Formação continuada prepara gestores para driblar crise

05/07/2021
Formação continuada prepara gestores para driblar crise | JValério

Felipe Bozola, diretor financeiro do Supermercado Luzitana, em Rondônia considera o planejamento estratégico, realizado durante dois anos no PAEX, uma ferramenta indispensável para superar desafios impostos pela pandemia

Quem acompanha nosso blog já leu por aqui que o bordão “crise é sinônimo de oportunidade” é uma realidade no mundo corporativo. Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, contudo, faz uma ressalva: apenas os líderes atentos aos sinais e às demandas do mercado conseguem enxergar nas dificuldades alguns caminhos para crescer.

Os gestores do Supermercado Luzitana, em Rondônia, fizeram a lição de casa. Eles passaram pela experiência de investir na gestão e se antecipar às tendências, fator que foi decisivo quando a crise global provocada pela Covid-19 atropelou o planejamento estratégico traçado para 2020.

Felipe Bozola, diretor financeiro do Supermercado Luzitana, também foi pego de calças curtas, mas conseguiu seguir em frente mesmo diante das tempestades. Em meio ao tsunami, a empresa cruzou para uma outra margem, com certa estabilidade.

Planejamento estratégico foi decisivo

Graças à experiência adquirida em dois anos durante o PAEX - Programa Parceiros para Excelência, que faz parte do portifólio da JValério e que possui a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das melhores escolas de gestão do mundo, a família empresária de Cacoal estava bem amparada para alçar voos maiores, em plena crise. “O fato de trabalhar num planejamento estratégico junto a J Valério nos ajudou muito porque conhecemos nossos resultados, nossos indicadores. Se não tivéssemos todo esse controle, a pandemia teria sido muito difícil para nós. Apesar de ser um serviço essencial e continuar de portas abertas o tempo todo, também enfrentamos dificuldades para se adequar às imposições impostas pela Covid-19, sentidas pelas organizações do mundo todo, mas estávamos preparados”, conta Felipe Bozola.

A partir dos conhecimentos gerados pelo PAEX a empresa tinha restruturado todo o projeto de TI e conseguiu antecipar o lançamento do e-commerce, algo que estava no radar dos gestores e que foi antecipado. A envergadura na gestão trouxe confiança para dar esse passo decisivo em novembro de 2019. Em fevereiro de 2020, a plataforma entrou no ar, coincidentemente, um mês antes de estourar a pandemia. “Numa cidade de 100 mil habitantes, explodimos de 3 compras diárias para 70. O e-commerce trouxe um resultado muito positivo. Se não tivéssemos adquirido essa consistência, trazida pelo PAEX, que permitiu esse lançamento antes da previsão inicial, não conseguiríamos ter feito a implementação”, relata o diretor financeiro do Supermercado Luzitana.

Questão emergencial  

A jornada digital é vista pelos especialistas como uma prioridade na gestão corporativa, que não pode mais ser adiada. A Covid-19 trouxe a transformação digital para bem perto. Basta olhar para os restaurantes: aqueles que não ofereciam delivery agora estão usando aplicativo de celular ou site de compras. Para as empresas, aderir às plataformas online se tornou uma questão de sobrevivência. Os clientes testaram e aprovaram. É um caminho sem volta.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia na gestão corporativa, todas essas mudanças têm um fator positivo, na opinião de Clodoaldo Oliveira. “A mudança antecipa o futuro e está tornando a transformação digital em algo natural, que faz parte do mundo dos negócios. A internet promoveu novas experiências, assim como as tecnologias digitais, que impactaram a nossa vida seja no ponto de vista de produto, de serviço, além de possibilitarem o aumento de produtividade”, enfatiza.

Benchmarking

De olho nas ferramentas que facilitam e trazem agilidade para a gestão empresarial, as escolas de negócios podem ser consideradas um “atalho” para os executivos que querem alcançar os melhores resultados em curto, médio e longo prazo. Com investimento em pesquisas e acompanhamento de organizações de grande porte, a JValério e a FDC apresentam para os gestores e lideranças o que está sendo feito no mercado por empresas bem-sucedidas. E essas ações servem de modelo e podem ser adaptadas para a realidade dos pequenos negócios.

Nesse sentido, os aprendizados acumulados durante o PAEX, antes da pandemia e, sobretudo, na chegada da crise, que exigiu rapidez na tomada de decisões, fizeram a diferença, na avaliação de Felipe Bozola. “Formar um Comitê de Crise, por sugestão do PAEX, foi muito importante. Tivemos que trocar o pneu com o carro andando e nosso estepe foi o a J Valério e a FDC. Era uma ideia que não teríamos sozinho. Desse comitê surgiram ações como ter um psicólogo dentro da empresa, disponível para atender os colaboradores. Nossa gerente de gestão conduziu muito bem esse trabalho junto à equipe”, afirma o diretor financeiro do Supermercado Luzitana.

A necessidade de olhar com atenção para o bem-estar dos funcionários, inclusive, foi tema de uma pesquisa da FDC e da Talenses Group, que mostrou que a pandemia interferiu na saúde mental de 73,8% dos mais de 500 entrevistados. A partir do levantamento, a FDC comprovou para as lideranças que esse é um tema urgente. Entre os pesquisados, 53% afirmaram conhecer alguém que tenha sofrido Burnout. Os danos causados à saúde mental são uma pandemia oculta que também vieram à tona com a Covid-19.

Foco no cliente

Fora dos muros da organização, o PAEX também trouxe lições importantes. “Víamos o que outras empresas estavam fazendo e aplicamos algumas ações, dentro da nossa realidade”, ressalta Bozola. Ele explica que, em relação aos clientes, tomaram todas as medidas sanitárias que estavam sendo indicadas pelas autoridades. “Adotamos protocolos de segurança rígidos, além da obrigatoriedade da legislação. Toda a loja passou por um processo de desinfecção de 10 em 10 dias para que clientes se sentissem confortáveis. Essas ações foram divulgadas para que nosso público soubesse da nossa preocupação e se sentisse seguro para vir às lojas”, finaliza.

O Supermercado Luzitana é uma empresa familiar que acumula 50 anos de história. Em 2021, completa 38 anos de atuação em Rondônia. Possui duas lojas e quase 200 colaboradores. A expansão está no plano estratégico dos gestores, que vislumbraram novos horizontes com o suporte do PAEX.

PAEX

A JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a FDC, oferece um programa que garante uma gestão planejada, com foco na execução de ações para o funcionamento do negócio, no cumprimento de metas e conquistas de resultados.

O PAEX vem cumprindo essa expectativa há mais de duas décadas. Cerca de 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal já passaram por essa experiência. Outro diferencial do programa é o intercâmbio de lideranças, uma oportunidade para os gestores trocarem impressões entre si. Os gestores também são acompanhados periodicamente para avaliar a evolução na performance da organização. O ciclo do PAEX é anual.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER