O que é Mindset e como ele influencia seus resultados

07/08/2020
O que é Mindset e como ele influencia seus resultados | JValério

O mindset reflete como as pessoas encaram desde situações do cotidiano até desafios no meio profissional

O que torna as pessoas diferentes umas das outras? Quais são os fatores que diferem as pessoas realizadas profissionalmente das demais? Algumas têm mais “vocação” para prosperar no mundo dos negócios do que outras? Essas perguntas podem ser respondidas ao entendermos o significado de mindset. O termo foi cunhado pela primeira vez em 2012 pela psicóloga norte-americana, Carol Dweck. No português significa "modelo mental", que representa a configuração de pensamentos de um indivíduo, ou seja, a maneira como cada pessoa pensa e enxerga a vida. É a partir do mindset que as pessoas tomam decisões, enfrentam situações do dia a dia e encaram desafios.

Os tipos de mindset

Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. O mindset fixo é basicamente a limitação de personalidade, qualidades, caráter e experiências que as pessoas dão a si mesmas. Ou seja, nesse padrão, as pessoas costumam ser mais engessadas e têm propensão a cultivar pensamentos e crenças que as limitam a tentar coisas novas, refletindo diretamente em seus resultados profissionais. Já nas pessoas com mindset de crescimento, a ideia é o oposto. Elas acreditam que, desde que o indivíduo tenha as ferramentas necessárias e oportunidades, sempre é possível melhorar, se adaptar e aperfeiçoar suas qualidades, basta querer e se esforçar.

Diferenças entre mindset fixo e mindset de crescimento

No mindset fixo, as pessoas acreditam que grandes feitos só podem ser realizados por pessoas que nascem com o dom, excluindo o esforço individual. Geralmente, detestam sair da zona de conforto, não aceitam críticas e não experimentam coisas novas com medo do fracasso. No mindset de crescimento, as barreiras são vistas como desafios a serem resolvidos com muito esforço, dedicação e motivação. Para pessoas com esse modelo mental, o desafio é encarado como uma oportunidade de aprender e se aperfeiçoar. Saber identificar o mindset de cada um é essencial para rever aspectos que limitam o desenvolvimento profissional, e consequentemente, de atingir o sucesso.

Mindset no mundo dos negócios

Quando entramos no contexto empresarial, é fácil notar a influência dos dois padrões de mindset. Usaremos como exemplo os profissionais que ocupam cargos de gestão. É comum encontrar líderes que, no processo de contratação, buscam colaboradores que já “nasceram com talento”. Ou seja, acreditam que ao contratar essa pessoa, não será necessário oferecer treinamentos ou cursos, já que encontraram uma pessoa com o dom. Esse tipo de mentalidade é própria do mindset fixo, que acredita na limitação do potencial dos funcionários. Além disso, esse gestor não aceita o feedback dos colaboradores, o que possibilitaria seu próprio desenvolvimento profissional.

Por outro lado, o líder com mindset de crescimento reconhece o talento, mas entende que só isso não é suficiente. Por acreditarem que o esforço é primordial para o desenvolvimento dos funcionários, e consequentemente da expansão da empresa, os chefes que seguem o padrão de crescimento são mais comprometidos com a realização de capacitações para seus colaboradores, sabem receber críticas e saem da zona de conforto, buscando novos horizontes para o seu negócio.

É possível desenvolver o mindset?

Ainda que as pessoas tenham certa inclinação para o desempenho de algumas funções, é importante lembrar que ninguém nasce pronto. Sabendo disso, é possível afirmar que para criar novos objetivos e alcançar resultados mais prósperos, é preciso sair do mindset fixo para o de crescimento. Se você ocupa um cargo de liderança, pense em maneiras de ajudar seus funcionários a se desenvolverem e buscarem novos aprendizados. Enxergue-os como parceiros com potenciais a serem lapidados e ofereça workshops, treinamentos, sessões de coaching, etc; estimule que saiam da zona de conforto e busquem mais habilidades a serem aprendidas; dê feedbacks que promovam o aprendizado; transmita a ideia de que a empresa valoriza o esforço e perseverança de cada um.

Resultados

Mudar o mindset exige esforço, perseverança e paciência. Porém, além dos benefícios para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, a consciência de um mindset de crescimento também traz inúmeros benefícios para o andamento do negócio, como o aumento de confiança entre os funcionários, maior colaboração e compartilhamento de aprendizados. Considerando esses aspectos, investir no padrão mindset de crescimento da empresa melhora significativamente a performance e os resultados organizacionais.

Quer desenvolver o mindset de crescimento? Conheça as nossas soluções customizadas. Nelas, nós desenvolvemos, junto com o cliente, soluções personalizadas para o desenvolvimento profissional e organizacional. Apoiamos e acompanhamos de perto o processo de transformação e crescimento. 

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER