DCIC – Quatro princípios que todo fundador de empresa deveria adotar

10/11/2016
DCIC – Quatro princípios que todo fundador de empresa deveria adotar | JValério
Os fundadores das empresas familiares carregam consigo alguns princípios norteadores para a sua atuação que acabam formando toda a cadeia de princípios de suas empresas. É na figura do fundador que está todo o conhecimento inicial sobre a empresa, desde os fundamentos do negócio – que nasceu de um sonho deste fundador – até os princípios éticos que serão adotados frente ao mercado vinculados com as características da empresa. Para funcionários, mercado e comunidade em geral, os fundamentos do fundador precisam ser claros, essa é a visão de Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares.Eduardo destaca quatro direcionadores que considera fundamentais para os fundadores de empresas familiares:Determinação, Carisma, Inovação e Conhecimento do NegócioDCIC.
  1. Determinação
Os fundadores possuem em comum o direcionador da Determinação. São obstinados pelo negócio e com os resultados a serem alcançados. São verdadeiros missionários do seu negócio, superando os vários obstáculos que se apresentam com determinação e visão de futuro. Têm ritmo de trabalho muito acima da média e servem de inspiração e modelo para os seus funcionários.
  1. Carisma
Tem enorme capacidade de mobilização de pessoas em torno do seu negócio e objetivos, não apenas funcionários mas os demais stakeholders . Há várias formas desta característica manifestar-se, desde um processo diferenciado de comunicar-se com os funcionários, até atitudes práticas como, por exemplo, promover e participar de mutirões de cunho social.
  1. Inovação
Muitos fundadores são inovadores desde a criação da própria empresa, quase sempre uma inovação, até novas formas de solucionar problemas na gestão do seu negócio. Isso acaba criando a cultura de inovação dentro da empresa.
  1. Capacidade de empreender
Também uma característica comum dentre os fundadores. A enorme capacidade de empreender começa com a criação do negócio e não para mais, seja no aprimoramento dos processos internos da empresa, seja nas relações institucionais ou até mesmo no desenvolvimento de parcerias e alianças. Trata-se da força motriz do empresário, promove transformações e cria oportunidades para a empresa bem como para as pessoas no seu entorno. Foto: Alexander Stein/Pixabay
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