Inteligência Emocional em tempos desafiadores

02/06/2020
Inteligência Emocional em tempos desafiadores | JValério

Entender o papel das emoções é fundamental para obter o engajamento das equipes, dando espaço para bons relacionamentos e ganhos de produtividade. Na última edição do programa Fórum Empresarial, a JValério FDC convidou o professor e palestrante Modesto Ferrer para falar sobre inteligência emocional nos novos tempos e o impacto dela na gestão e na liderança. Além de alertar para a importância do autoconhecimento, o especialista apresentou as principais características que um bom líder precisa ter atualmente. Ferrer é professor na Universidade Federal de Santa Catarina e no Centro Tecnológico de Joinville, onde coordena o curso de Engenharia Automotiva. Possui mais de 25 anos de experiência ajudando pessoas na busca do seu propósito. 

O que é inteligência emocional

“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder”. Usando a frase do filósofo chinês Lao-Tzé, o professor Modesto Ferrer explicou que inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções. “Ela é o poder para transformar nossa vida e a dos outros, vivendo em equilíbrio”. A inteligência emocional tem dois principais desdobramentos:

Autoconsciência: significa ter consciência das suas forças e fraquezas, ter noção de seus limites. “Forças se transformam em fraquezas quando submetidas ao limite, porque nos causam ansiedade, perturbações do sono, frustração por não conseguir o resultado que se busca e perda de energia”, explica Ferrer. “Por isso é importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar, fortalecida do ponto de vista de suas competências e de sua inteligência emocional. Isso permite que você consiga dividir os esforços”, complementa.

Autocontrole: é o que sustenta a resiliência (capacidade individual de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, resistir a pressões e superar obstáculos), está relacionado à resposta que damos aos momentos de adversidade. O autocontrole pode determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer atividade. “Se você conhece seu time, percebe que existem divergências no momento da tomada de decisão, não vai convocar uma reunião às seis horas da tarde, quando as pessoas já estão cansadas e estressadas”, exemplifica Ferrer. “O autocontrole, sob essa perspectiva, é saber como as pessoas reagem diante de uma determinada circunstância e saber preparar um ambiente em que elas estejam psicologicamente preparadas”, conclui.

Como desenvolver autoconsciência e autocontrole

Ferrer indica que o primeiro passo para exercitar a inteligência emocional é entender que você não tem o controle de tudo e que até mesmo nos problemas é possível encontrar oportunidades. “Quando a gente vê desvantagem em algum problema é porque tem alguma fraqueza não resolvida. Vejo a autoconsciência e o autocontrole muito relacionados com aquilo que na grande administração nós chamamos de análise SWOT. É como se você estivesse fazendo uma análise SWOT para você mesmo. Qual poderia ser seu plano de ação? Que tipo de estratégia poderia adotar?”, exemplifica o professor.

Para exercitar a inteligência emocional é importante ter claro o seu propósito, aquilo que é sua razão de ser ou a razão de ser do seu negócio. “Quando você tem um propósito definido, você tem uma motivação para manter o foco e colocar as ideias em ação”, indica Ferrer.

Características da liderança para a gestão nos novos tempos Seis habilidades indispensáveis para bons líderes, segundo Modesto Ferrer: Mente aberta: esteja atento àquilo que muda, mantenha-se disposto para aprender e para redefinir seu propósito. Inspiração: contagie e inspire pessoas com aquilo que você acredita, seja o primeiro a dar exemplo. Humildade: trabalhe de peito aberto, não tenha medo de mostrar suas fragilidades, saiba valorizar as capacidades de cada um, valorize o trabalho em equipe. Proporcione bem-estar: coloque-se no lugar da sua equipe, não crie um ambiente hostil. “O momento exige uma liderança espiritualizada, centrada no ser  humano, disposta a estimular a autoconfiança, a praticar a empatia e valorizar as relações interpessoais”, explica Ferrer. “Sua equipe jamais irá atingir o nível mais alto possível se seus membros não exibirem cuidado e genuína preocupação um pelo outro. Quem incentiva isso é o líder”, comenta Ferrer.  Espírito empreendedor: mantenha a capacidade de inovar, pensando em novos processos e ações para alcançar resultados. Doação: compartilhe suas vivências e pratique a colaboração. Programa Fórum Empresarial 

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