Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPIs), clínicas e hospitais, apoiando essa população para manter sua autonomia na sua rotina, a partir das habilidades, limitações e quadros de saúde de cada pessoa.

CONSELHEIRO DE APOSENTADORIA – Essa é uma das 10 tendências de profissão do futuro, segundo a Fundação Instituto Administração (FIA). Além do planejamento financeiro, esse profissional apoia na decisão de alternativas de investimento, escolha de plano de saúde, plano de carreira e programação do tempo.

CONSULTOR DE BEM-ESTAR PARA IDOSOS –  Profissional interdisciplinar, sem uma formação própria, essa profissão combina conhecimentos diversos de finanças, recursos humanos e até saúde e bem-estar. Pessoas formadas em Gerontologia ou terapia ocupacional podem exercê-la.

BIOINFORMACIONISTA – Vindo da Biomedicina, esse profissional combina as informações genéticas com a metodologia clínica para desenvolver medicamentos personalizados cada vez mais eficientes para doenças genéticas.

CUIDADOR REMOTO – Conhecido como Walker/Talker, por meio de uma plataforma on-line, essa pessoa é contratada para passar um tempo com os idosos, praticando a escuta ativa e a conversa, para diminuir a solidão e manter ativa sua sociabilidade.

CURADOR DE MEMÓRIAS PESSOAIS – O trabalho envolve desde a investigação de notícias e biografias para pessoas que perderam a memória até criação de biografias, perfis póstumos, histórias de famílias e empresas. O resultado pode ser entregue na forma de livro, filme ou uma experiência em realidade virtual.

ESPECIALISTA EM ADAPTAÇÃO DE CASA – Com a tendência de Aging in Place, é cada vez mais necessária a adaptação de casas de família para atender às necessidades dos idosos. As modificações vão do tipo de piso à altura da prateleira, largura dos corredores e adaptação do banheiro. Média salarial: não há, mas pode ser comparada a de um arquiteto ou gerontólogo.

Fonte: TrendBook Sociedade, FDC.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER