The CEO’s Vision

29/10/2014
The CEO’s Vision | JValério
29/10/2014 Baixo crescimento da economia brasileira leva empresas de médio e grande porte a adotarem estratégias defensivas com busca de maior eficiência no controle de gastos. A Fundação Dom Cabral apresenta o resultado da primeira edição da série de estudos The CEO's Vision. Esta pesquisa avaliará, a cada semestre, as expectativas dos líderes empresariais brasileiros de grandes e médias empresas sobre o estado atual e futuro da economia e o impacto em suas estratégias de negócios. Nessa primeira edição, a pesquisa consultou 34 executivos de grandes empresas e 84 de médias empresas, totalizando 118 respondentes. Algumas observações: 1) Desempenho da economia brasileira Os CEOs das grandes empresas consideraram ruim o desempenho da economia brasileira no 1º semestre com uma nota média de 1,97 em uma escala de 1 a 5; executivos de médias empresas deram nota 2,28. A expectativa para o desempenho da economia no 2º semestre é marginalmente melhor, com notas 2,12 (grandes empresas) e 2,49 (médias). 2) Desempenho empresarial Apesar da economia fraca neste semestre, o desempenho empresarial foi considerado adequado por ambas as amostras, com média de 3,21 para as grandes empresas e 3,28 para as médias. Para o segundo semestre, os entrevistados de grandes empresas esperam um desempenho mais baixo do que no período anterior, com uma nota média de 2,82, enquanto os representantes de médias empresas acreditam que os resultados devem ser um pouco melhores, com nota 3,36. 3) Estratégias adotadas A pesquisa mostra ainda que, para enfrentar o cenário econômico ruim do 1º semestre, grandes e médias empresas adotaram principalmente a estratégia de promover a eficiência operacional com redução de custos. Em segundo lugar, a estratégia mais destacada tanto por grandes quanto por médias empresas foi o ‘aumento da participação em mercados nos quais a empresa já atua’. Fidelizar clientes, agregar valor ao mercado atual e maximizar negócios e receitas em mercados conhecidos parece ter sido a tônica das empresas neste semestre. 4) Ambiente externo Os líderes empresariais avaliaram os três fatores do ambiente externo que mais influenciaram o desempenho geral das empresas nos últimos seis meses. De uma listagem de 17 itens, os executivos apontaram o ‘crescimento da economia’ como o principal desafio para a competitividade das empresas, tanto de médio quanto de grande porte. Em seguida, está o item ‘nível de competição no setor / indústria’, que aparece como um desafio para ambos os grupos consultados. Em terceiro lugar, para as organizações de grande porte, aparece o item ‘intervenções do governo’, enquanto que para os empresários de médio porte suas empresas foram impactadas pelo ‘cenário político-institucional’ provavelmente associado às eleições deste ano. Pesquisadores responsáveis na FDC: Carlos Arruda – Professor e Diretor Adjunto de Parcerias Samir Lótfi – Professor e Pesquisador Dalila Machado – Analista de Parcerias Mariana Drumond de Lima – Bolsista de Pesquisa
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