Blog

6 dicas para tirar os planos do papel

Postado em 21 de janeiro de 2020 por JValério
6 dicas para tirar os planos do papel

A elaboração de um bom planejamento pode ser a chave para garantir uma meta de sucesso  

Querer, planejar, executar e concluir. Essa é a sequência para atingir um objetivo. Na teoria, tirar planos do papel é simples, mas na prática essas quatro etapas podem se distanciar uma da outra se não houver foco e disciplina. Mesmo os profissionais mais experientes muitas vezes sentem dificuldades em atingir suas metas de carreira ou planejar o futuro de uma empresa.

Dentre os principais motivos de um plano empresarial não sair do papel estão: a falta de clareza do que deve ser feito, falta de apoio ou não ter certeza das perdas e ganhos daquele objetivo. É neste momento que o profissional ou a equipe envolvida acaba se desmotivando. Para tirar os planos do papel e obter sucesso nas metas do seu negócio, confira as seis dicas que a JValério Fundação Dom Cabral preparou:

  • Faça uma lista 

Você tem tantos planos para implantar em sua empresa que nem sabe ao certo por onde começar? Primeira coisa a fazer é pegar um papel e uma caneta. Escreva tudo que pretende e precisa fazer. Quando colocar todos os seus planos no papel, identifique as metas que são possíveis no período de tempo que você determinou. Pronto, você já tem suas metas definidas. Visualizar o que se deseja alcançar, mesmo que em um pedaço de papel, facilita a memorização e o foco.

  • Coloque os planos em hierarquia 

Agora, com a lista feita, é preciso estabelecer uma hierarquia. Quais são os principais projetos? Quais farão maior diferença para a empresa? Estabelecendo um grau de importância, você consegue enxergar a qual projeto é necessário dedicar mais tempo e planejamento.

  • Estabeleça metas de curto prazo 

Quando falamos em planos e metas, logo pensamos em algo distante e abstrato. É preciso entender que para tirar um plano do papel e atingir o grande objetivo são necessários pequenos passos. O ideal é segmentar o objetivo por semana, mês ou período. Assim, todo início de mês você já está ciente do que deve entregar e tem as demandas definidas.

  • Elabore um planejamento 

Muitos profissionais, gestores ou empreendedores não percebem suas metas dando certo pois caem no mesmo problema de sempre: a falta de planejamento. Para colocar um plano em prática com sucesso, é preciso ter bem definido qual o seu objetivo, qual problema visa resolver, quais pessoas e ferramentas estarão envolvidas no processo e, principalmente, o que será feito para atingir esse objetivo.

  • Seja firme e paciente 

Agora é hora de colocar a mão na massa. Nessa etapa, é importante que você tenha foco e muita disciplina. Estabeleça prazos e seja rígido com eles, assim é mais difícil deixar para fazer outra hora. Se ainda assim as coisas não saíram como o planejado, é preciso ter paciência e consciência de que um bom planejamento é flexível o bastante para mudar. Pare, analise, refaça o planejamento e comece de onde parou.

  • Peça ajuda

Com a chegada de novas demandas e o tempo passando, está ficando difícil manter o foco no projeto da empresa? Peça ajuda. Compartilhe seu plano com pessoas de confiança. Além de ajudar na execução do projeto, elas podem sugerir ideias e novos caminhos a serem seguidos.

Quer saber como a JValério FDC pode te ajudar ainda mais? Oferecemos programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Para saber mais, acesse jvalerio.com.br/institucional/a-jvalerio/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato