Inteligência Competitiva alerta empresários sobre escutar o mercado

04/05/2016
Inteligência Competitiva alerta empresários sobre escutar o mercado | JValério

Ricardo Abdala listou as aplicações práticas da Inteligência Competitiva em quatro níveis:

O professor convidado da FDC- Fundação Dom Cabral Ricardo Abdala ministrou palestra sobre Inteligência Competitiva na sede da JValério na tarde desta terça-fera (03/05).  Durante o encontro, levantou-se a questão do processo de inteligência competitiva e a importância dela nas organizações. A intenção de Abdala foi alertar e provocar os presentes sobre o que eles estão fazendo e como podem garantir a sobrevivência da sua empresa nos próximos anos: "Existem estudos científicos da Universidade de Harvard mostrando a importância das empresas ficarem atentas com as necessidades adjacentes a partir do comportamento do consumidor. Tem que parar para pensar: produtos como microcomputadores, por exemplo, já existe uma migração natural para celulares. A própria Microsoft autorizou donos de smartphones a  baixar o Office gratuitamente, quais outros? O seu produto pode estar entre os que serão migrados no futuro?" No exemplo da Microsoft, que não tem teoricamente nenhum ganho comercial com a mudança de atuação, mostra que ela já está participando de um mercado que pertence ao futuro, ou seja, nos próximos anos ela vai trabalhar muito mais com informação das pessoas que estão baixando seus programas e aplicativos do que com o produto que ela tem hoje, os pacotes Office: "Se ela não se preocupar em trabalhar com informação e ficar apenas com o produto, ela estará fora do mercado." Planejar e Preparar a organização para o perfil estratégico do futuro Ricardo Abdala listou as aplicações práticas da Inteligência Competitiva em quatro níveis: 1 - Organização interna da informação no apoio à decisão e á gestão da informação e do conhecimento; 2 - Suporte à decisão em estratégias dos negócios atuais e futuros; 3- Análise do perfil operacional e estratégico de concorrentes e fornecedores; 4 - Previsão de lançamento de novos produtos pelos concorrentes e tendências de tecnologias. A palestra de Abdala dá a deixa com relação aos desafios da Inteligência Competitiva e como aprender com o passado, presente e futuro, via de regra, questionando-se:

Aprendendo com o passado

1 - Quais foram os pontos cegos no passado? 2 - Existem analogias válidas de outras indústrias? 3 - Quem, na sua indústria, tem história positiva em matéria de captar sinais ainda fracos e agir de acordo com eles antes da concorrência?

Examinando o presente

1 - Quais sinais importantes estão sendo conscientemente ignorados? 2 - O que os seus dissidentes estão tentando dizer? 3 - O que estão realmente pensando clientes e concorrentes da periferia?

Antevendo novos futuros

1 - Quais as futuras surpresas realmente capazes de nos prejudicar ou ajudar? 2 - Quais seriam as tecnologias emergentes para mudar as regras do jogo? 3 - Existe algum cenário realmente inviável?
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