Como os OKRs contribuem com a jornada da transformação do seu negócio

09/03/2023
Como os OKRs contribuem com a jornada da transformação do seu negócio | JValério

Metodologia ajuda a identificar objetivos claros e mensuráveis, que contam por sua vez com métricas majoritariamente quantitativas para confirmar se as metas foram atingidas

Os OKRs são uma ferramenta ágil e moderna para o planejamento de organizações. Essa metodologia de gestão faz uma ponte entre a estratégia e a execução em empresas de diferentes perfis e portes e contribui, sobretudo, com o alinhamento de esforços e prioridades das equipes para o alcançar os objetivos - tanto o de cada departamento quanto da organização, como um todo.

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results, traduzido para Objetivos e Resultados - Chave.Assim como o próprio nome sugere, a ferramenta ajuda a identificar objetivos claros e mensuráveis, que contam por sua vez com métricas majoritariamente quantitativas, que confirmam se aqueles indicadores foram atingidos.

O pai dos OKRs é Andy Grove, ex-CEO da Intel, e ele resume bem a importância da ferramenta no que diz respeito às urgências, ou seja: as ações que a empresa deve implantar naquele momento para dar um salto de qualidade num período curto de tempo. “Alguns poucos objetivos extremamente bem escolhidos transmitem uma mensagem clara ao que dizemos ‘sim’ e ao que dizemos ‘não’”. (Fonte: “Avalie o que importa - Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”).

Caso você ainda não conheça essa metodologia, pode pensar que ela é apenas mais uma forma de melhorar o planejamento do seu negócio. Mas não é só isso: os OKRs são uma ferramenta valiosa principalmente porque desafia nosso modelo mental de planejamento e os paradigmas disso a longo prazo.

 Ademais, em cenários de volatilidade e altíssima concorrência, com o qual convivemos na atualidade, é necessário rever as estratégias com frequência, e essa é mais uma vantagem dos OKRs, que podem ser aplicados em ciclos de 45 dias, três meses ou seis meses. A metodologia incentiva, inclusive, a revisão das metas.

Os OKRs podem ser compartilhados com todo o time e esse é mais um diferencial importante do modelo porque permite que cada colaborador visualize com clareza a importância do seu trabalho para o atingimento das metas do negócio. Confira a seguir os principais atributos dessa metodologia, que é utilizada por gestores do mundo todo.

Todos na mesma direção

Com os OKRs as lideranças conseguem alinhar o time para remar na mesma direção. A metodologia facilita a comunicação porque apresenta com clareza quais são os objetivos da organização e suas prioridades com prazos mais curtos e desafiadores, além das ações que precisam ser colocadas em prática para que os resultados sejam atingidos

Esse direcionamento incentiva cada membro da organização ou gestores de departamentos a terem autonomia para cumprir seu papel. Como todas as ações são mapeadas, os colaboradores conseguem acompanhar todos os processos que estão sendo realizados para que a empresa atinja um objetivo comum.

Por essa razão, os OKRs acabam se tornando também uma ferramenta de gestão de pessoas, contribuindo para a cultura de transparência na organização. Quando cada um vê, no papel, a importância da sua função para que as metas sejam atingidas, é mais fácil gerar o sentimento de pertencimento e, consequentemente, o engajamento e a motivação dos colaboradores.

“Quando você concede aos funcionários da base de hierarquia acesso a informações que em geral são reservadas aos executivos de alto nível, eles realizam mais tarefas por conta própria. Eles trabalham mais rápido sem parar para pedir informações e aprovações. Eles tomam melhores decisões sem precisarem de indicações superiores”, revela o Reed Hastings, CEO da Netflix.(Fonte: “Avalie o que importa - Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”).

Foco no resultado

Com os OKRs há uma separação clara daquilo que é uma tarefa e do que é o resultado. Ou seja: ele mostra os passos que devem ser seguidos para que uma meta seja cumprida. Essa estrutura suscita perguntas que conseguem nortear o trabalho das equipes e ajuda a mapear as tarefas que são realmente importantes para gerar impacto no negócio.

Outro valor gerado pelos OKRs é que eles incentivam o acompanhamento dessas tarefas e a revisão constante das ações, o que ajuda a equipe a manter o foco e não perder tempo com aquilo que não é necessário para chegar ao objetivo final.

Em meio às urgências do dia a dia, as respostas para duas perguntas ajudam a definir com assertividade os OKRs para um determinado ciclo. São elas:

  1. Para avaliar o que importa: “Qual é a coisa mais importante para nós para os próximos três, seis, ou doze meses?
  2. O que realmente precisa ser feito para que nossos objetivos sejam cumpridos?

A simplicidade dos OKRs é mais um estímulo para que a ferramenta seja adotada em todos os departamentos das organizações.

Aprendizado coletivo

Devido à sua transparência, os OKRs são uma forma de reflexão e aprendizado tanto na esfera individual quanto coletiva. Não se trata de apontar erros, mas de observar formas para melhorar a implementação dos OKRs nos próximos ciclos. Como já dissemos anteriormente neste post, a ferramenta é aplicada por curtos períodos de tempo e os check-ins semanais também ajudam a equipe a não se desvirtuar dos objetivos.

Mais uma dica na hora de elaborar os OKRs: objetivos conservadores impedem a inovação. São os resultados-chave bem definidos que empurram a empresa para o progresso e nos ajudam a sair da zona de conforto. Para saber mais sobre a aplicação dos OKRs, de forma bem exemplificada, leia esse post.

Especialistas na metodologia também acreditam que propor metas desafiadoras são importantes para melhorar o desempenho das pessoas: quanto mais difíceis elas forem, maior será o empenho das equipes para cumpri-las. Essa é uma forma de testar a capacidade criativa dos colaboradores. Mas só vale se as empresas concederem a eles a liberdade para fracassar, sem punições. Afinal, os OKRs pretendem estimular melhorias contínuas em busca de resultados extraordinários e não o apontamento de erros.

As obras “Avalie o que importa - Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs” e“Os OKRs e as métricas exponenciais” são fontes de leitura que mostram como os OKRs auxiliaram organizações a superarem seus desafios e alcançarem melhores resultados, além de ensinarem a aplicação da ferramenta.

Como empresas e pequenos porte podem implementar ferramentas de gestão

Os OKRs são uma ferramenta simples e acessível, que pode ser implementada em empresas pequenas. Essa solução é uma das ferramentas apresentadas para os gestores durante o PAN - Programa de Aceleração de Negócios.

A solução é oferecida pela JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e ajuda pequenas empresas a conquistarem resultados no curto prazo. O programa é pensado para a verdadeira realidade dos pequenos empreendedores, ou seja, ele direciona todos os seus esforços para gerar resultados imediatos. Assim, ele aumenta a rentabilidade do seu negócio, utilizando um plano de aceleração que guia o desenvolvimento da empresa.


O PAN é para administradores, empreendedores e gestores que estão atrás de mais performance, mais crescimento, mais desenvolvimento e mais lucratividade.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER