Análise financeira: o que é e qual a sua finalidade?

10/05/2023
Análise financeira: o que é e qual a sua finalidade? | JValério

Conhecer com profundidade as finanças é primordial para quem quer expandir sua empresa ou sanar dívidas para alcançar a saúde financeira

A análise dos dados financeiros é o ponto de partida para a tomada de decisões nas empresas. Na teoria, os gestores sabem sobre a importância das informações contábeis que correspondem a um atestado da saúde financeira de um negócio. No entanto, na prática, poucos brasileiros usam o processo de análise financeira para gerir sua organização.

A análise financeira ou análise econômica pode ser definida como o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Essa ferramenta da contabilidade é uma forma de medir o desenvolvimento de um negócio e analisar sua capacidade na geração de lucro através de indicadores. Aliás, a afirmação “quem não mede não gerencia” é um mantra do universo corporativo. Afinal, é por meio da análise das finanças - positivas ou negativas -  que os gestores conseguem tomar decisões assertivas de curto, médio e longo prazos.

Elementos que compõe a análise financeira

A análise financeira é composta de pontos específicos que ajudam a avaliar a capacidade de geração de lucros e a estabilidade de uma empresa. São eles:

Custo fixo

São aqueles valores que estão presentes na planilha todos os meses e que não são alterados, independente da sua produção. O acompanhamento dos custos fixos deve ser feito regularmente e seu impacto para a saúde financeira do negócio deve ser avaliado.

Custo variável

São aqueles que variam de acordo com a produção ou o volume de vendas, em um determinado período de tempo, influenciando diretamente nos valores dos produtos. São custos variáveis: matérias-primas, comissões de vendas, insumos, entre outros.

Lucro Operacional

É a apuração dos lucros após deduzidos todos os custos fixos e variáveis.

Margem de contribuição

Essa é a quantia em dinheiro que sobra da Receita que se obteve através das vendas após a retirada dos custos e despesas variáveis. A margem de contribuição possibilita uma análise do ponto de equilíbrio e da lucratividade de um negócio. Quanto maior a positividade deste índice, melhor será a saúde de sua empresa.

Preço de Vendas

Essa é uma das primeiras avaliações que devem ser feitas pelo gestor. Os preços de seus produtos e serviços devem ser definidos estrategicamente e levar em conta fatores de competitividade, visão do consumidor, posições frente aos concorrentes, lucratividade e a procura pelo produto ou serviço.

Faturamento

Representa o volume de vendas.

Crescimento

É equivalente ao crescimento patrimonial da empresa, representado pela análise do patrimônio líquido, o crescimento dos volumes de faturamento e até mesmo o aumento da estrutura empresarial.

Indicadores Econômicos

Por meio dos indicadores econômicos são conhecidas as comparações do desempenho durante certo período de tempo. Eles avaliam se as escolhas tomadas foram assertivas e apontam eventuais erros que poder ser corrigidos para melhorar o desempenho de uma organização. Confira o quadro dos principais indicadores econômicos:


Todos esses fatores, que compõem a análise financeira de uma empresa, é que irão determinar o avanço do negócio, como a expansão para outros mercados (internacionalização) ou até mesmo para estabelecer um período para o fim do endividamento. Para alcançar esses objetivos, os gestores devem adotar as metas financeiras. Saiba a importância delas no tópico a seguir.

Próximo passo: estabelecer metas financeiras

As metas financeiras podem ser definidas como os objetivos da empresa em relação à quantidade de capital (dinheiro) que deve ser acumulada dentro de um tempo determinado.

As metas financeiras bem definidas ajudam os gestores a nortear os gastos e destinar melhor os recursos para chegar até um objetivo.

Além de estabelecer uma meta, é preciso ter um plano de ação sólido para garantir o sucesso do seu planejamento. Isso inclui estabelecer orçamentos, monitorar gastos, investir de forma recorrente e tomar medidas para corrigir qualquer desvio de curso.

Como tirar a análise financeira do papel?

Se você compreende a importância de fazer a análise financeira do seu negócio, mas não domina todos os elementos ou não tem uma metodologia para começar, invista no curso Gestão Econômico-Financeira que a JValério Gestão e Desenvolvimento realiza no mês de junho, em Curitiba. Adquirir conhecimento a respeito do tema transformará a maneira de enxergar seus negócios e ajudará a tomar decisões assertivas no planejamento da organização, bem como traçar estratégias mais eficazes para obter melhores resultados comerciais.

A solução irá apresentar os fundamentos das finanças e a otimização da gestão. Os participantes irão melhorar a capacidade de avaliação das performances econômica e financeira, a fim de contribuir para a melhoria do desempenho das atividades organizacionais.

O objetivo do conteúdo é desenvolver uma visão integrada da gestão de demonstrativos contábeis, indicadores financeiros, custo e orçamento. Isso possibilita que o gestor consiga enxergar mais amplamente as práticas organizacionais e melhore tanto a tomada de decisões quanto a sua performance.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER