5 dicas para melhorar o desempenho do seu negócio no e-commerce

19/05/2023
5 dicas para melhorar o desempenho do seu negócio no e-commerce | JValério

A regra de atender bem os clientes no atendimento presencial também vale no ambiente virtual. Leia sobre como melhorar a experiência do consumidor nas compras pela internet

A digitalização já estava em curso no Brasil, mas caminhava a passos lentos até a chegada da pandemia. As medidas de distanciamento social para frear a contaminação pelo Coronavírus forçaram as empresas a agilizarem suas estratégias digitais para não perder vendas e manter as portas abertas, pelo menos, nas vitrines virtuais. Todo esse fenômeno provocou uma mudança no comportamento dos consumidores e até mesmo os mais resistentes experimentaram e aprovaram o comércio online.

E neste cenário de transformações - cada vez mais velozes - as empresas não podem parar de evoluir para não perder o bonde e se manterem conectadas com os clientes tanto nas lojas físicas quanto no ambiente digital, onde os desafios são maiores. E é sobre essas instigações que falaremos no post de hoje. Leia a seguir 5 pontos de atenção que pequenas e médias empresas devem ter para tornarem-se uma referência e oferecerem boas experiências para o público no comércio online.

1. Atendimento personalizado

A instantaneidade é um dos maiores - senão o maior - desafio do e-commerce. Uma simples falha de comunicação faz o cliente desistir da compra e, com apenas um clique, migrar para o site da concorrência. Sem falar nas reclamações, que são visíveis e ganham uma proporção maior na internet.

Daí a importância do atendimento personalizado até mesmo nas plataformas virtuais como forma de conquistar e fidelizar o público. A comunicação ágil, direta e eficaz com o seu consumidor é algo que deve ser seguido à risca no comércio online. E quando houver qualquer falha no processo de compra, a empresa deve apontar uma saída que atenda às necessidades do seu cliente.

Coloque-se sempre no lugar do consumidor e ofereça a ele o atendimento que você gostaria de receber.

2. Estar atento às novidades das redes sociais

Compreender sobre os mecanismos de funcionamento das redes sociais é uma forma de alavancar suas vendas nas plataformas digitais. Além de entender sobre os algoritmos, é necessário pesquisar, analisar e entender quais os formatos de conteúdo que mais chamam a atenção do seu público.

Busque na própria rede ferramentas gratuitas e de fácil manuseio para a criação de conteúdo. A sua criatividade pode compensar a falta de recursos e te ajudar a criar bons stories, reels, vídeos e posts para destacar o seu negócio nas redes sociais. Não esqueça de postar os elogios que sua empresa recebe. As provas sociais, como eles são chamados no marketing, reforçam a confiança sobre seu produto e serviço. A confiabilidade, aliás, é um pilar inegociável e que deve estar presente em toda a jornada de consumo.

3. Logística

A organização das entregas é mais um desafio do comércio online. Para não deixar os clientes a ver navios, antecipe possíveis problemas que possam ocorrer no caminho, como devoluções, trocas de produtos, endereço não encontrado, por exemplo.

Muita atenção em relação aos prazos: afinal, ninguém gosta de esperar e o combinado não sai caro. Mantenha seu cliente informado sobre seus pedidos: esse é um detalhe que faz toda a diferença e que remete a valores como segurança e confiabilidade.

4. Canais responsivos

Disponibilizar um site responsivo é uma prioridade para negócios online há muito tempo. Para conquistar esse público que valoriza as facilidades do mundo digital, utilize as possibilidades de dispositivos utilizados para compras e crie sua loja em cima de plataformas que sejam funcionais em diversas telas.

5. Planejamento de marketing digital

Antes de sair oferecendo seus produtos e serviços nas redes sociais aleatoriamente, desenvolva um mapa de estratégias. Defina que ações serão utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos.

Lembre-se que cada ação deve corresponder aos objetivos da empresa. Pense e planeje cada estratégia que será realizada, considerando todos os aspectos importantes como prazos, canais, público-alvo, orçamento, entre outros.

Por fim, vale dizer que muitos gestores ainda possuem uma visão equivocada sobre o marketing e enxergam essa área como uma fonte de custos quando, na verdade, é um dos maiores investimentos que se pode fazer no negócio. Muitos deles têm essa visão porque realizaram ações sem fazer um bom planejamento de marketing. Além de promover ações que impactam positivamente no faturamento da empresa, um planejamento bem estruturado permite a redução de investimentos, como por exemplo, a exposição orgânica das marcas nas plataformas digitais.

E se você tiver dificuldade de colocar em prática todos esses pontos que citamos neste post, a JValerio Gestão e Desenvolvimento tem uma solução: o Marketing é um dos módulos do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD. E essa será a temática do curso no próximo mês de julho.

O PDD foi criado para aprimorar o conhecimento dos gestores, elevando sua base de conhecimento. Em 2023 o programa acontece de forma mista, ou seja, com módulos online e outros presenciais. Os módulos presenciais têm 16h de duração, divididos em dois dias consecutivos de 8h. Já os online são compostos de 4 encontros de 3,5 horas cada.

As turmas são formadas por até 25 pessoas, e como os módulos acontecem no formato carrossel, a inscrição pode ser feita em qualquer momento, sendo que, quanto mais tarde se inscrever, mais tarde finaliza o PDD. O corpo docente do PDD é formado exclusivamente por professores da Fundação Dom Cabral, instituição parceira da JValerio.

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