Como priorizar temas socioambientais de acordo com sua relevância para o negócio?

31/03/2016
Como priorizar temas socioambientais de acordo com sua relevância para o negócio? | JValério
Muitas empresas começam a lidar com temas socioambientais de forma reativa e dão início à melhoria em sua gestão de sustentabilidade depois de um escândalo ou de uma crise. Assim foi com a Union Carbide, em Bhopal, com a Zara, usando trabalho escravo em São Paulo, a Nike, utilizando trabalho infantil em sua cadeia de valor, várias empresas brasileiras por corrupção ou, simplesmente, pela falta de água para produção. A desconsideração de temas ambientais e sociais pode até causar a morte da empresa em casos como a Enron, Arthur Anderson e outros exemplos. Este How-to de Sustentabilidade é destinado a empresas que querem identificar quais temas são realmente importantes para o negócio e para a criação de valor. O relatório também é para empresas proativas, que evitam riscos antecipadamente e identificam oportunidades de desenvolver uma liderança em sustentabilidade, além de empresas reativas, que foram surpreendidas pelo impacto de temas sociais e ambientais no negócio e querem profissionalizar sua gestão em sustentabilidade. A ferramenta apresentada chama-se “matriz de materialidade” e ajuda empresas a identificar temas socioambientais relevantes para o negócio. Os passos importantes são: 1. Identificar temas – via engajamento com stakeholders internos e externos, um benchmarking de sustentabilidade e uma análise de mídia consegue-se identificar todos os temas que, potencialmente, tenham impacto no negócio. 2. Avaliar o impacto no negócio – analisando como cada tema ajuda a reduzir custos, aumentar participação no mercado ou criar um poder de precificação, a metodologia permite determinar a relevância de cada tema para o negócio da empresa. 3. Avaliar a percepção de stakeholders – pesquisas e conversas com stakeholders externos permitem entender quais temas são mais relevantes para stakeholders importantes, como para clientes, ou para a maioria dos stakeholders em geral. 4. As avaliações permitem a montagem de uma matriz de “impacto no negócio” x “importância para stakeholders”, na qual temas que tenham alta relevância, tanto para stakeholders externos quanto para a empresa, são priorizados. Fonte: FDC - Fundação Dom Cabral Foto: Flickr
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