Blog

Governança corporativa além da teoria: conheça o PAEX

Postado em 16 de abril de 2021 por JValério
paex-jvalerio-governanca-corporativa-alem-da-teoria

A JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral, oferece programa que capacita gestores para melhorarem resultados das empresas

A Governança corporativa é um atributo que deveria ser intrínseco a qualquer negócio. Afinal, na condição de sócio e/ou executivo, saber como anda o funcionamento da empresa no dia a dia e participar das decisões, de acordo com seu posicionamento na estrutura, é essencial para a construção de alicerces cada vez mais fortes para sua duração, com expectativas de crescimento frequente, no ramo em que atua.

Mas como implantar um projeto de governança corporativa além dos discursos? Isso depende do desenvolvimento de boas práticas implantadas no cotidiano a partir de ferramentas criadas com essa finalidade.

E esse processo não para por aí. Os processos de governança devem ser sempre revistos à medida que novos acontecimentos surgem e configuram novas realidades sociais e econômicas que afetam o negócio – como o momento em que estamos vivendo, em que a pandemia impôs novas regras para os negócios.

Também é preciso lembrar que as boas práticas não devem ter foco exclusivo apenas na estrutura organizacional que executa as ações e nesse ponto vale o clichê: os bons exemplos vêm de cima e começam no conselho administrativo.

 

 

Da teoria à prática

Outra necessidade que garanta o sucesso do plano de governança é saber se, efetivamente, o que foi deliberado no papel pelos responsáveis do negócio está sendo seguido em cada setor da empresa.

Além de alcançar um maior controle sobre os processos e seus resultados, a governança tem um papel estratégico de detectar solavancos e tempestades no mercado. Antecipar tendências é uma maneira de se manter competitivo e bem posicionado e contribui também para a correção de rotas quando há mudanças bruscas de cenário e para a tomada de decisões.

 

 

PAEX

A JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), oferece um programa que garante uma gestão planejada, com foco na execução de ações para o funcionamento do negócio, no cumprimento de metas e conquistas de resultados.

O PAEX (Parceiros para a Excelência) vem cumprindo essa expectativa há mais de duas décadas. Cerca de 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal já passaram por essa experiência. Outro diferencial do programa é o intercâmbio de lideranças, uma oportunidade para os gestores trocarem impressões entre si.

O programa reúne empresas de médio porte que querem incrementar sua competitividade e, com isso, conquistar melhores resultados. O novo modelo de gestão, via PAEX, é construído de forma gradativa, com planejamento direcionado para alcançar metas no curto, médio e longo prazos.

 

 

Ação sistêmica

A linha de ação é sistêmica e convoca todos os setores da empresa a trabalhar com as novas realidades desenhadas a partir do PAEX, com integração e parcerias estabelecidas entre os setores de finanças, processos, pessoas (RH), projetos, operações, logística, marketing e vendas, por exemplo.

O modelo integrado para redefinir a estratégia de negócios é o que mais tem condições de ampliar e garantir os resultados esperados. Pelo PAEX, será realizado um acompanhamento periódico de metas por meio da definição de indicadores de performance da organização. A criação desse cronograma, que esclarece a responsabilidade de cada um na organização, dá condições para a empresa crescer e alcançar novos mercados. Trata-se do estabelecimento de uma sinergia que passará a ocorrer, sempre que os novos instrumentos de governança criados a partir do PAEX estiverem em ação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato